11 Razões Indiscutíveis para Trabalhar com Jogos no Brasil

Você já pensou em juntar o mundo da diversão e do trabalho em uma só carreira? Se sim, talvez você tenha se lembrado da área de games. No entanto, muitos ainda podem achar difícil conseguir fazer sucesso ao trabalhar com jogos no Brasil. Mas, será mesmo que é tão complicado assim?

Quem pensa dessa forma pode não saber que o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de jogos do mundo, por exemplo, e que ele gerou um faturamento de mais de 1 bilhão de dólares em 2015.

Isso significa que há muitos campos para explorar: desde consumidores de smartphones e tablets até aplicativos para Facebook, PCs, smart TVs e consoles. O público também é muito diverso: crianças, homens, mulheres e até idosos consomem jogos nessas plataformas.

Esse é só um dos motivos que podem te levar a se tornar um desenvolvedor de jogos digitais no país. Nós ainda podemos te listar pelo menos mais 10 deles para te convencer de vez a investir nessa carreira.

E é exatamente essa a proposta do ebook “11 Razões Indiscutíveis para Trabalhar com Jogos no Brasil”. Nele há uma lista com diversos motivos que fazem o setor de games ser uma área promissora mesmo em tempos de crise.

Para conferir todas elas, basta clicar no link abaixo:

botao-ebook

O que você pode conferir no ebook 11 Razões Indiscutíveis para Trabalhar com Jogos no Brasil

Uma das primeiras coisas que uma pessoa procura saber quando ela pensa em entrar em uma determinada carreira é se ela realmente poderá dar frutos. No caso da área de jogos digitais, essa questão é realmente complicada: trata-se de um setor em constante crescimento e que consegue gerar receitas de diferentes maneiras e com diversos modelos de negócios.

Então, ter sucesso nessa área depende da maneira como cada um investe nela. Inclusive, mostramos o quanto isso é possível ao entrevistar diversos desenvolvedores que conseguiram prosperar com jogos.

Se você está em dúvida se deve ou não trabalhar com jogos no Brasil, dê uma olhada nos exemplos a seguir.

Razão 1 – O Brasil é o quarto maior mercado do mundo

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de games do mundo, faturando mais de 1 bilhão de dólares em 2015 segundo o levantamento realizado pelo NewZoo. Isso torna o Brasil um excelente lugar para se tornar desenvolvedor de jogos. Nós temos um profundo conhecimento do público local (ou seja, os brasileiros) e isso facilita bastante na hora de criar jogos que possam ser bem-sucedidos aqui no Brasil.

Pode não parecer, mas isso é muito importante. Imagine só criar um jogo pra Índia ou pra China, por exemplo?

Eles possuem hábitos de consumo e gostos muito diferentes do nosso. Seria um grande desafio fazer um jogo para esses mercados.

No entanto, por sermos brasileiros, nós conhecemos a fundo o QUARTO maior mercado do mundo. Mercado este, por sinal, que é bastante parecido com o mercado americano, que é o segundo país que mais consome jogos no mundo.

Razão 2 – Crescimento sólido no mercado mesmo em crise

Hoje o mercado mundial de jogos cresce violentamente e chegou a 91.2 Bilhões de dólares em 2015, segundo dados da pesquisa realizada pela NewZoo. Crescendo nesse ritmo, acima de de 7% ao ano, o tamanho do mercado mundial de jogos chegará a incríveis 107 bilhões de dólares em 2017.

Aqui no Brasil as coisas não são diferentes. Mesmo com a crise econômica, o mercado nacional de jogos faturou quase 1.5 Bilhão de dólares em 2015 e já é o maior mercado da América Latina, ultrapassando o México. Segundo uma matéria que saiu no Jornal da Globo, o mercado de jogos brasileiro é o terceiro que mais cresce em todo mundo! De 2009 até 2014, as vendas de jogos mobile cresceram incríveis 780%.

Em 2013, apenas 10 empresas brasileiras exportavam jogos. Em 2015 já foram 48 empresas. Em outra matéria do Jornal da Globo, a Eliana Russi, diretora executiva do Big Festival, disse “A gente começou com 8 milhões de dólares exportados em 2013 e esse ano (em 2015) a gente vai fechar com 50 milhões de exportações de games já”.

O futuro para o mercado brasileiro é, sem dúvidas, muito promissor.

Razão 3 – Número crescente de cases brasileiros de sucesso

Não tem como negar que nos últimos anos temos cada vez mais cases de sucesso realizados por equipes brasileiras.

Em 2015 vimos o Aritana e a Pena da Harpia, do estúdio Duaik Entertainment, ser o primeiro jogo nacional lançado para Xbox One. Antes disso, já tinha ganho o prêmio por voto popular de melhor jogo no BIG Festival em 2014.

Outro grande case de sucesso de 2015 foi o Horizon Chase, que chegou a ficar no Top #1 geral dos mais vendidos da App Store.

Além deles, SHINY (Garage 227), Ninjin (Pocket Trap), Recruits (QUByte), Chroma Squad (Behold Studios), Gryphon Kinght (Cyber Rhyno) – só para citar alguns – serão lançados pela Sony ou Microsoft em breve.

Razão 4 – Número de empresas em constante espansão

Apesar do Brasil ser o quarto maior país consumidor de jogos, sua produção ainda está bem baixa. Temos cerca de 200 empresas de pequeno porte, sendo que por volta da metade iniciou operação nos últimos 4 anos. Isso indica um grande crescimento da indústria do país e que a maioria ainda está começando.

Além disso, como um jogo de sucesso não requer necessariamente milhões de dólares para ser desenvolvido, cada vez mais brasileiros têm usado a criatividade e inovação como forma de chamar atenção do mercado – com sucesso!

E aí, ficou curioso para saber quais são as outras sete razões? Então não espere nem mais um dia para iniciar a carreira dos seus sonhos!

botao-ebookDepois de ler o material, não se esqueça de comentar aqui embaixo dizendo o que achou e qual das razões mais te motivou a seguir carreira em games, ok?

E caso você esteja precisando de ideias para conseguir dinheiro e financiar o desenvolvimento do seu primeiro jogo, eu recomendo a leitura do artigo abaixo, no qual eu listo uma série de sugestões para te ajudar a conseguir investimento para o seu projeto de game. Confira:

Até mais!

  • Marlene Maria

    E as outras sete razões?

  • Felipe

    Raphael após ler todo o conteúdo percebi um erro e gostaria de lhe informar é na 4º razão aonde está escrito “espansão” creio que essa palavra não existe, estou avisando para caso apareça algum engraçadinho querendo tirar sua credibilidade com coisas inuteis sendo que existem tantas outras coisas de qualidade no seu site.
    Muito Obrigado pelo conteúdo estou tentando seguir essa carreira e este site está me ajudando.
    Existe alguma área aonde voce tira dúvidas caso o usuario necessite?