Ferramentas

Como criar um jogo de plataforma na Construct 2: aprendendo o Solid Jump e Jump-Thru

Como criar um jogo de plataforma na Construct 2: aprendendo o Solid Jump e Jump-Thru

Coloque seu nome e email para receber meus melhores conteúdos:

Olá pessoal, este é o segundo artigo sobre como criar um jogo de plataforma usando os Behavious da Construct 2, uma das game engines mais populares entre os desenvolvedores.

Como já foi dito no primeiro artigo da série, “Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: Conheça o Plataform Behaviour”, os Behavious são os responsáveis por nos livrar de muita programação.

Ai você pode estar se perguntando:

“Ok, e daí?! Por que eu preciso saber sobre esses comportamentos?”

Eu te respondo com outra pergunta:

“De que adianta ter uma engine na qual não é necessário saber programar se você não souber como usar e para que servem os recursos que ela te oferece?”

Por isso, hoje vou apresentar – pra quem ainda não conhece – dois novos comportamentos que são muito importantes para construção dos nossos jogos, principalmente os de plataforma. São eles o Solid Behavior e o Jump-Thru

Como criar um jogo de plataforma: utilizando o Solid Behavior

O comportamento Solid é normalmente utilizado em objetos para construir barreiras, muros, pisos, plataformas, caixas ou qualquer outro tipo de objeto que você deseja transformar em um obstáculo intransponível.

Dentre os diversos comportamentos disponibilizados pela Construct 2, existem alguns que reagem ou são afetados pelo Solid Behavior:

  • 8-Direction – Ele é bloqueado pelo Solid.

O 8-Direction é um comportamento utilizado normalmente em jogos Top-View, como nos clássicos RPGs 8 e 16 bits.

  • Bullet – Ele opcionalmente pode ricochetear em colisão com objetos sólidos

O Bullet normalmente é usado para jogos de ação, aplicado nos objetos que correspondem ao tiro do personagem e inimigos.

  • Car – Ele é bloqueado pelo Solid de uma forma similar ao 8-Direction

O comportamento Car, como próprio nome já sugere, existe para ser usado em jogos de corrida ou movimentação de veículos

  • Line-of-sight – Possui a visão obstruída por objetos sólidos

O Line-of-sight é um comportamento muito interessante, uma das suas utilidades é que ele pode ser usado para criarmos um tipo de IA (Inteligencia Artificial). Por meio desse comportamento podemos fazer nossa personagem ser detectada por inimigos, por exemplo.

  • Plataform – Permite andar e pular sobre os sólidos, mas não deixa atravessá-los

Nós já falamos sobre o comportamento de plataforma no primeiro artigo dessa série. Se você ainda não leu, confira este link.

  • Pathfinding – É bloqueado por objetos sólidos

A diferença entre os demais objetos que são bloqueados por sólido é que o Pathfinding utiliza os sólidos como obstáculos para calcular uma nova rota de movimentação. Ele é usado principalmente em jogos Tower Defense.

NOTA: objetos que possuem comportamento de física (Physics Behavior) não são afetados pelos sólidos. Se você quer usar um objeto de física e precisa criar um chão ou parede, utilize outro com o mesmo comportamento e marque a opção Immovable para Yes nas propriedades do item.

Como criar um jogo de plataforma: utilizando o Jump-Thru behaviour

O Jump-Thru deve ser aplicado ao objeto que não possua como outro comportamento o Solid Behavior. O Jumpt-Thru é usado como uma plataforma onde a personagem pode andar sobre ela como num sólido, porém é possível saltar por baixo sem ser bloqueado.

como-criar-jogo-de-plataforma

Até a próxima!

O artigo vai ficando por aqui e espero que você tenha gostado. Te convido a deixar nos comentários a sua opinião, se ele foi útil e se está gostando da série.

Que tal saber como criar jogos com potencial de vender milhares de cópias e que podem ser desenvolvidos por uma pessoa sozinha ou uma pequena equipe?

Eu preparei um vídeo de 30 minutos explicando como eu faço isso no meu estúdio de games. Acesse essa página para conferir: https://pdj.blog.br/aula-criar-jogos.

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.