10+ anos vivendo de jogos: conheça a trajetória de Everton Vieira, co-fundador da Izyplay

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Nesse episódio do PDJ Show eu converso com o Everton Vieira, co-fundador da Izyplay.

O Everton vive exclusivamente de jogos há mais de 10 anos e tem muita história para contar. Ele já passou por muita coisa, viu muita coisa mudar na indústria e resistiu por todo esse período, sendo hoje co-fundador da Izyplay.

Nessa conversa você irá aprender importantes lições de inspiração e estratégia para aplicar na sua jornada como desenvolvedor independente. Ou mesmo na sua empresa de games.

Então se prepare aí e assista agora à entrevista!

Nessa entrevista você vai ver:

  • Sonhando em criar jogos desde 1995: como Everton iniciou sua trajetória no desenvolvimento de jogos com a faculdade de ciência da computação
  • Encontrando um caminho na indústria de jogos: como Everton se tornou sócio da Gestum – empresa de EAD – e conseguiu emplacar os primeiros projetos de serious games para capacitação profissional ainda em 1999
  • Um “reset” na carreira: a estratégia da fundação da Izyplay para alavancar a empresa junto aos três sócios
  • O dilema de iniciar uma empresa de jogos com advergames: como a Izyplay conquistou o prêmio por melhor game design na SBGames e criou um bom portfólio a partir de jogos sob encomenda
  • A estratégia da Izyplay para conquistar bons projetos de advergames: como Everton abordou grandes agências de publicidade oferecendo um tipo de serviço ainda novo para o mercado
  • Sobre ter cautela para dar um salto na carreira: a mentalidade e as estratégias que levaram os três sócios – e um quarto novo sócio – da Izyplay a viver inteiramente de jogos por mais de 15 anos
  • Criando um game em parceria com a Hoplon: o desenvolvimento e a história do game Apocalypse, feito sob encomenda para o Mundo Canibal
  • Atravessando crises: como a Izyplay reestruturou os escopos de seus projetos e reduziu a equipe pela metade para se manter no mercado de desenvolvimento de games
  • O segundo “reset” na jornada de Everton e da Izyplay: criando networking com empresas locais e criando projetos autorais com parcerias
  • Sobre o primeiro jogo autoral da Izyplay: como o estúdio criou o Desafio Nerd, game que rendeu uma grande comunidade de jogadores e que ganhará sua segunda versão
  • Crescendo na medida certa: como os sócios da Izyplay adaptaram o tamanho e o crescimento do estúdio para se envolver mais de perto no desenvolvimento dos jogos e encontrar realização pessoal
  • O plano ambicioso de criar 5 games em um ano: como a Izyplay tem se organizado para lançar jogos como Fantasy Bingo, Desafio Nerd 2, Super Immigrants vs The Wall e mais dois jogos ainda em 2017
  • Sobre a polêmico sátira de Super Immigrants vs The Wall, game mobile criado em parceria com outras duas empresas
  • O novo grande projeto autoral da Izyplay: como o estúdio pretende arrecadar investimentos para desenvolver o Star Force G.E.M.S, game estilo coop com referência aos cartoons dos anos 80
  • A inspiração para resolver problemas e criar jogos cada vez melhores: os livros de negócios e tecnologia recomendados por Everton Vieira que podem ajudar no desenvolvimento de games
  • Sobre ter determinação e vontade de prosperar por tantos anos na indústria de games: como Everton encontra motivação para continuar seguindo o sonho de criar jogos desde os anos 90

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Clique nas frases para compartilhar

Tweetable: “Criar jogos sempre foi meu sonho. Entrei na faculdade em 95 e desde o início minha ideia era mexer com games” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “Montamos o plano de criar advergames para sustentar a empresa e depois migrar para nosso foco principal” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “Fomos bem cautelosos porque a gente já estava com família instituída. Mas não é uma regra para se seguir” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “Fazer jogos é difícil. As pessoas devem ter isso claro pois podem se iludir e não se preparar o suficiente” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “O Apocalypse é um jogo que a gente tem muito orgulho de ter feito. A gente até hoje joga ele as vezes” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “Acho tão importante compartilhar o sucesso como o fracasso. A gente até aprende mais” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “Sócio tem que absorver. Cada vez a gente toca menos no produto, e isso não era o que a gente queria” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “A Izyplay não vai ser uma empresa de 20 pessoas, talvez. Não é nosso foco” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “Acho que o principal problema que a pessoa deve ajustar é se ela realmente tem vontade de fazer aquilo ali” @evertonvieira via @ProdJogos

Tweetable: “Pode ser uma dica clichê para a gente, mas acho que é o principal: ter energia e humildade para aprender” @evertonvieira via @ProdJogos

Links mencionados na entrevista

Teaser do jogo Star Force G.E.M.S, em desenvolvimento

Trailer do game Apocalypse

Trailer do game Super Immigrants vs The Wall

Conclusão

Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio do PDJ Show?

E, mais importante: que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários aqui embaixo.

Obrigado por assistir a entrevista e não deixe de compartilhá-la com seus amigos e colegas de trabalho.

Até o próximo PDJ Show,

Raphael Dias

  • Leandro

    esse jogo super immigrants vs the wall, eu entendi a referência viu? rs

  • Eduardo Lima

    Olá Rafa!
    Gostei muito do artigo!!
    Comecei meus estudos na área de games a poucos meses e notei que o processo de desenvolvimento de um jogo pode levar meses/ anos, prazo que nem sempre o cliente está disposto a guardar (por estratégias do negócio dele). Agora vendo essa entrevista com o Everton Vieira, sei que é possível otimizar consideravelmente o prazo de construção de um jogo. Vou pesquisar quais são as estratégias par fazer isso!!

    Obrigado Rafa.
    Abraços!

  • Ola! Muito bom o conteudo do artigo! Bem motivador.
    Sou desenvolvedor autônomo, e tenho um projeto em curso…por se tratar de algo pessoal ainda tem muita coisa saindo do papel, e é um projeto que promete demorar mais um tempo para sair….
    Tem algum tipo de entrevista no site sobre com desenvolvedores steam, unreal /unity?

    Segue o jabá do meu game: https://www.facebook.com/talesofyinka/

    att