Será que seu jogo é divertido? Use o Facebook Analytics e obtenha respostas sinceras

0 Flares 0 Flares ×

Uma pergunta que sempre passa pela cabeça dos criadores de game é: “será que meu jogo é divertido? ” Pense nisso: de que adianta investir em marketing, criar animações fantásticas, código otimizado e muito mais se o jogo é uma porcaria?

Normalmente, a primeira coisa que fazemos é perguntar aos parentes e amigos: faça o teste e você verá que todos eles dirão que o jogo é bom, que você vai ficar rico, etc. Será que foram sinceros? Talvez.

Mas, por que em vez de perguntar você não usa uma ferramenta de análise? Se o game for realmente divertido, as pessoas que você convidou para jogar irão jogar não somente na sua frente, para te agradar, mas também em outras oportunidades, e você poderá avaliar o quanto e como o jogo foi jogado.

Existem diversas ferramentas para monitorar um jogo para obter informações sobre o que o jogador faz: Google, Apple, Facebook Analytics, Playfab, Unity e muitos outros.

Para nosso game, Sweet Lab (iOS/ Android), escolhemos o Facebook Analytics, pois o SDK do Facebook oferece diversas funções para integração do jogo com a rede social, que abordarei em posts futuros.

Criando uma conta de desenvolvedor

Para iniciar, você precisa entrar nesta página e cadastrar sua conta do Facebook como desenvolvedor. Não há custos. Depois, você precisará cadastrar seu game. É bem simples: basta preencher uma série de informações que você já tem, como descrição, categorias, plataformas, ids na Google Play Store e Apple Store, fazer upload de algumas screenshots e pronto. O Facebook irá criar um “ID Facebook” que irá identificar seu game.

Instalando o SDK do Facebook

O próximo passo é importar o SDK em seu projeto Unity. Eu recomendo que você faça um backup de seu projeto antes de importá-lo. Eu tive alguns problemas ao fazer essa integração pela primeira vez devido a incompatibilidades entre as versões do SDK e a versão do Unity.

facebook-analytics

Configurar SDK

Assim que você fizer a importação do SDK o Unity mostra um menu chamado Facebook.

facebook-analytics-1

Selecione a opção “Edit Settings” para gravar nos settings o seu ID Facebook.

facebook-analytics-2

Código C#

Eu sugiro que você crie uma classe para fazer a integração com o Facebook. Nesta classe, inicialize a API do FB no Awake:

Vou detalhar o que fiz.

Primeiro, crie uma variável pública estática para você acessar sua classe de outras partes de seu código.

O código abaixo dirá para o Unity que se a instância de sua classe ainda é nula, então a classe atual é a instância e, por outro lado, se a instância foi criada novamente ela será destruída. Com isso, a variável instance será a única instância de sua classe no Unity, mesmo que você coloque o GameObject em diversas scenes.

DontDestroyOnLoad irá fazer com que seu objeto nao seja destruido ao carregar uma Scene.

E, finalmente, caso a API ainda não tenha sido inicializada você o fará:

Depois, crie uma função que poderá ser chamada de um botão (para fins de testes).

A função que envia os eventos ao Facebook será assim:

FB.IsInitialized irá checar se a API está inicializada com os parâmetros corretos e caso não esteja, irá abortar a execução da função.

O evento com seus parâmetros é passado na forma de um Dictionary, então você poderia ter diversos outros parâmetros. A documentação desta função pode ser lida neste link.

Este código não irá rodar pelo Editor do Unity, então ao testar você irá receber uma mensagem como a abaixo:

Pew! Pretending to send this off. Doesn’t actually work in the editor

O que você pode rastrear usando o Facebook Analytics?

Você pode rastrear o que quiser em seu jogo. Alguns eventos que utilizamos:

App Installs: quantas vezes seu jogo foi instalado.

FaseConcluida: evento disparado quando o jogador termina uma fase. Para o Sweet Lab (iOS, Android) decidimos rastrear os seguintes itens:

  • Fase: o número da fase jogada;
  • Pontos: quantos pontos o jogador fez naquela fase;
  • Doces: sequência de doces que foi criada para o jogador;
  • tempoNaFase: quanto tempo o jogador ficou na fase;
  • JogadasDestaFase: quais foram as jogadas;
  • Chave: identificador único do jogador criada através de uma combinação de data, hora e ID único do celular;
  • Testador = indica se o jogador é de nossa equipe para que possamos excluí-lo de nossas estatísticas.

FaseIniciada: rastreamos sempre que uma fase é iniciada. Com o parâmetro Chave, podemos rastrear quantas vezes o mesmo jogador retorna ao jogo

GameIniciado: monitoramos a data hora e jogador que inicia o jogo.

GameOver: dados de game over, fase, tempo na fase, jogador. No Game Over também gravamos as jogadas efetuadas. Assim, se uma fase especifica tem um número alto de Game Overs podemos analisar onde os jogadores estão errando mais, e verificar se os erros são pertinentes ao game ou talvez devido ao design ruim da fase.

OutrasScenes: registramos cliques em outras scenes como créditos, ranking, etc.

No Facebook você pode visualizar os eventos rastreados por meio de diversas formas de tabelas, gráficos, ou mesmo exportar para Excel.

A figura abaixo mostra um exemplo da tela Recent Events.

facebook-analytics-3

Em outros games também rastreamos itens comprados na loja do game, vídeos assistidos, quantidades de gameover por fase, quantidade de vezes que o jogador reinicia uma fase, entre outros.

Relatórios

Veja alguns exemplos de relatórios que vocês podem usar para tomar decisões.

Instalações do game por país:

facebook-analytics-5

Instalações do game por Device:

facebook-analytics-6

Outros parâmetros que podem ser usados para criar filtros:

facebook-analytics-7

Para o Evento FaseConcluida_1, veja a quantidade de vezes que cada fase foi concluída:

facebook-analytics-8

Considerações finais

O uso de ferramentas de análise em seu game é algo poderosíssimo que lhe trará informações importantes para decidir onde concentrar suas forças.O SDK do Facebook não faz somente Analytics.

Você pode e deve usá-lo para que seu jogador faça logon com conta do Facebook, compartilhe atualizações na timeline e muito mais. Vou abordar outros tópicos em artigos futuros.

Antes de terminar, eu tenho duas sugestões para você.

A primeira é que você baixe o nosso jogo Sweet Lab (iOS/ Android) e dê uma conferida. Esse é o segundo jogo da Spox Game Studio e tudo que foi escrito neste artigo foi implementado lá também.

Se ficou alguma dúvida sobre o conteúdo este artigo, não deixe de comentar abaixo. Críticas e sugestões também são bem-vindas.

E se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos, não deixe de participar de uma aula online com o Raphael Dias. Você pode se inscrever por meio deste link.

Até a próxima!

  • Raphael Dias

    Parabéns por mais esse artigo excelente, Rogério!

    O Analytics do Facebook é realmente poderoso, mas infelizmente tem gente que não o configura por achar que vai ser complicado. Acho que esse artigo vai mudar isso 🙂
    Abraço!

  • Thiago Ravani

    Show de bola. Não sabia que o FB tinha um sistema externo de análise.