Áudio na Construct 2: importação, formatos e performance

0 Flares 0 Flares ×

Você já pensou nas músicas e efeitos sonoros do seu jogo? Sabe como adicioná-los ao seu projeto na Construct 2? Já sabe quais os formatos são suportados pelas plataformas onde seu jogo vai ser executado?

Nota do Raphael – Se você quer aprender mais sobre áudio pra games, não deixe de conferir os dois artigos abaixo:
3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo
Usando Áudio Dinâmico para Aumentar a Imersão do seu Jogo

Para mais dicas sobre Construct 2, confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2.

E se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos, não deixe de participar de uma aula online comigo! Você pode se inscrever por meio deste link.

No artigo de hoje vamos conhecer quais formatos de áudio são suportados e quais são recomendados para a Construct 2, que está entre as game engines mais utilizadas.

E também, vamos ver como se faz para importar esses arquivos para dentro dos nossos projetos.

Importando o áudio para o seu projeto na Construct 2

Com o programa aberto, você tem a árvore da estrutura do projeto onde já existem duas pastas, “Sounds” e “Music”. Para importar seus arquivos para dentro delas, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Import sounds” ou “Import musics”, dependendo da pasta selecionada.

audio-construct-2

Antes de aparecer a caixa de diálogo, você será solicitado a selecionar alguns arquivos de áudio do seu computador. Você pode escolher mais de um arquivo. Os arquivos serão listados na tela Import Audio antes de serem importados, notificando se o formato do áudio é suportado ou não.

importar-audio-construct-2

Clique em Import para começar a importação. Isso pode levar algum tempo com arquivos de áudio maiores (por exemplo, faixas de música). Uma barra de progresso pode aparecer durante o processamento, pois além de importar, dependendo do formato selecionado, esses arquivos também serão convertidos para formatos que a Construct 2 utiliza.

Apenas os arquivos que estão em um formato compatível serão importados. Uma vez que o processo for concluído, a lista mostrará os arquivos. Clique em Done para fechar a tela. Note que a importação de áudio substitui os itens com o mesmo nome.

Como citado no artigo 9 Dicas Matadoras para Criar Jogos na Construct 2, é recomendado importar arquivos do tipo .wav PCM, uma vez que estes podem ser convertidos para Ogg Vorbis e MPEG-4 AAC diretamente pela Construct 2.

Formatos de áudios necessários

Os desenvolvedores dos navegadores não têm sido capazes de chegar a acordo sobre um formato de áudio comum para a web. Internet Explorer e Safari usam formato proprietário MPEG-4 AAC (.m4a), e todos os outros navegadores (Firefox, Chrome e Opera) apoiam o formato livre Ogg Vorbis (.ogg).

Para conseguir reproduzir o áudio em todos os navegadores, o arquivo deve, portanto, estar em ambos os formatos. A Construct 2 possibilita importar tanto para .m4a e .ogg de forma automática qualquer áudio sem compressão. No entanto, devido a restrições de licenciamento no formato MPEG-4 AAC, a Construct 2 só irá codificar trilhas para .m4a no Windows 7 ou superior.

A Construct 2 favorece o uso do formato .ogg, e os arquivos .m4a ficam como forma de backup para os dispositivos e navegadores que não suportam Ogg Vorbis.

Categorizando seus arquivos de forma correta

É importante organizar arquivos de áudio de forma adequada, pois eles são completamente baixados na pasta Sounds antes do jogo iniciar. Já os arquivos na pasta Music são carregados por streamming. Isto significa que se um áudio for acidentalmente colocado na pasta Sounds, ele terá que ser baixado por completo antes do jogo começar (o que pode levar algum tempo).

No entanto, com os áudios na pasta Music o game pode começar imediatamente, uma vez que eles serão carregados durante a execução. Então recomenda-se colocar arquivos pequenos na pasta Sounds e arquivos maiores na pasta Music, para que seu jogo não tenha um tempo muito longo de carregamento.

Formatos de áudio suportados

Existem muitos formatos de áudio e muitos deles têm diferentes níveis de suporte. Portanto, é altamente recomendável você só importar arquivos .wav PCM, que são amplamente suportados e podem ser codificados para ambos os formatos .m4a e .ogg pela Construct 2. Mas, fique atento, pois existem diferentes tipos de arquivo .wav que não são PCM.

Abaixo temos uma listagem de formatos de arquivos de áudio dos quais a Construct 2 consegue importar e converter para os formatos .ogg e .m4a

.wav PCM: importado e convertido para ambos os formatos (.ogg e .m4a)

.flac: converte para ambos os formatos (.ogg e .m4a)

.ogg: importado mas não convertido para .m4a

.m4a: importado mas não convertido para .ogg

.aif, .aiff, .aifc: importado e convertido somente para .ogg

.aac: importado e convertido somente para .m4a

.mp3: importado e convertido somente para .m4a

.wma: importado e convertido somente para .m4a

Conclusão

Tanto as trilhas quanto os efeitos sonoros são de extrema importância nos jogos de vídeo game hoje em dia. Então, é fundamental que saibamos quais os arquivos e formatos são suportados e recomendados pela game engine que escolhemos para desenvolver nossos projetos.

Espero que as dicas desse artigo tenham sido úteis pra você e te convido a deixar sua opinião sobre ele nos comentários deste post.

Não se esqueça de conferir também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2.

E lembrando que se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos, não deixe de participar de uma aula online com o Raphael Dias. Inscreva-se por meio deste link.

Um abraço e até o próximo artigo!

  • Raphael Dias

    Parabéns por mais esse artigo, Gustavo! Ficou muito bom e didático!

  • Fred Oliveira

    Belo artigo, simples e direto.

    Vlw

  • Jack Angster

    Tipo, sei que o post é bem antigo, mas é o seguinte eu criei uma trilha de audio e salvei em formato .WAV, importei e converteu tudo certinho, porém quando roda o jogo nunca reproduz a trilha sonora, sabe o que pode ter ocorrido amigo?