PDJ Show 19 – Lucrando com Jogos Free-to-Play: A História da Cupcake

Muitos desenvolvedores sofrem para passar do “estou fazendo jogos como hobby” para “tenho uma empresa lucrativa de games“.

Existe um longo caminho entre um estágio e outro, e a melhor maneira de entender como percorrer esse caminho é conversando com quem já o trilhou.

Em 2015 o Gabriel Stürmer, da Cupcake, falou comigo por Facebook para dizer que acompanhava o Produção de Jogos e mostrar o trabalho que eles estavam fazendo.

Na época eles tinham batido a impressionante marca de meio milhão de jogadores com seus jogos free to play.

Logo em seguida, ele foi pra Malásia participar da aceleradora Game Founders, onde foi mentorado por gigantes do setor como Tommy Palm (criador do Candy Crush).

Hoje eu estou feliz em ter o Gabriel Stürmer aqui no PDJ Show. Essa foi uma daquelas conversas cheias de sacadas que podem mudar completamente o seu jeito de ver desenvolvimento de jogos.

Assista a entrevista para saber:

    • Como o cientista da computação Gabriel Stürmer deixou seu trabalho na área de marketing para investir na carreira em games
    • A importância de encontrar o sócio ideal para trabalhar em uma empresa de jogos
    • As experiências de Gabriel ao começar a criar jogos ainda no ensino médio técnico
    • O desafio de se atualizar sobre o mercado de games para começar a atuar nele após anos em outra carreira
    • Juntando as competências: como os conhecimentos em marketing e ciência da computação podem ajudar na criação de games de sucesso
    • O momento certo para migrar para uma carreira na área de jogos
    • O portfólio atual da Cupcake: sobre os games Letra de Ouro e Palavra de Ouro
    • A importância de analisar as métricas para melhorar um jogo
    • O estilo Free-to-Play e o modelo de negócio ideal para um game
    • A experiência ao participar da Game Founders, uma das maiores aceleradoras de startups nesse setor
    • Vagas de emprego a Cupcake está recrutando novos talentos
    • Planos futuros da Cupcake: em que a empresa irá investir em 2016
    • Onde encontrar a Cupcake

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Tweetable: “É preciso medir e melhorar o jogo até que ele comece a fazer sucesso” @gabrielsturmer via @ProdJogos

Tweetable: “Sair do que é seguro para um lugar de risco é difícil para a maioria das pessoas. Mas um risco calculado pode dar frutos” @gabrielsturmer via @ProdJogos

Tweetable: “A maioria das pessoas que lança jogos acha que ou o game é um sucesso no lançamento ou então ela acaba abandonando o projeto” @gabrielsturmer via @ProdJogos

Links mencionados neste episódio:

Onde baixar os jogos mencionados:

Sobre modelos de negócio e dicas abordadas na entrevista:

Agora eu e o Gabriel gostaríamos de ouvir de você.

Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio do PDJ Show? E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo ou na sua carreira?

Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.

Obrigado por assistir a entrevista e por compartilhá-la com seus amigos e colegas de trabalho.

Até o próximo PDJ Show,

Raphael Dias

  • hbeira

    Acredito que uma grande diferença entre as grandes e pequenas empresas é
    o uso de feedback dos jogadores.
    Somente agora é que as grandes empresas estão ouvindo os jogadores, mas
    as menores conseguem entregar algo mais rápido ao jogador, baseado em
    feedbacks.

  • O Pirata Vham

    Muito boa entrevista parabéns a todos ( = ^ – ‘ ) v