PDJ Show 14: André Rodrigues fala sobre o lançamento de Porcunipine e a importancia de testes e feedbacks

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Olá!

Seja muito bem-vindo a mais um episódio do Produção de Jogos Show!

No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:

  1. Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
  2. Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.

Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.

Na segunda parte, exclusiva para assinantes da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.

Hoje nosso entrevistado é o André Rodrigues, da Big Green Pillow, que acabou de lançar o divertido multi-player Porcunipine. Nessa entrevista ele vai contar pra gente sobre o desenvolvimento do game, sobre tudo o que se pode aprender em Game Jams e sobre a importância de buscar e se basear em testes e feedbacks.

Acompanhe nosso bate-papo!

Entrevista com André Rodrigues

Nessa entrevista, você saberá mais sobre:

  • 02:43 – A formação de André Rodrigues e como ele conheceu todas as pessoas que compõe a Big Green Pillow
  • 04:09 – Como os então colegas de faculdade decidiram abrir o próprio estúdio depois da faculdade – o nascimento da Big Green Pillow e os serviços oferecidos pela empresa além dos jogos autorais
  • 05:43 – Os primeiros jogos que fizeram como empresa e o que aprenderam com eles
  • 07:08 – Como e quais eram as fraquezas percebidas pelo grupo da Big Green Pillow no início – e como contornaram esses problemas
  • 08:28 – A origem do jogo recém-lançado Porcunipine – e um debate sobre importância dos Game Jams e modelos parecidos
  • 12:02 – Explicando uma Game Jam e os benefícios desses eventos
  • 16:18 – Como conquistar um nicho e ganhar divulgação em determinada área
  • 17:24 – As idéias por trás de um MVP (Minimum Viable Product)
  • 19:03 – Saiba mais sobre o jogo Porcunipine e seu desenvolvimento
  • 24:00 – Quando a Big Green Pillow viu o potencial de Porcunipine – recapitulando a evolução do produto: criação de MVP, obtenção de feedback, testes, evolução do Porcunipine para um jogo completo
  • 26:19 – O planejamento do jogo – como a Big foi atendendo aos feedbacks de jogadores e pessoas da área
  • 29:03 – O retorno do esperado para o jogo e o resultado obtido até o momento
  • 30:50 – Porque os testes e feedbacks são importantes antes do lançamento
  • 31:30 – Saiba mais sobre a equipe que produziu o jogo e as responsabilidades de cada um
  • 33:08 – André fala sobre os principais desafios no desenvolvimento do Porcunipine
  • 37:17 – Um debate sobre a dificuldade e o cuidado na hora de precificar um jogo e de realizar o marketing desse jogo
  • 41:05 – Onde comprar o Porcunipine
  • 42:20 – Planos pro futuro do Porcunipine e da Big Green Pillow

E muito Mais!

Falamos sobre dicas de lançamento e sobre como o pessoal da Big Green Pillow aprendeu e evoluiu do seu primeiro game até o momento.

Não perca!

Show Notes

Equipe da Big Green Pillow:

  • André Rodrigues
  • Danilo Balzaque
  • Diego Sato
  • Marcus Barizon

Onde Comprar o Jogo:

Trailer de Porcunipine:

Jogos Mencionados:

Demais Empresas, Eventos e Links Mencionados:

Bom, espero que tenham gostado!

Não percam a oportunidade de baixar o Porcunipine e se divertir com esse multi-player fantástico. Também não vamos nos esquecer de parabenizar a equipe do Big Green Pillow pelo excelente trabalho!

E se você pensa em trabalhar com games ou seguir carreira nessa área, a minha recomendação é que você assista agora esta aula especial sobre como descobrir e fazer um trabalho que ama dentro da indústria de jogos. Eu te garanto que essa aula vai te ajudar bastante a dar os primeiros passos na indústria de games.

Até a próxima!