Salvar projetos na Construct 2: conheça duas formas de guardar os arquivos de seu game

0 Flares 0 Flares ×

Olá pessoal! No artigo de hoje vamos ver como salvar projetos na Construct 2.

Existem dois tipos de formatos para salvar seu projeto. Eles não afetam a funcionalidades do jogo como um todo, mas têm diferentes vantagens e desvantagens durante a sua construção.

Confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2.

Salvar projetos na Construct 2 em estrutura de pastas

Uma das formas é salvar o projeto como estrutura de pastas. Esse procedimento armazena diferentes partes do projeto em arquivos. Por exemplo: cada layout é salvo em um arquivo separado em uma subpasta Layouts.

Nesse formato você consegue carregar e salvar o projeto mais rapidamente. Ele se torna mais adequado para jogos de médio ou grande grande porte. Em caso de projetos menores essa vantagem não será percebida.

Projetos em estrutura de pastas é o mais adequado para o compartilhamento do trabalho, uma vez que é mais fácil para mais pessoas trabalharem em diferentes arquivos ao mesmo tempo e, posteriormente, unificar estes arquivos, utilizando uma ferramenta de controle de versão.

Nessa estrutura, o principal arquivo do projeto possui a extensão .caproj. Esse arquivo não contém todo o projeto: é simplesmente uma lista de outros itens usados ​​no projeto.

salvar-projetos-contruct-2-1

Salvar projetos na Construct 2 em arquivo único

Ao salvar seu projeto em um único arquivo, a Construct 2 gera um arquivo .capx. Salvar nesse formato é mais conveniente para quem possui pequenos trabalhos, pois há apenas um documento para enviar, fazer upload ou compartilhar.

No entanto, eles salvam e carregam mais lentamente, pois a engine precisa gerar ou desempacotar o pacote ao salvá-lo ou abri-lo. O projeto também acaba se tornando mais complexo para ser trabalhado de forma compartilhada, pois tudo fica empacotado num único arquivo .capx.

Os arquivos .capx são simplesmente um ZIP de uma pasta. Você pode renomear um arquivo .capx para .zip e ver os arquivos que estão dentro do projeto.

salvar-projetos-contruct-2-2

Converter arquivos da Construct 2

É fácil converter um projeto de arquivo único (.capx) para um projeto na estrutura de pastas e vice-versa.

Converter de arquivo único para estrutura de pastas

Basta abrir um projeto e escolher nos menus, File > Save as Project…

salvar-projetos-contruct-2-3

Converter de pastas para arquivo único

Abra o projeto e nos menus selecione, File > Save as Single File…

salvar-projetos-contruct-2-4

Como os arquivos .capx são um ZIP do projeto, eles também podem ser convertidos em um projeto de pasta, renomeando-os para .zip e extraindo os arquivos para um ficheiro.

Da mesma forma, um projeto de pasta pode ser convertido em um arquivo .capx  “zipando” os arquivos para um arquivo .zip e alterando a extensão do arquivo para .capx.

Projetos com colaboração na Construct 2

A Construct 2 não possui nenhum recurso próprio de colaboração, uma vez que já existem boas ferramentas gratuitas de nível profissional disponíveis no mercado e que podem ser utilizadas em projetos criados na engine.

Salve o projeto na estrutura de pastas e, então, você pode usar o software de controle de versão para gerenciar os trabalhos paralelos, pois os arquivos de dados do projeto são baseados em XML, que já trabalham bem com ferramentas de merge e comparação.

Espero que tenham gostado do artigo, e nos vemos em breve!

Para entrar em contato comigo deixe um comentário aqui mesmo no post ou me siga no Twitter no meu perfil @guslarsen

Confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2.

E se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos, não deixe de participar de uma aula online com o Raphael Dias! Você pode se inscrever por meio deste link.