DESENVOLVA JOGOS

Como criar um ranking online na Unity usando a PlayFab e o Facebook

Como criar um ranking online na Unity usando a PlayFab e o Facebook

Este é um artigo convidado escrito por Leonardo Thurler sobre como criar um ranking online multiplataforma utilizando a integração do Facebook e da Playfab na Unity, que é uma das game engines mais utilizadas por desenvolvedores atualmente. Leonardo é cientista da computação e trabalha com análise de sistemas, desenvolvendo jogos em seu tempo livre. Ele também é aluno da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. O Leonardo já escreveu outro artigo aqui Continue lendo

Unity EditorWindow: Personalize sua Tela e Crie Frameworks Dentro da Unity

Unity EditorWindow: Personalize sua Tela e Crie Frameworks Dentro da Unity

Este é um artigo convidado escrito pelo Gabriel Marinho sobre como personalizar a Unity utilizando o Unity EditorWindow. Gabriel é de Campinas, ele trabalha como programador C# e desenvolve seus jogos usando a Unity, que é hoje uma das game engines favoritas pelos desenvolvedores. Ele também é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas, maratonas de desenvolvimento e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Neste artigo, o Gabriel mostra como você pode personalizar sua própria tela na Unity Continue lendo

Vai abrir a sua própria empresa de games? Dá uma olhada nestes 5 passos

Vai abrir a sua própria empresa de games? Dá uma olhada nestes 5 passos

Este é um artigo convidado escrito pelo Enzo Mercanti sobre como abrir uma empresa de games. Enzo Mercanti é um cientista da computação de Campinas-SP que tem sua própria empresa focada em desenvolvimento web e mobile, a Zots Software House. Ele também é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas, maratonas de desenvolvimento e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Neste artigo o Enzo explica de uma forma incrivelmente clara todo processo de abertura de uma empresa. Eu Continue lendo

Vale a Pena Desenvolver Jogos 2D?

Vale a Pena Desenvolver Jogos 2D?

Este é um artigo convidado escrito pelo Mauricio Lira de Alcântara Junior, sobre desenvolvimento de jogos 2D. O Maurício Lira também é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas, maratonas de desenvolvimento e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Aliás, eu tenho uma oportunidade para você: se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos, não deixe de participar de uma aula online comigo! Você pode se inscrever por meio deste link. Neste artigo o Maurício fala sobre 5 motivos para Continue lendo

Tilemaps na Construct 2: Como Usar o Tiled Map Editor

Tilemaps na Construct 2: Como Usar o Tiled Map Editor

No artigo de hoje vou mostrar como é possível utilizar a ferramenta Tiled Map Editor para criar uma fase baseada em Tilemaps para um jogo 2D e também como importá-la para o projeto na Construct 2. Espero que você tenha gostado das dicas do vídeo, e gostaria que você deixasse nos comentários o que você achou da ferramenta e se você já utiliza em seus projetos. Caso queira me acompanhar nas redes sociais, fica aqui meu Twitter: @guslarsen. E se você quer se aprofundar no Continue lendo

[eBook] 34 Ferramentas para Desenvolver Jogos no Linux

[eBook] 34 Ferramentas para Desenvolver Jogos no Linux

O Brasil é reconhecido como o quarto maior consumidor de games do mundo, chegando a gerar mais de US$1 bi em faturamento em 2015. E com tantas ferramentas gratuitas disponíveis para criação de jogos, os desenvolvedores têm uma infinidade de públicos e estilos de games para explorar esse mercado. Contudo, esse leque pode ser um tanto restrito para quem desenvolve em sistemas Linux. Uma breve pesquisa no Google sobre ferramentas para criar jogos, por exemplo, resulta em informações muito rasas e, em grande parte, desatualizadas. Continue lendo

Construct 2: Facilidades e Limitações na Produção de Games

Construct 2: Facilidades e Limitações na Produção de Games

Este é um artigo sobre Construct 2 escrito pelo Valter Pilares, engenheiro de automação e desenvolvedor independente de jogos. O Valter Pilares também é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Aliás, eu tenho uma oportunidade para você: se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e saber mais sobre a Academia PDJ, não deixe de participar de uma aula online comigo! Você pode se inscrever por meio deste link. Eu tive o Continue lendo

GDC 2016: 3 lições que aprendi durante a conferência para desenvolvedores de jogos

GDC 2016: 3 lições que aprendi durante a conferência para desenvolvedores de jogos

Entre 14 e 18 de março eu estive em São Francisco, nos Estados Unidos, para participar da GDC (Game Developers Conference), que é conhecida como a maior convenção de desenvolvedores de games do mundo. Agora, compartilho com vocês os motivos que me levaram a ir até esse evento: Para acompanhar o jogo Rocket Fist que foi exibido no Xbox Lounge. Para quem não sabe, eu faço trilha sonora e efeitos sonoros para este jogo e foi um baita orgulho ver meu primeiro jogo de console Continue lendo

Como Calcular o Tamanho da Visão da Câmera Ortográfica no Unity

Como Calcular o Tamanho da Visão da Câmera Ortográfica no Unity

Este é um artigo convidado escrito pelo Leonardo Thurler sobre a câmera ortográfica na game engine Unity. Leonardo é um cientista da computação que atualmente trabalha como analista de sistemas e desenvolve games no seu tempo livre. Ele é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Aliás, eu tenho uma oportunidade para você: se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e saber mais sobre a Academia PDJ, não deixe Continue lendo

4 Lições que Aprendi ao Participar de uma das Maiores Game Jams do Mundo

4 Lições que Aprendi ao Participar de uma das Maiores Game Jams do Mundo

Este é um artigo convidado escrito pelo William Ismael Schütz, programador da Triello Games e P8G Studio sobre sua experiência em uma game jam. O William é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Aliás, eu tenho uma oportunidade para você: se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e saber mais sobre a Academia PDJ, não deixe de participar de uma aula online comigo! Você pode se inscrever por meio deste link. Continue lendo

Membro da Academia de Produção de Jogos Fala Sobre a Experiência de Formar uma Equipe Online e Criar um Jogo do Zero

Membro da Academia de Produção de Jogos Fala Sobre a Experiência de Formar uma Equipe Online e Criar um Jogo do Zero

Este é um artigo convidado escrito pelo Luiz Gustavo Alves, analista desenvolvedor de Bauru – SP. O Luiz Gustavo Alves é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Aliás, se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e saber mais sobre a Academia PDJ, não deixe de participar de uma aula online comigo! Você pode se inscrever por meio deste link. Neste artigo o Luis vai te contar em detalhes sobre sua experiência participando Continue lendo

Construct 2 e Telas Sensíveis ao Toque: Configurando os Controles do Seu Jogo Mobile

Construct 2 e Telas Sensíveis ao Toque: Configurando os Controles do Seu Jogo Mobile

É errado assumir que todos que acessam a internet possuem um mouse e um teclado a sua frente, pois muitas pessoas estão navegando em seus smartphones ou tablets. Ou seja, por meio de dispositivos touchscreen. Então, quando você for criar um jogo para a web é preciso levar isso em conta. E na Construct 2, uma das game engines mais utilizadas, isso pode ser resolvido de maneira fácil. Substituindo o clique do mouse pelo Touch na Construct 2 Se você está projetando um jogo especificamente Continue lendo

Mestre em Física de Partículas conta quais foram as 3 Maiores Dificuldades em Desenvolver um Jogo Sozinho

Mestre em Física de Partículas conta quais foram as 3 Maiores Dificuldades em Desenvolver um Jogo Sozinho

Esse é um artigo convidado escrito pelo Jessé de Oliveira, sobre as dificuldades que ele enfrentou ao desenvolver um jogo sozinho. Jessé de Oliveira é Físico (assim como eu!), músico profissional e membro da Academia de Produção de Jogos. Você pode se conectar com ele pelo LinkedIn (clicando neste link) e conhecer mais sobre sua carreira profissional até o momento. Aliás, se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e saber mais sobre a Academia PDJ, não deixe de participar de uma aula online comigo! Você pode se Continue lendo

Sobre Largar o Emprego para Desenvolver Jogos Próprios: A Jornada de um Desenvolvedor Goiano

Sobre Largar o Emprego para Desenvolver Jogos Próprios: A Jornada de um Desenvolvedor Goiano

Este é um artigo escrito pelo convidado Leonardo Medeiros sobre como ele largou o emprego para desenvolver jogos próprios e quais games ele criou até aqui. Leonardo Medeiros é um cientista da computação que atua como desenvolvedor independente de jogos. Você pode conhecer mais sobre o trabalho do Leonardo em seu LinkedIn ou pelo seu site próprio. Em ambos os sites você poderá ver todos os projetos de games que o Leonardo já fez parte. O Leonardo também é membro da Academia de Produção de Continue lendo

Quanto tempo leva para criar um jogo? Veja como medir sua produtividade

Quanto tempo leva para criar um jogo? Veja como medir sua produtividade

Você já se perguntou quanto tempo realmente leva para criar um jogo? Já sentiu como se o seu tempo estivesse escapando por suas mãos? Você quer otimizar o seu tempo para realizar o que realmente importa? Uma vez um Game Designer disse algo que me marcou. Ele falou que a coisa mais preciosa que temos é o tempo, e você tem que pensar tanto no seu tempo quanto no tempo que o jogador gasta da vida dele em seu jogo. A flecha do tempo foi Continue lendo

Salvar projetos na Construct 2: conheça duas formas de guardar os arquivos de seu game

Salvar projetos na Construct 2: conheça duas formas de guardar os arquivos de seu game

Olá pessoal! No artigo de hoje vamos ver como salvar projetos na Construct 2. Existem dois tipos de formatos para salvar seu projeto. Eles não afetam a funcionalidades do jogo como um todo, mas têm diferentes vantagens e desvantagens durante a sua construção. Confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2. Salvar projetos na Construct 2 em estrutura de pastas Uma das formas é salvar o projeto como estrutura de pastas. Esse procedimento armazena diferentes partes do projeto em arquivos. Continue lendo

A Importância do Estudo das Cores no Desenvolvimento de Games

A Importância do Estudo das Cores no Desenvolvimento de Games

Este é um artigo convidado escrito pela Patrícia Tamega, onde será discutido o estudo das cores no desenvolvimento de games. Patrícia Tamega é Designer Gráfico e atua produzindo arte para jogos digitais. Você pode conhecer mais sobre o trabalho da Patrícia visitando o seu site ou seu perfil no LinkedIn. A Patrícia Tamega também é membro da Academia de Produção de Jogos, a nossa plataforma online com cursos, entrevistas, maratonas de desenvolvimento, palestras e muito mais. Aliás, se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e Continue lendo

Como criar um jogo de plataforma na Construct 2: aprendendo o Solid Jump e Jump-Thru

Como criar um jogo de plataforma na Construct 2: aprendendo o Solid Jump e Jump-Thru

Olá pessoal, este é o segundo artigo sobre como criar um jogo de plataforma usando os Behavious da Construct 2, uma das game engines mais populares entre os desenvolvedores. Não se esqueça de conferir também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2. Como já foi dito no primeiro artigo da série, “Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: Conheça o Plataform Behaviour”, os Behavious são os responsáveis por nos livrar de muita programação. Ai você pode estar se perguntando: Continue lendo

Trilha sonora nos games: 3 lições para aprender com o jogo Undertale

Trilha sonora nos games: 3 lições para aprender com o jogo Undertale

O ano de 2015 trouxe muita trilha sonora e som de qualidade para todos os gostos no mundo dos games. Em especial, os efeitos sonoros do jogo Undertale chamaram a atenção da comunidade de música para jogos e também da mídia. Mas, o que você pode tirar de lição dessa trilha para aplicar em seu projeto? Antes de prosseguir, estamos falando de um caso raro em que o compositor fez o jogo. Isso mesmo: não estamos falando de um programador que aprendeu música no processo, Continue lendo

Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: conheça o Plataform Behaviour

Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: conheça o Plataform Behaviour

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um artigo de Construct 2 aqui no Produção de Jogos. Neste artigo eu vou começar a te ensinar como fazer um jogo de plataforma utilizando essa engine. Para isso, farei uma série de artigos sobre um dos mais importantes elementos da Construct 2: os Behaviours. Os Behaviors (em português, comportamentos) são alguns dos responsáveis por nos livrar da programação. E para iniciar a série, vamos ver como funciona e para que serve o comportamento Platform. Mas, antes vamos aprender Continue lendo