Marketing e Empreendedorismo

Criar um jogo não se resume ao seu desenvolvimento. Afinal, para que serve uma obra que não é consumida e apreciada por um público? Para criar jogos que são de fato jogados por milhares ou, quem sabe, milhões de pessoas, você precisa aprender sobre marketing e empreendedorismo. Nessa seção, você encontrará tudo que precisa para se iniciar nesses dois temas.

20 Lugares para Você Publicar seu Jogo

20 Lugares para Você Publicar seu Jogo

Você passou por muita coisa até aqui. Aprendeu uma game engine, viu dezenas de entrevistas com desenvolvedores de sucesso, aprendeu um pouco sobre arte gráfica, áudio, gerenciamento de projetos, game design, dentre muitas outras coisas. Se aventurou em game jams, criou parcerias de sucesso com outros desenvolvedores e passou por todos os altos e baixos de desenvolver um jogo. Mas, depois de muito esforço e dedicação, finalmente o momento sagrado chegou: o momento de publicar o seu game! O momento em que você vai disponibilizar Continue lendo

Mapa da Indústria de Jogos no Brasil

Mapa da Indústria de Jogos no Brasil

Hoje eu estou feliz em divulgar um novo projeto que estava trabalhando nos últimos dias: um mapa da industria de jogos no Brasil. O principal objetivo com esse novo site é mostrar que a nossa industria de games está crescendo e ganhando corpo. Nele você poderá buscar por empresas de games na sua região ou simplesmente se divertir navegando pelo mapa e conhecendo as várias empresas do nosso país. O projeto ainda está em beta, o que significa que alguns bugs podem aparecer e alguns endereços Continue lendo

Unity Asset Store: como baixar assets para seu jogo ou lucrar vendendo suas próprias criações

Unity Asset Store: como baixar assets para seu jogo ou lucrar vendendo suas próprias criações

Quem conhece a game engine Unity provavelmente já sabe que ela serve para juntar todos os elementos de um game em um único programa a fim de facilitar o desenvolvimento de um jogo, entre eles os gráficos, modelos 3D, trilhas sonoras, scripts, entre outros. E uma forma fácil e prática de encontrar muitos desses itens para seu projeto é utilizando a própria Unity Asset Store. Em lojas de assets como a Unity Asset Store é possível baixar itens diversos para compor as partes de um Continue lendo

12 maneiras de financiar o desenvolvimento do seu jogo: não deixe sua ideia morrer por falta de dinheiro

12 maneiras de financiar o desenvolvimento do seu jogo: não deixe sua ideia morrer por falta de dinheiro

Quantos ótimos jogos já deixaram de existir por falta de capital para financiar seu desenvolvimento? Ou ainda: quantos jogos publicados poderiam ser muito melhores se a verba para o seu desenvolvimento não fosse tão apertada? Nem sempre dinheiro é a solução do problema, mas é seguro dizer que muitos desenvolvedores seriam capazes de criar jogos ainda mais interessantes se a verba para o projeto fosse um pouco maior. Existem muitos casos onde grandes projetos foram engavetados por falta de dinheiro para seguir com o desenvolvimento Continue lendo

Como Abrir sua Empresa de Jogos: Tipos, CNAEs, Contabilidade e Muito Mais

Como Abrir sua Empresa de Jogos: Tipos, CNAEs, Contabilidade e Muito Mais

Como abrir uma empresa de jogos? Por onde começar? Que tipo de empresa é mais adequado ao seu caso? Quais CNAEs usar? Essas são perguntas cada vez mais comuns entre os alunos da Academia de Produção de Jogos e também dúvidas frequentes dos leitores do Produção de Jogos. Antes de aprofundarmos no assunto, vale notar que o fato dessa ser uma dúvida frequente é empolgante! Isso significa que nosso mercado está amadurecendo e se profissionalizando cada vez mais. É realmente algo a ser comemorado. Ainda Continue lendo

Vai abrir a sua própria empresa de games? Dá uma olhada nestes 5 passos

Vai abrir a sua própria empresa de games? Dá uma olhada nestes 5 passos

Este é um artigo convidado escrito pelo Enzo Mercanti sobre como abrir uma empresa de games. Enzo Mercanti é um cientista da computação de Campinas-SP que tem sua própria empresa focada em desenvolvimento web e mobile, a Zots Software House. Ele também é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas, maratonas de desenvolvimento e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Neste artigo o Enzo explica de uma forma incrivelmente clara todo processo de abertura de uma empresa. Eu Continue lendo

GDC 2016: 3 lições que aprendi durante a conferência para desenvolvedores de jogos

GDC 2016: 3 lições que aprendi durante a conferência para desenvolvedores de jogos

Entre 14 e 18 de março eu estive em São Francisco, nos Estados Unidos, para participar da GDC (Game Developers Conference), que é conhecida como a maior convenção de desenvolvedores de games do mundo. Agora, compartilho com vocês os motivos que me levaram a ir até esse evento: Para acompanhar o jogo Rocket Fist que foi exibido no Xbox Lounge. Para quem não sabe, eu faço trilha sonora e efeitos sonoros para este jogo e foi um baita orgulho ver meu primeiro jogo de console Continue lendo

Sucesso Sustentável Mínimo – Como Ter Uma Empresa de Jogos Lucrativa?

Sucesso Sustentável Mínimo – Como Ter Uma Empresa de Jogos Lucrativa?

Muitas pessoas tentam, mas poucas obtém sucesso com desenvolvimento de jogos. Nesse contexto, a pergunta natural a se fazer é: Como as pessoas que são bem-sucedidas nesse mercado enxergam a situação? O que elas fazem diferente? Recentemente o Daniel Cook, CCO da Spry Fox, escreveu um artigo muito interessante sobre esse tópico. A abordagem do Daniel Cook no artigo Minimum Sustainable Success visa entender melhor como uma empresa de jogos pode se manter sustentável financeiramente no longo prazo. Após trocar alguns emails com o Daniel Continue lendo

Os 4 Principais Modelos de Negócio para Jogos e Apps (Qual o Seu Favorito?)

Os 4 Principais Modelos de Negócio para Jogos e Apps (Qual o Seu Favorito?)

Neste artigo nós veremos os 4 principais modelos de negócio para os mercados de jogos e aplicativos digitais. Ao contrário do que muitos pensam, o modelo de negócio do seu jogo deve ser decidido logo nos primeiros estágios de desenvolvimento. Isso porque a forma com que o jogador será cobrado pelo jogo influencia diretamente o fluxo do jogo, a sua divisão em fases, a escolha de itens disponíveis, entre várias outras coisas. Continue lendo este artigo para saber mais sobre: Os 4 principais modelos de negócio para jogos Continue lendo

Fazendo marketing de jogos sem dinheiro

Fazendo marketing de jogos sem dinheiro

Emmy Jonassen é uma profissional de marketing que possui mais de 10 anos de experiência em agências e com clientes. Há uns anos, percebeu que vários desenvolvedores independentes eram muito talentosos, mas não obtinham sucesso. Depois de estudar os desafios do marketing para desenvolvedores, hoje colabora com eles para ajudá-los a se tornarem bem sucedidos. Hoje em dia, sua filosofia é que os jogos indie bem sucedidos possuem um ótimo design e uma boa estratégia de marketing.  Este artigo é baseado em sua palestra na Continue lendo

11 starter kits incríveis para você começar a produzir seus jogos (o #8 é meu preferido!)

11 starter kits incríveis para você começar a produzir seus jogos (o #8 é meu preferido!)

Quando ainda estamos no começo do nosso aprendizado sobre desenvolvimento de jogos, muitas vezes não sabemos por onde começar um novo projeto. Uma boa maneira de começar já com um “ponta-pé inicial” são os chamados starter kits: conjuntos de arquivos (scripts, áudios, texturas, etc) que funcionam como um jogo básico. Esses starter kits geralmente vêm com boa parte das funcionalidades básicas de um jogo, dando espaço para nossa criatividade adicionar elementos para tornar o jogo mais pessoal e interessante. Na verdade, alguns dos starter kits Continue lendo

Onde comprar scripts, texturas, áudio e modelos 3D para jogos?

Onde comprar scripts, texturas, áudio e modelos 3D para jogos?

Muitas pessoas me perguntam onde eu compro recursos digitais para produzir meus jogos. Dentre esses recursos, necessários para fazer um jogo digital, estão scripts (códigos de programação), áudios, texturas e, em alguns casos, modelos de objetos ou personagens 3D. Nesse artigo eu vou revelar para vocês uma das principais lojas virtuais onde compro recursos desse tipo. Essa loja (na verdade um conjunto de lojas) se chama Envato Marketplaces, e você pode acessa-la imediatamente clicando aqui. As lojas da Envato possuem mais de 3 milhões de membros Continue lendo

Como ganhei R$ 2.419,00 vendendo um jogo produzido com R$ 87,00 e dois dias de trabalho

Como ganhei R$ 2.419,00 vendendo um jogo produzido com R$ 87,00 e dois dias de trabalho

Nesse primeiro artigo sobre como produzir jogos digitais, eu vou mostrar para vocês como consegui ganhar dinheiro vendendo um jogo produzido sem eu ter escrito uma única linha de código de programação. E eu também escrevi o ebook “4 Principais Modelos de Negócios para Jogos e Aplicativos”. Tenho certeza que ele será muito útil se você está pensando em desenvolver jogos e aplicativos e começar a ganhar com isso. Ele é completamente grátis. Com o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, veio uma nova oportunidade Continue lendo