Práticas de Desenvolvimento

Aqui você encontrará artigos que abordam em profundidade questões práticas do desenvolvimento de jogos. Seja arte gráfica, áudio, programação ou game design, aqui é o lugar para aprofundar seu conhecimento técnico.

Como desenvolver jogos para Nintendo Switch?

Como desenvolver jogos para Nintendo Switch?

Desenvolver para consoles é o sonho de muitos desenvolvedores. E com o Nintendo Switch não é diferente. Apesar de ainda ser necessário conseguir licenças e devkits especiais para desenvolver para consoles como Playstation 4, Xbox One e qualquer outro, uma grande vantagem é que as game engines que já fazem parte do arsenal dos desenvolvedores costumam também exportar para consoles. Quais game engines então podem ser usadas para criar jogos para o Nintendo Switch? Continue lendo este artigo para saber quais game engines suportam desenvolvimento para Continue lendo

O desenvolvimento de No Math Cards: puzzle de matemática criado pela Five Heads Studio

O desenvolvimento de No Math Cards: puzzle de matemática criado pela Five Heads Studio

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo No Math Cards, desenvolvido pela equipe Five Heads Studio durante a 4a Maratona Academia Continue lendo

Aluno da Academia de Produção de Jogos conta como criou sozinho o jogo Fantasy Galaxy em 12 semanas

Aluno da Academia de Produção de Jogos conta como criou sozinho o jogo Fantasy Galaxy em 12 semanas

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo Fantasy Galaxy, desenvolvido pela equipe Mega Games durante a 4a Maratona Academia PDJ. Se Continue lendo

Nuclear Fart: o hilário game desenvolvido em 12 semanas pela equipe Pixel Travellers

Nuclear Fart: o hilário game desenvolvido em 12 semanas pela equipe Pixel Travellers

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o devlog do jogo Nuclear Fart, desenvolvido pela equipe Pixel Travelers durante a 4a Maratona Academia PDJ. Se Continue lendo

O desenvolvimento de Black Water: superando dificuldades para criar em 12 semanas um jogo sobre Atlantis

O desenvolvimento de Black Water: superando dificuldades para criar em 12 semanas um jogo sobre Atlantis

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo Black Water, desenvolvido pela equipe PlayerCraft Studios durante a 4a Maratona Academia PDJ. Antes Continue lendo

Criando um jogo educativo: equipe conta como desenvolveu o game Pequenos Monstros, que ensina matemática para crianças

Criando um jogo educativo: equipe conta como desenvolveu o game Pequenos Monstros, que ensina matemática para crianças

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo Pequenos Monstros, desenvolvido pela equipe Estúdio Assombrado durante a 4a Maratona Academia PDJ. Antes Continue lendo

Equipe formada na Academia PDJ conta como criou em 12 semanas o jogo Super Fluffy Force

Equipe formada na Academia PDJ conta como criou em 12 semanas o jogo Super Fluffy Force

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo Super Fluffy Force, desenvolvido pela equipe Mad Badger Studios durante a 4a Maratona Academia Continue lendo

Postmortem: como a equipe Crazy Dino desenvolveu o jogo Heroes of Andromeda em apenas 3 meses

Postmortem: como a equipe Crazy Dino desenvolveu o jogo Heroes of Andromeda em apenas 3 meses

Entre os dias 02 de Setembro e 25 de Novembro de 2016, aconteceu a 4a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. No artigo de hoje, eu trago o postmortem do jogo Heroes of Andromeda, desenvolvido pela equipe Crazy Dino Game Studio durante a 4a Maratona Academia Continue lendo

Postmortem: Como foi desenvolver o jogo Goat To The Hills

Postmortem: Como foi desenvolver o jogo Goat To The Hills

Alguns dias atrás, eu entrei no fórum da Academia de Produção de Jogos, como faço todo dia de manhã, para olhar o que a galera tinha postado enquanto eu estava dormindo. Entre discussões sobre Construct, game design e se jogos são ou não arte, esbarrei com o post do Leo Thurler divulgando um jogo que ele tinha criado recentemente: Eu já tinha gostado demais do nome do jogo, mas o trailer (veja mais abaixo) definitivamente me conquistou. Eu convidei então o Leo Thurler para contar Continue lendo

Postmortem: Desenvolvendo The Last Demon em 10 dias

Postmortem: Desenvolvendo The Last Demon em 10 dias

Em Junho de 2016 aconteceu a 3a Maratona Academia PDJ. Esta é uma maratona online de desenvolvimento que eu faço com os membros da Academia de Produção de Jogos e tem como objetivo fazer o pessoal realmente colocar a mão na massa e usar tudo o que aprendeu na criação de um jogo. Se você não faz nem ideia do que é uma maratona de desenvolvimento (as famosas “game jams”), sugiro a leitura do artigo Game Jams: o que são, Porque são Importantes e como Participar. Continue lendo

Como criar um ranking online na Unity usando a PlayFab e o Facebook

Como criar um ranking online na Unity usando a PlayFab e o Facebook

Este é um artigo convidado escrito por Leonardo Thurler sobre como criar um ranking online multiplataforma utilizando a integração do Facebook e da Playfab na Unity, que é uma das game engines mais utilizadas por desenvolvedores atualmente. Leonardo é cientista da computação e trabalha com análise de sistemas, desenvolvendo jogos em seu tempo livre. Ele também é aluno da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. O Leonardo já escreveu outro artigo aqui Continue lendo

4 Lições que Aprendi ao Participar de uma das Maiores Game Jams do Mundo

4 Lições que Aprendi ao Participar de uma das Maiores Game Jams do Mundo

Este é um artigo convidado escrito pelo William Ismael Schütz, programador da Triello Games e P8G Studio sobre sua experiência em uma game jam. O William é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Aliás, eu tenho uma oportunidade para você: se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e saber mais sobre a Academia PDJ, não deixe de participar de uma aula online comigo! Você pode se inscrever por meio deste link. Continue lendo

Mestre em Física de Partículas conta quais foram as 3 Maiores Dificuldades em Desenvolver um Jogo Sozinho

Mestre em Física de Partículas conta quais foram as 3 Maiores Dificuldades em Desenvolver um Jogo Sozinho

Esse é um artigo convidado escrito pelo Jessé de Oliveira, sobre as dificuldades que ele enfrentou ao desenvolver um jogo sozinho. Jessé de Oliveira é Físico (assim como eu!), músico profissional e membro da Academia de Produção de Jogos. Você pode se conectar com ele pelo LinkedIn (clicando neste link) e conhecer mais sobre sua carreira profissional até o momento. Aliás, se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e saber mais sobre a Academia PDJ, não deixe de participar de uma aula online comigo! Você pode se Continue lendo

Quanto tempo leva para criar um jogo? Veja como medir sua produtividade

Quanto tempo leva para criar um jogo? Veja como medir sua produtividade

Você já se perguntou quanto tempo realmente leva para criar um jogo? Já sentiu como se o seu tempo estivesse escapando por suas mãos? Você quer otimizar o seu tempo para realizar o que realmente importa? Uma vez um Game Designer disse algo que me marcou. Ele falou que a coisa mais preciosa que temos é o tempo, e você tem que pensar tanto no seu tempo quanto no tempo que o jogador gasta da vida dele em seu jogo. A flecha do tempo foi Continue lendo

A Importância do Estudo das Cores no Desenvolvimento de Games

A Importância do Estudo das Cores no Desenvolvimento de Games

Este é um artigo convidado escrito pela Patrícia Tamega, onde será discutido o estudo das cores no desenvolvimento de games. Patrícia Tamega é Designer Gráfico e atua produzindo arte para jogos digitais. Você pode conhecer mais sobre o trabalho da Patrícia visitando o seu site ou seu perfil no LinkedIn. A Patrícia Tamega também é membro da Academia de Produção de Jogos, a nossa plataforma online com cursos, entrevistas, maratonas de desenvolvimento, palestras e muito mais. Aliás, se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e Continue lendo

Trilha sonora nos games: 3 lições para aprender com o jogo Undertale

Trilha sonora nos games: 3 lições para aprender com o jogo Undertale

O ano de 2015 trouxe muita trilha sonora e som de qualidade para todos os gostos no mundo dos games. Em especial, os efeitos sonoros do jogo Undertale chamaram a atenção da comunidade de música para jogos e também da mídia. Mas, o que você pode tirar de lição dessa trilha para aplicar em seu projeto? Antes de prosseguir, estamos falando de um caso raro em que o compositor fez o jogo. Isso mesmo: não estamos falando de um programador que aprendeu música no processo, Continue lendo

Será que seu jogo é divertido? Use o Facebook Analytics e obtenha respostas sinceras

Será que seu jogo é divertido? Use o Facebook Analytics e obtenha respostas sinceras

Uma pergunta que sempre passa pela cabeça dos criadores de game é: “será que meu jogo é divertido? ” Pense nisso: de que adianta investir em marketing, criar animações fantásticas, código otimizado e muito mais se o jogo é uma porcaria? Normalmente, a primeira coisa que fazemos é perguntar aos parentes e amigos: faça o teste e você verá que todos eles dirão que o jogo é bom, que você vai ficar rico, etc. Será que foram sinceros? Talvez. Mas, por que em vez de Continue lendo

Como acelerar seu processo de desenvolvimento de jogos utilizando o Asana

Como acelerar seu processo de desenvolvimento de jogos utilizando o Asana

Você já ficou perdido em sua caixa de e-mail em meio a mensagens sobre algum projeto de desenvolvimento de jogos? Essa situação se complica se você esta envolvido em vários projetos diferentes? Já teve problemas para rastrear alguma informação referente a uma tarefa? Vou te mostrar neste artigo uma sugestão de como melhorar a distribuição de atividades. Uma ferramenta que vai te possibilitar ser mais produtivo no desenvolvimento de jogos. Gerenciar projetos trocando e-mails é uma das formas mais improdutivas que existem para controlar a Continue lendo

Áudio na Construct 2: importação, formatos e performance

Áudio na Construct 2: importação, formatos e performance

Você já pensou nas músicas e efeitos sonoros do seu jogo? Sabe como adicioná-los ao seu projeto na Construct 2? Já sabe quais os formatos são suportados pelas plataformas onde seu jogo vai ser executado? Nota do Raphael – Se você quer aprender mais sobre áudio pra games, não deixe de conferir os dois artigos abaixo: 3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo Usando Áudio Dinâmico para Aumentar a Imersão do seu Jogo Para mais dicas sobre Construct 2, confira também o Continue lendo

Como criar um leaderboard em C# e estimular a competitividade entre os jogadores do seu game

Como criar um leaderboard em C# e estimular a competitividade entre os jogadores do seu game

Uma forma de tornar seu game mais divertido é criar um ranking. E neste artigo eu vou te ensinar como desenvolver um leaderboard para seu game um usando C#. Existem diversas ferramentas e provedores que podem ser utilizados para isso, pois você precisará manter a pontuação de seus usuários armazenadas em um servidor na nuvem. Eu gostava muito do Parse, mas talvez você já saiba que ele será desativado em janeiro de 2017 e obviamente é perigoso permanecer em um serviço que está com data Continue lendo