Práticas de Desenvolvimento

Será que seu jogo é divertido? Use o Facebook Analytics e obtenha respostas sinceras

Será que seu jogo é divertido? Use o Facebook Analytics e obtenha respostas sinceras

Uma pergunta que sempre passa pela cabeça dos criadores de game é: “será que meu jogo é divertido? ” Pense nisso: de que adianta investir em marketing, criar animações fantásticas, código otimizado e muito mais se o jogo é uma porcaria? Normalmente, a primeira coisa que fazemos é perguntar aos parentes e amigos: faça o teste e você verá que todos eles dirão que o jogo é bom, que você vai ficar rico, etc. Será que foram sinceros? Talvez. Mas, por que em vez de Continue lendo

Como acelerar seu processo de desenvolvimento de jogos utilizando o Asana

Como acelerar seu processo de desenvolvimento de jogos utilizando o Asana

Você já ficou perdido em sua caixa de e-mail em meio a mensagens sobre algum projeto de desenvolvimento de jogos? Essa situação se complica se você esta envolvido em vários projetos diferentes? Já teve problemas para rastrear alguma informação referente a uma tarefa? Vou te mostrar neste artigo uma sugestão de como melhorar a distribuição de atividades. Uma ferramenta que vai te possibilitar ser mais produtivo no desenvolvimento de jogos. Gerenciar projetos trocando e-mails é uma das formas mais improdutivas que existem para controlar a Continue lendo

Áudio na Construct 2: importação, formatos e performance

Áudio na Construct 2: importação, formatos e performance

Você já pensou nas músicas e efeitos sonoros do seu jogo? Sabe como adicioná-los ao seu projeto na Construct 2? Já sabe quais os formatos são suportados pelas plataformas onde seu jogo vai ser executado? Nota do Raphael – Se você quer aprender mais sobre áudio pra games, não deixe de conferir os dois artigos abaixo: 3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo Usando Áudio Dinâmico para Aumentar a Imersão do seu Jogo Para mais dicas sobre Construct 2, confira também o Continue lendo

Como criar um leaderboard em C# e estimular a competitividade entre os jogadores do seu game

Como criar um leaderboard em C# e estimular a competitividade entre os jogadores do seu game

Uma forma de tornar seu game mais divertido é criar um ranking. E neste artigo eu vou te ensinar como desenvolver um leaderboard para seu game um usando C#. Existem diversas ferramentas e provedores que podem ser utilizados para isso, pois você precisará manter a pontuação de seus usuários armazenadas em um servidor na nuvem. Eu gostava muito do Parse, mas talvez você já saiba que ele será desativado em janeiro de 2017 e obviamente é perigoso permanecer em um serviço que está com data Continue lendo

Usando Áudio Dinâmico para Aumentar a Imersão do seu Jogo

Usando Áudio Dinâmico para Aumentar a Imersão do seu Jogo

Como eu sempre lembro na minha palestra sobre áudio dinâmico para games, a música e efeitos sonoros que mudam de acordo com a ação do jogador ou mesmo que mudam de acordo com o enredo do jogo, são itens que somam pontos na imersão do jogo e também na diversão. Visando descomplicar esse assunto que muita gente enxerga como complicado, eu separei 2 exemplos onde o áudio dinâmico faz muita diferença não só na imersão, mas como na diversão e até na sensação de controle do jogador. Música Continue lendo

A arte de criar jogos: Aprenda a montar um cronograma de desenvolvimento para o seu jogo

A arte de criar jogos: Aprenda a montar um cronograma de desenvolvimento para o seu jogo

Olá! No meu artigo anterior, Aprenda a Criar Jogos com sua Própria Metodologia – O Guia Completo, eu comentei que iria citar ferramentas que vão auxiliar na implementação da sua metodologia de criar jogos. Vou te mostrar uma ferramenta online que vai ajudar a manter o planejamento do seu projeto e da sua equipe usando na prática uma metodologia de processo implementada. Ahh… Tenho um BÔNUS no final do artigo para você! Mas para conseguir aproveitar ao máximo seu presente, eu preciso que fique comigo até Continue lendo

Programando em Equipe na Unity: Exemplos Práticos de uso do SVN

Programando em Equipe na Unity: Exemplos Práticos de uso do SVN

No artigo Como utilizar o SVN com Unity e garantir rastreabilidade total de alterações em seu código fonte eu mostrei como criar uma conta em um servidor SVN, e também viram algumas operações básicas como checkout, update e commit. Neste post vou continuar a falar sobre o SVN na game engine, mostrando outros exemplos de recursos que vocês utilizarão com frequência, e, no final vou mostrar como eu uso o SVN no dia a dia para rastrear tempo/ custo e escopo de alterações. Uso de SVN por Continue lendo

3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo

3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo

Para quem não me conhece, eu sou o Thiago Adamo e esta é a minha primeira coluna no Produção de jogos! Eu respiro áudio para games, atuo profissionalmente na área desde 2008 (no estúdio PXLDJ Soundworks) e já fiz trilha para mais ou menos uns 40 jogos. Desde 2014 tenho um site especializado em ensinar a criar música e áudio para games, a Game Audio Academy. Nesta coluna quinzenal, eu darei dicas sobre áudio para games e falarei de referências importantes. Meu principal objetivo é Continue lendo

Como utilizar o SVN com Unity e garantir rastreabilidade total de alterações em seu código fonte

Como utilizar o SVN com Unity e garantir rastreabilidade total de alterações em seu código fonte

Se você é um desenvolvedor, seja em C#, VB.NET ou qualquer outra linguagem, e ainda não usa nenhum tipo de Sistema de Controle de Versão de Código Fonte eu recomendo que você faça isso já, pois são ferramentas poderosíssimas que irão aumentar muito a sua produtividade individual, e de sua equipe, bem como a rastreabilidade de alterações em seus códigos fontes. Existem diversas opções de sistemas de controle de versão de códigos fontes como: SVN (Subversion), GIT, CVS, Mercurial e outros. Você pode ler sobre Continue lendo

Aprenda a Criar Jogos usando sua Própria Metodologia – O Guia Completo

Aprenda a Criar Jogos usando sua Própria Metodologia – O Guia Completo

Você já se sentiu perdido ao tentar criar jogos completos? Você já se sentiu desorientado não sabendo onde está no caminho que já percorreu? Você já se sentiu desmotivado e não conseguiu concluir e publicar seu jogo? Você enfrentará esses grandes obstáculos na sua caminhada e o seu processo de produção vai definir se você terá sucesso no desenvolvimento do seu jogo. Mesmo que você já tenha conseguido algum sucesso sem utilizar nenhuma metodologia,  um processo de execução organizado pode trazer grandes benefícios para você Continue lendo

Como economizar muitas horas de trabalho através de automação de testes do seu jogo

Como economizar muitas horas de trabalho através de automação de testes do seu jogo

Meu nome é Rogério Ranieri, sou paulistano, químico e mestre em engenharia civil pela Universidade de São Paulo. Tenho cerca de 20 anos de experiência em desenvolvimento e gerenciamento de projetos de software onde pude trabalhar com equipes multidisciplinares em sistemas ERP e automação industrial. Hoje trabalho com desenvolvimento de sistemas para automação de laboratórios químicos e farmacêuticos e também como desenvolvedor de games, usando Unity e C#. Sobre a série de artigos Desenvolvimento de Games usando C# Este é o primeiro de uma série Continue lendo

Criando um novo jogo a partir de um gênero antigo com Horizon Chase

Criando um novo jogo a partir de um gênero antigo com Horizon Chase

(Este é um repost do Horizon Chase devblog, traduzido livremente) Oi! Meu nome é Felipe Dal Molin, eu sou o game designer do Horizon Chase. O Horizon Chase é um jogo de corrida retro, inspirado nos clássicos da era 8-bits e 16-bits, desenvolvido pela Aquiris Game Studio. O jogo foi lançado há dois meses exclusivamente para iOS e, até agora, tem recebido comentários e aceitação incríveis dos jogadores, sendo escolhido como Escolha do Editor da App Store, e ainda ganhando um lugar na capa da nova conta Continue lendo

Como Produzir Áudio para Games?

Como Produzir Áudio para Games?

Olá, seja bem vindo a mais um artigo do Produção de Jogos. Este é um artigo experimental, como ainda não tinha feito antes: vou resumir uma palestra inteira para você. O objetivo é que você consiga fazer uma leitura diagonal e pegar apenas os pontos que mais lhe interessa, ou usar o texto como uma revisão (caso você já tenha visto a palestra). A palestra escolhida dessa vez foi a que o Thiago Adamo deu na Campus Party 2015. Se você quiser assistir a palestra inteira, Continue lendo

A Fórmula da Jornada do Herói em 12 Passos Simples

A Fórmula da Jornada do Herói em 12 Passos Simples

Contar histórias faz parte da natureza humana. Há milênios pessoas contam histórias a outras para passar conhecimento. Antes da invenção da escrita, o conhecimento adquirido por toda uma geração era passado para a geração seguinte através de histórias. Histórias sobre medo, superação, redenção, humildade, perseverança, comprometimento, dedicação, ganância, e várias outras. Existem várias formas de se contar uma história, mas o modelo conhecido como “Jornada do Herói” é um dos mais convincentes e utilizados na história da humanidade. Uma das maneiras mais eficientes de passar Continue lendo

Os 26 melhores sites brasileiros sobre desenvolvimento de jogos (e 2 ebooks grátis!)

Os 26 melhores sites brasileiros sobre desenvolvimento de jogos (e 2 ebooks grátis!)

Um dos grandes problemas da internet é o excesso de informação. Com a facilidade crescente de colocar conteúdo na internet, cada vez mais nos deparamos com sites de péssima qualidade e artigos que não nos acrescentam nada. No meio de tanta informação, torna-se muitas vezes difícil encontrar conteúdo de qualidade. Aquele que realmente nos agrega algum valor, nos fazendo entender algo que antes não sabíamos ou conhecer uma coisa cuja existência tinha passado despercebida por nós. Conhecimento é informação organizada. Recentemente, eu encontrei uma figura Continue lendo

11 starter kits incríveis para você começar a produzir seus jogos (o #8 é meu preferido!)

11 starter kits incríveis para você começar a produzir seus jogos (o #8 é meu preferido!)

Quando ainda estamos no começo do nosso aprendizado sobre desenvolvimento de jogos, muitas vezes não sabemos por onde começar um novo projeto. Uma boa maneira de começar já com um “ponta-pé inicial” são os chamados starter kits: conjuntos de arquivos (scripts, áudios, texturas, etc) que funcionam como um jogo básico. Esses starter kits geralmente vêm com boa parte das funcionalidades básicas de um jogo, dando espaço para nossa criatividade adicionar elementos para tornar o jogo mais pessoal e interessante. Na verdade, alguns dos starter kits Continue lendo