Quem é Raphael Dias e quais são seus projetos atuais

Meu nome é Raphael Dias, sou carioca, 29 anos. Me formei em Física em 2008 na Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ.

Continuei meus estudos acadêmicos fazendo um Doutorado na mesma Universidade, focando na área de Computação Quântica.

Durante o doutorado, passei quase 1 ano na University of Edinburgh, no Reino Unido, trabalhando no meu projeto de pesquisa (sobre computação quântica baseada em medições).

Já apresentei meus trabalhos científicos no Canadá, País de Gales, Escócia, França e, claro, Brasil.

Durante o doutorado, também comecei a me interessar sobre desenvolvimento de jogos (por volta de 2010) e estudo sobre o assunto desde então.

Naquela época gastava praticamente todo meu tempo livre brincando na Unity e criando protótipos de jogos 🙂

Em 2013 terminei meu doutorado e comecei um pós-doutorado 2 meses depois.

Durante o pós-doutorado, eu já sabia que não queria seguir mais a carreira acadêmica.

Eu tinha decidido a minha carreira muito novo (entrei na faculdade com 16 e no doutorado com 21) e nunca tinha me dado tempo suficiente para refletir sobre o caminho que estava seguindo.

Afinal, em 10 anos qualquer pessoa muda (ou deveria mudar, eu acho). Novos interesses apareceram, outros diminuíram.

Em 2014, ainda durante o pós-doutorado, fundei o blog Produção de Jogos com dois objetivos principais:

  1. Colaborar com o desenvolvimento da industria de jogos no Brasil, criando conteúdo de qualidade, escrevendo ebooks, criando cursos e entrevistando os principais desenvolvedores do país, sempre com o objetivo de entender e passar ao público seus principais erros e acertos;
  2. Combinar em um lugar meus 3 principais interesses na época (que ainda são meus maiores interesses atualmente): Desenvolvimento de jogos, educação à distância e empreendedorismo.

Em outubro de 2014 terminei o pós-doutorado e, ao contrário do que todos esperavam, decidi investir 100% do meu tempo, foco e energia no crescimento do Produção de Jogos.

Essa foi a decisão mais difícil da minha vida e foi muito inspirada pela frase do Elon Musk (Fundador da Tesla, PayPal, SpaceX e OpenIA): “Quando algo é suficientemente importante, você faz mesmo que as chances não estejam a seu favor”.

Passei então a me dedicar integralmente ao Produção de Jogos, por acreditar que a missão por trás do projeto era uma pela qual valia a pena me dedicar.
Muita coisa legal aconteceu desde então. Algumas delas são:

  • Escrevi um ebook sobre carreira (resultado de muita pesquisa e dedicação) que tem hoje mais de 500 leitores e dezenas de elogios (“GAMEDEV – Fazendo carreira no mundo dos jogos digitais”);
  • Entrevistei dezenas de desenvolvedores para o PDJ Show sempre com um objetivo em mente: entender quais foram seus principais erros e acertos e passar isso de forma clara e informativa para os leitores do Produção de Jogos;
  • Recebi dezenas de convites para palestrar em eventos de games e tecnologia (nem sempre a agenda me permitiu aceitar, mas esse é um reconhecimento muito bacana);
  • Conheci pessoas incríveis e fiz várias amizades através do PDJ;
  • Fundei a Academia de Produção de Jogos, um programa 100% online baseado em 3 pilares: conhecimento (mini-cursos, palestras online), inspiração (entrevistas e estudos de caso) e comunidade (fórum exclusivo).

Desde sua fundação já entraram na Academia de Produção de Jogos centenas de pessoas incríveis. Algumas delas eu já entrevistei e outras gravaram vídeos contando sua experiência dentro da Academia PDJ.

Minha missão é ajudar quem quer desenvolver jogos a ter sucesso nessa empreitada. Para isso, estou no “modo aprendiz” todos os dias, aprendendo mais e mais sobre desenvolvimento de jogos, especialmente sobre a parte de negócios e marketing, por acreditar que essas são as principais deficiências do mercado brasileiro de games atualmente.

Uso minha experiência de 10 anos no ambiente acadêmico, 6 anos acompanhando a industria de jogos e 2 anos empreendendo para filtrar, compilar e produzir conteúdos de alto valor para o Produção de jogos.

Artigos selecionados:

Entrevistas selecionadas:

Não deixe também de visitar esta página com materiais educativos gratuitos.

No que estou focado agora? (Setembro, 2016)

Tão importante quanto uma página de “sobre” deveria ser uma página de “agora”.

Então nesta seção eu vou te manter atualizado sobre onde estou focando meu tempo atualmente:

  • Acompanhando e guiando os alunos da Academia de Produção de Jogos na nossa maratona de desenvolvimento de 12 semanas (02/09/16 até 25/11/16);
  • Estudando e desenvolvendo um curso sobre estratégias de marketing para jogos digitais (já com 60 alunos incríveis na fase beta). Inscrições atualmente fechadas, mas você pode entrar na lista de espera.
  • Produzindo entrevistas mensais para o PDJ Show;
  • Escrevendo novos artigos para o blog Produção de Jogos;
  • Lendo diariamente sobre vários assuntos relacionados a desenvolvimento de games (foco atual: marketing & business)
  • Em contato constante com amigos e possíveis parceiros de negócios (principalmente na área de games, mas não exclusivamente);
  • Voltando a acompanhar e a jogar xadrez diariamente (esse é um hobby antigo e intermitente);
  • Me obrigando a ficar pelo menos 1 dia por semana sem trabalhar (geralmente domingo) para recarregar as energias. Nesses dias costumo sair com amigos, ler, jogar video game, ver séries ou conhecer um lugar novo.
  • No mínimo 1 hora por dia estudo sobre desenvolvimento pessoal (foco atual: produtividade).

Essas são minhas prioridades. Digo “não” para quase todo resto. Acredito que uma vida de qualidade é construída com clareza de objetivos e foco na execução. Tenho me esforçado para seguir esse caminho.

Se minhas prioridades mudarem, eu vou atualizar esta página. Última atualização: Setembro, 2016.

Como entrar em contato comigo?

Atualmente é humanamente impossível responder os emails que recebo (chegando até 1.000 por mês), mas todos os emails são lidos por alguém da minha equipe (e, em alguns casos, eu pessoalmente respondo).

Com isso em mente, você pode entrar em contato através do email raphael arroba producaodejogos.com

Para falar diretamente comigo, a melhor maneira é através dos comentários deste blog. Sempre quando um novo artigo é publicado eu respondo a todos os comentários por pelo menos 1 semana após a publicação.

Se você já for membro da Academia de Produção de Jogos, dê preferencia a falar comigo através do nosso fórum privado. Eu leio e respondo tudo pessoalmente todos os dias.

Você pode me acompanhar através do Facebook ou Twitter. Para me dar um “oi”, faça-o pelo Twitter, pois nem sempre consigo lidar com a demanda no Facebook. Você pode também me adicionar no LinkedIn se quiser.

Se preferir, a minha lista VIP é um pouco mais especial (e com muito mais conteúdo).

  • Jerson

    Olá Raphael!
    Sou jornalista, e precisava do seu contato para sugestão de pauta. Se quiser, pode entrar em contato comigo em: jerson@target.inf.br. Um abraço!

  • Marcio Grecco Cavalcanti

    Olá Raphael, parabéns pelo carreira e pelo sucesso alcançado mesmo após tantas dificuldades, você merece!
    Tenho um interesse muito grande e mesmo após ter trabalhado muitos anos em multinacionais fora desse ramo eu não encontrei prazer algum. Tenho buscado algo ou alguém que possa me ajudar a entender esse ramo e entrar definitivamente em algo que além do dinheiro me dê prazer em fazer… Tenho algumas idéias de jogos mas ainda estou muito confuso em como começar isso é acho que você pode ser um excelente “guia” para alguém sem conhecimento algum mas com muita vontade de iniciar nessa área fantástica dos games. Parabéns pela iniciativa e muito sucesso a você nessa jornada!!! Abraços! (Espero ter a oportunidade de falar com você sobre esse assunto, seria muito importante pra mim).

  • raphael

    raphael por favor me tire uma duvida sobre direitos autorais..

    estou com ideia de criar um jogo usando o construct 2. mas estou com uma ideia de fazer um jogo de uma série que assisto.. não pretendo comercializar esse jogo nem ganhar nada com ele, quero fazer mais para aprendizado.. na pior das hipóteses esse jogo teria que ser cancelado neh?? não iria ter que responder a processo ou pagar alguma multa por isso??

    desde já agradeço 🙂