Construct 2: o Guia Completo

A Construct 2 é uma game engine (motor de jogo) para a criação de jogos digitais multiplataforma em 2D baseados em HTML 5. Ela permite criar games para smartphones, tablets, computadores, navegadores e também para o console Wii U.

A engine foi criada pela empresa Scirra e lançada para o público em 2007. Ela pode ser perfeitamente usada por pessoas que não sabem programar: de desenvolvedores independentes a professores, estudantes, designers e empresas.

Aqui no Produção de Jogos nós temos uma série de materiais sobre Construct para você estudar.

Para começar, confira o artigo abaixo. Vai lá, eu te espero! Depois é só voltar pra cá…

> Construct 2 – Conhecendo a game engine

E caso você ainda não saiba exatamente o que uma game engine faz, eu recomendo a leitura do artigo abaixo:

Sistemas suportados

A engine funciona apenas nas versões do sistema operacional da Microsoft. Confira os requisitos recomendados para rodar o programa em seu PC:

Sistema operacional: Windows XP/ Vista/ 7/ 8

Processador:  2 GHz dual core

Memória: 2 GB RAM

Gráficos: qualquer placa nVidia ou AMD com os drivers atualizados

HD: 5 GB de espaço livre

Para quais plataformas a Construct 2 desenvolve

A Construct 2 permite exportar jogos para os seguintes dispositivos/ sistemas:

  • Web (HTML 5)
  • Wii U
  • iOS
  • Android
  • Windows Phone 8
  • Blackberry 10
  • Windows
  • Mac OS X
  • Linux
  • Firefox Marketplace
  • Tizen
  • Facebook
  • Chrome Web Store
  • Amazon Appstore

Quanto custa a Construct 2?

O programa possui uma versão gratuita e duas versões pagas: a Personal License e a Business License.

A Personal License, recomendada para desenvolvedores independentes e para usuários amadores, sai por R$439,99. Já a Business License, indicada para empresas com alto faturamento, o preço é de R$1.449,99. E ao contrário de muitos programas desse tipo, o pagamento da engine é feito uma única vez, e não mensalmente.

Quem opta pela versão gratuita da Construct terá alguns dos recursos da engine limitados, como o suporte para jogos multiplayer. Com essa edição também não é possível criar games para Android, iOS, Windows, Mac OS X, Linux, Wii U e Amazon Appstore.

Além das licenças pagas, a engine também oferece uma série de funcionalidades extras com plug-ins, pacotes de gráficos e outras ferramentas que custam, em média, R$20.

Clique neste link para baixar a versão gratuita da Construct.

Recursos da Construct 2

Com uma interface visual bem fácil de usar, a Construct permite que o desenvolvedor arraste para sua área de trabalho todos os itens e funções que ele deseja colocar em seu projeto.

Então, é possível arrastar, soltar e redimensionar todos os objetos e efeitos visuais aplicados, bem como mudar suas propriedades diretamente na tela, sem necessidade de escrever linhas de código.

Há ainda um editor de imagens integrado para fazer ajustes rápidos em gráficos, um sistema fácil para criar eventos e recurso para adicionar comportamentos (behaviors) a objetos.

O programa usa Javascript como linguagem padrão para criação de plug-ins e comportamentos (behaviors).

Jogos já criados com a Construct 2

É importante reforçar que a Construct é uma engine de desenvolvimento de games em 2D e, por isso, alguns desenvolvedores podem ficar limitados caso queiram explorar alguns estilos de games. O RPG é um exemplo: o desafio para criar um game desse tipo com o programa será bem maior, mesmo que a engine seja uma das mais fáceis para criar jogos.

Para ter uma ideia do que é possível criar com a Construct, um dos games de sucesso já feitos com ela é o Mortar Melon, um “fruit shooter” desenvolvido pela Mudvark.

mortar-melon-construct-2

Outro exemplo é o game de plataforma em estilo árcade chamado CoinOp Story, do desenvolvedor indie Kamizoto.

CoinOp-story-construct-2

Como começar a desenvolver jogos com a Construct

Conforme já mencionamos, não é preciso ter conhecimentos sobre programação e nem ser expert em games para começar a criar um jogo com essa engine.

Além dos tutoriais, do manual e do fórum oferecido pela Scirra, criadora do programa, você pode acompanhar os tutoriais criados pelo nosso colunista Gustavo Larsen, desenvolvedor já experiente nessa plataforma.

Se você quiser criar um game de plataforma, por exemplo, dê uma olhada nos seguintes links:

>  Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: conheça o Plataform Behaviour

>  Como criar um jogo de plataforma na Construct 2: aprendendo o Solid Jump e Jump-Thru

Não se esqueça também de que existem técnicas de renderização e de desenvolvimento que o ajudam a ter um melhor desempenho ao rodar seu jogo nas diversas plataformas para onde ele será exportado. Siga os passos do artigo abaixo para saber mais sobre este assunto:

> Como melhorar a performance do seu jogo na Construct 2

Como gerenciar projetos na Construct

A essa altura, você deve estar se perguntando sobre como a Construct armazena todos os objetos, funções, efeitos e gráficos em seu computador.

A engine suporta duas formas para salvar seu projeto: são as extensões de arquivo .caproj e .capx. E elas podem ser convertidas entre si e até para .zip. Veja no link abaixo como escolher o formato mais adequado para seu projeto:

> Salvar projetos na Construct 2: conheça duas formas de guardar os arquivos de seu game

Backups

Além de saber a forma adequada de salvar seu projeto, também é preciso aprender como guardar cópias de segurança de seu game para que nada seja perdido caso seu PC apresente algum problema durante processo de desenvolvimento do jogo.

É aí que vem uma vantagem: a Construct permite criar backups automáticos de seus projetos. Confira neste tutorial completo:

> Configurando Backups Automáticos na Construct 2

Dicas para desenvolver jogos na Construct

Agora que você já conhece a Construct, é hora de ficar de olho nas dicas para aprimorar o desenvolvimento de seu projeto.

Além dos artigos aqui no site, que sempre serão atualizados nessa página, a equipe do Produção de Jogos também possui materiais especiais sobre game engines.

Confira: