Construct 2 – Conhecendo a game engine

0 Flares 0 Flares ×

construct 2

Olá! Se você quer desenvolver um jogo digital, porém acha que isso não é possível por não saber programação, você vai gostar de ler o que vem a seguir.

Neste artigo será apresentada a Construct 2, uma ferramenta de criação de jogos 2D que não requer conhecimento de programação.

Para obter dicas para desenvolver nessa game engine, confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2.

O que é a Construct 2 e como ela funciona

construct2

De forma extremamente resumida, a Construct é um software criado para desenvolvimento de jogos digitais, popularmente conhecida como game engine.

Ela foi projetada especificamente para criação de jogos 2D baseados em HTML 5, no qual não exige do usuário o conhecimento de programação, apenas lógica e que te permite exportar para diversas plataformas.

Toda a programação de um jogo na Construct é feita de modo visual utilizando o conceito de evento e ações, onde para cada evento temos uma ou mais ações.

Uma das suas principais características é o desenvolvimento extremamente rápido de um jogo, pois ela vem nativamente preparada com componentes e comportamentos prontos para uso.

Basta você criar um objeto, adicionar um comportamento para ele e programar seus eventos e ações tudo de forma visual.

Versões disponíveis

A Construct 2 está disponível em 3 versões: Free, Personal e Business

Versão free (gratuita)

É uma versão que você pode baixar sem custos para que você possa aprender, conhecer e criar seus jogos na Construct.

Esta versão possui algumas limitações como:
● A impossibilidade de que você venda seu jogo;
● Recursos limitados de usos de camadas, eventos e efeitos especiais;
● Bloqueio de exportação do seu jogo para rodar em multiplataformas como Android, iOS, PC ou Wii U.

Na versão gratuita é permitido apenas exportar para HTML 5, possibilitando que seu jogo seja executado nos navegadores como Chrome, Firefox, Internet Explorer, entre outros.

Sendo assim, com seu jogo exportado para HTML 5 e rodando em navegadores, você pode publicá-lo no Facebook desde que ele esteja hospedado em um domínio https e que você possua uma conta de desenvolvedor no Facebook. Mas isso será assunto para um próximo artigo.

Versão Personal e Business (pagas)

Estas são as versões pagas da Construct. Ambas possuem os mesmos recursos, mas o que difere estas duas versões é o uso comercial.

Você pode utilizar a versão Personal até obter uma receita máxima de US$ 5000,00 (cinco mil dólares). Este é um valor total, não é mensal nem anual. Uma vez atingido esse limite você teria que migrar para versão Business para continuar a gerar receita com seus jogos.

Onde baixar ou comprar

Existem 2 locais onde você pode baixar a versão gratuita ou comprar as versões pagas. Um deles é no próprio site da Scirra ou pela Steam.

Existe uma pequena diferença de valor entre a Steam e o site da Scirra. Até o presente momento que este artigo está sendo escrito, na Steam o valor da Construct custa poucos dólares menos, além da possibilidade, para nós brasileiros, do pagamento parcelado através do PagSeguro/BoaCompra

Alguns jogos feitos com a Construct

Como a Construct 2 é uma ferramenta para produção de jogos 2D, todos os jogos desenvolvidos nela são de desenvolvedores independentes. Abaixo você confere alguns dos jogos que estão showcase na própria página da Scirra.

The Next Penelope

construct 2

Um impressionante exemplo das capacidades da Construct 2. Um bonito e emocionante jogo arcade de corrida com a mitologia grega como tema.

CoinOp Story

game-engine-construct

Em um futuro próximo, todas as máquinas de fliperama foram deixadas em um enorme depósito de lixo. O mundo Jamma está morrendo. Felizmente, uma máquina de fliperama, chamada Gen, é trazida de volta à vida por um relâmpago repentino.

Super Ubie Land Remix

construct-jogo

Um divertido e desafiador jogo de plataforma que foi inspirado pelos clássicos! Uma carta de amor para os fãs que desejam continuar a jogar jogos de plataforma 2D semelhantes aos que todos nós conhecemos.

Publique seu jogo de forma fácil e gratuita

scirra-arcade

Pensando nos seus usuários, a Scirra disponibiliza uma página especialmente para que os milhões de desenvolvedores que usam a Construct – foram mais de 2.775.000 downloads até agora – possam publicar seus jogos para que outros possam jogá-los. Você pode conferir mais jogos e testá-los em www.scirra.com/arcade

Se você tem um jogo criado, você também pode publicá-lo lá. Basta se cadastrar e fazer o upload seguindo as instruções disponíveis na página.

Avaliando a Construct

Ela realmente é para qualquer pessoa?

No meu caso, eu já possuo experiência com programação e já havia tido contato com a Unity 5. Quando comecei a experimentar a Construct 2, realmente ela se mostrou extremamente fácil de se trabalhar.

Para casos que eu precisei pesquisar, tudo foi encontrado de forma rápida nos tutoriais disponíveis no próprio site. Então acredito que sim, qualquer um com um pouquinho de dedicação, mesmo sem saber programação, pode desenvolver um jogo 2D simples em pouco tempo.

Como é a comunidade?

Por trás da Construct existe uma comunidade bastante ativa, que posta tutoriais que são mantidos pela própria Scirra. Além disso, os desenvolvedores estão sempre lançando atualizações e melhorias.

Se você for conferir o histórico de atualizações, desde a criação até hoje, foi lançada pelo menos um release por mês, o que significa que a Construct 2 está constantemente recebendo melhorias e correções.

Devo ou não comprar uma versão da Construct 2?

Se você está recém começando com a Construct ou é novato no desenvolvimento de jogos, minha sugestão é que você baixe a versão gratuita.

Ela é robusta o suficiente para que você aprenda a usar a ferramenta e construa pequenos projetos. Mais para a frente, se você se sentir confortável e tiver certeza que esta ferramenta atenderá as suas necessidades, compre.

Posso fazer qualquer jogo com ela?

Não, pois você não poderá fazer jogos 3D, mas poderá fazer quase todos os jogos que quiser em 2D. Tenha em mente que a Construct é uma ferramenta que facilita e muito a criação dos jogos, mas ela também não torna projetos complexos em projetos simples.

Se você quiser criar um RPG por exemplo, você pode, mas nem por isso será uma tarefa simples só por que você optou por usar a Construct ao invés de outra engine.

Se você se interessou e quer aprender a criar seus jogos com a Construct 2, faça o download e divirta-se tirando suas ideias do papel.

Agora eu quero saber de você:

Você já desenvolveu um jogo usando a Construct 2?

Se sim, o que achou?

Se não, qual foi o motivo?

Comente abaixo pra continuarmos a discussão sobre Construct 2! 🙂

Confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2