Stencyl: Crie Jogos sem Programar [Guia Completo 2018]

0 Flares 0 Flares ×

Se você procura uma game engine simples, intuitiva e que não exige conhecimento de uma linguagem de programação, a Stencyl pode ser uma excelente opção para você criar jogos 2D.

Uma das grandes vantagens da Stencyl é que você não precisa saber programar para utilizá-la.  Sabendo o básico de lógica, você pode combinar blocos visuais para determinar o comportamento de personagens e objetos do seu jogo.

Esse programa ainda te permite criar jogos para várias plataformas, como iOS (iPhone e iPad), Android, Windows, Mac, Linux e Web.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

Conhecendo a Stencyl: funcionalidades, versões, e plataformas

A Stencyl é um programa para criar jogos que não necessita de programação, ou seja, só com noções de lógica você já consegue criar jogos 2D tipo RPG, estratégia, plataforma, entre outros.

O funcionamento é bem simples e você consegue criar um jogo basicamente arrastando e conectando blocos na tela, que determinam o comportamento dos personagens e objetos no jogo:

A maioria dos jogos feitos na Stencyl é composto por quatro tipos de blocos visuais:

  • Actors (atores): Um Actor pode ser o jogador, um inimigo ou qualquer objeto do jogo. Um Actor geralmente toma a forma de uma imagem, ou série de imagens, criando uma animação. Por exemplo, em um jogo como Sonic, o próprio Sonic seria um ator, cada inimigo seria um ator, assim como os objetos de cada cena;
  • Scenes (Cenas): Um jogo geralmente possui várias Scenes. Alguns exemplos de Scenes são: a tela inicial do jogo, a tela de game over e cada fase do jogo;
  • Behaviors (Comportamentos): Behaviors são comportamentos pré-configurados que você pode associar aos atores e cenas do seu jogo. Você também pode criar seus próprios Behaviors (para tornar seu jogo único) e reutilizá-los quantas vezes quiser no game;
  • Events (Eventos): Events são blocos customizados de comandos que você pode associar a um actor no seu jogo.

Um ponto positivo dessa engine é que ela possui um conjunto de ferramentas que facilitam muito a construção de mundos, como ferramenta de seleção, zoom, ajuste de grade e preenchimento etc.

Também possui ferramentas interessantes para a criação de personagens com as quais você poderá ajustar as aparências, comportamentos e propriedades físicas de seus personagens.

Essa game engine está disponível em três versões, sendo elas:

  • Starter: versão gratuita que permite publicar para Web. É licenciada apenas para uso pessoal e individual, sendo permitido publicar jogos em Flash. Essa versão permite testar o jogo em outros formatos, mas não permite a publicação.
  • Indie: versão paga (US$ 99/ano) que permite publicar para Web e Desktop.
  • Studio: versão paga (US$ 199/ano) que permite publicar para iOS, Android, Web e Desktop.

Portanto, se você quiser exportar o jogo apenas para Web, pode fazer o download no site da Stencyl e começar a criar seus jogos (mais sobre isso abaixo). Caso queira exportar para Android, IOS e Desktop, você precisará comprar a licença.

Vale notar que, independente da versão escolhida, você não precisa pagar royalties dos seus jogos publicados para a Stencyl (como é comum com outras ferramentas).

Primeiros passos com a Stencyl

Antes de fazer o download da game engine, verifique se seu computador tem os requisitos listados abaixo.

Requerimentos mínimos:

  • Mac OS X 10.9 (Mavericks);
  • Windows 7;
  • Ubuntu 10.04;
  • Java 8 ou posterior.

Requisitos Recomendados:

  • Mac OS X 10.11 (El Capitan) ou posterior;
  • Windows 10 ou posterior;
  • Ubuntu 12.04 ou posterior.

Depois de verificar se seu computador tem os requisitos mínimos de funcionamento para rodar a Stencyl, vamos fazer o download da ferramenta. Para isso, acesse http://www.stencyl.com/ e clique em Download Stencyl, no canto superior direito.

Você será redirecionado para a página de download. Agora, escolha se quer baixar para Mac, Windows ou Linux e clique para iniciar o download da engine.

Para instalar, basta clicar no executável baixado e escolher o local onde quer salvá-lo no seu computador.

Importante: como os jogos da versão web rodam em flash, é necessário ter o flash player instalado. Caso não tenha e queira baixa-lo, acesse essa página e escolha a opção condizente com as especificações do seu sistema operacional.

Após os passos iniciais de download e instalação, clique no executável para abrir o programa. Quando acessar o programa pela primeira vez, será necessário cadastrar um login e senha.

A interface da game engine é bem simples e intuitiva:

Clique em ‘Create New Game…’ e, na sequência, escolha o tipo de jogo que quer criar e para qual dispositivo.

Na versão gratuita temos apenas a opção de criar um blank game para rodar na web.

Siga os passos indicados na tela, como mostrado abaixo:

Vamos testar a utilização dessa engine?  A engine oferece alguns exemplos de games e kits que você pode baixar e testar. O bacana é que você pode usar esses modelos gratuitos como base para criar seus jogos, pois permitem edição.

Agora acesse a página de sample games da Stencyl e escolha um dos modelos de games disponíveis e faça o download.

Veja alguns:

Feito o passo acima, agora abra o programa Stencyl. Na lateral superior direita, clique em ‘Import Game…’. Note que será aberta uma caixa para que você abra o arquivo do modelo de game baixado. Localize a pasta onde salvou o arquivo, clique nele e, na sequência, clique em abrir. Pronto! Seu modelo aparecerá no editor.

Agora, clique (double click) no game e, em seguida, clique em ‘editar’ localizado na lateral inferior direita.

A documentação disponibilizada no site da engine é muito rica e conta com tutoriais bem elaborados sobre como utilizar os recursos. Basta acessar essa página e clicar em ‘Table of Contents’ no menu superior esquerdo.

Um ótimo tutorial de Stencyl pra você começar

Achar bons tutoriais de Stencyl pode ser tarefa difícil. Para você não perder horas e horas tentando achar algo realmente bom, eu selecionei um ótimo mini-curso pra você começar (80 minutos no total):

Como Criar Um Jogo Sem Programação – Parte 1:

Como Criar Um Jogo Sem Programação – Parte 2:

Jogos interessantes feitos no Stencyl

Um exemplo de jogo que utilizou a Stencyl é o Impossible Pixel, da 99 Up Games, disponível para iOS. É um jogo de plataforma, retro, que foi criado sem precisar de programação:

Confira também alguns outros jogos interessantes criados na game engine Stencyl:

(Super Dangerous Dungeons – jogue aqui)

(WRASSLING – jogue aqui)

(Duke Dashington Remastered – jogue aqui)

(Heart Star – jogue aqui)

Comparando a Stencyl com outras game engines

Escolher uma game engine para criação de indie games não é uma tarefa simples.

Você precisa considerar se o jogo será 2D ou 3D, se é necessário saber programar ou se apenas lógica de programação é o suficiente, se a game engine precisa ser gratuita ou pode ser paga, se é a ferramenta possui recursos integrados, como física e editor de animação, se a interface é amigável e simples, se é leve e fácil de otimizar, entre tantos outros aspectos.

Portanto, antes de escolher a game engine você precisa saber a finalidade do jogo que quer criar e as ferramentas e recursos que precisará.

A Stencyl, por exemplo, é escrita em Haxe, ou seja, usa uma linguagem multiplataforma semelhante a C++, C# e Action Script, tem um bom desempenho e utiliza o mesmo código para exportar em código nativo para Android, iOS e Desktop.

Contudo, essa engine é voltada para criação de jogos 2D, o que a deixa em desvantagem comparada a outras engines que permitem a criação tanto de jogos 2D quanto 3D.

Tanto o Stencyl quanto o Scratch têm o recurso de arrastar e soltar blocos e são bem semelhantes. Inclusive, o conceito de ‘building blocks’ do Stencyl foi baseado no Scratch. O diferencial é que o Stencyl tem mais recursos.

A Unity, por exemplo, permite criar jogos em 2D ou 3D com diversos estilos de gráficos e mecânicas e para diferentes plataformas. Muitos jogos famosos, como Angry Birds 2, Bad Piggies, Roller Coaster Tycoon World e até o Pokemon GO foram criados com ela.

No mesmo nível da Unity, temos a Unreal, em código C++, que é uma engine bem completa e com uma excelente qualidade gráfica. Contudo, com todo esse poder de criação vem também a complexidade, o que faz a Unreal ter uma curva de aprendizado mais acentuada.

O LibGDX é um motor 2D e 3D, que não precisa de emulação, mas falta documentação e bons tutoriais.

A Contruct, outra game engine bastante utilizada, tem interface amigável, bom desempenho, não precisa saber programação e a comunidade é boa. A versão paga é mais viável, pois a free é limitada.

A Game Maker Studio possui diversos recursos e ferramentas, também não precisa saber programação para criar jogos multiplataforma. Contudo, a versão free é muito limitada.

O RPG Maker também é uma game engine bastante utilizada por desenvolvedores indie, já que permite criar jogos com rapidez, além da facilidade para criar DLC, que são recursos adicionais que o usuário pode baixar para seus jogos, como mapas, novas fases, kit de personagens novos, roupas etc.

A Godot é uma engine open source com grande potencial, permite a criação de jogos 2D e 3D. Permite as linguagens C++, GD Script e Visual, nesse caso é necessário saber o básico de programação. Possui recursos integrados, como física e editor de animação. Ela é leve, mas por outro lado a otimização é um pouco complicada.

Aprenda a escolher a melhor Game Engine pro seu jogo

Escolher a game engine mais adequada para você e seu projeto é uma grande decisão e pode ser que a Stencyl não seja a melhor opção.

Existem dezenas de opções no mercado e para te ajudar nessa tarefa, eu preparei um ebook gratuito onde eu mostro como você pode escolher a melhor game engine para o seu jogo.

Baixe o ebook clicando no botão abaixo e evite perder semanas ou meses tentando tomar essa decisão:

botao-ebook