Ferramentas

O caminho para fazer um jogo melhor, mais divertido ou que tem um maior sucesso de público, não é aprender tudo sobre determinada ferramenta. Lembre-se sempre: a ferramenta não faz o artista. Mas, é claro, sem as ferramentas não dá para nem começar. Nesta página você encontrará artigos sobre diversas ferramentas utilizadas para fazer um jogo, incluindo as mais conhecidas game engines.

Qual é a MELHOR Game Engine para Desenvolver Jogos?

Qual é a MELHOR Game Engine para Desenvolver Jogos?

Nos últimos anos vem acontecendo uma verdadeira democratização do desenvolvimento de jogos. E hoje em dia temos acesso gratuito a ferramentas de ponta do mercado. Com apenas alguns cliques, um leigo utilizando a ferramenta correta consegue fazer o que há duas décadas requeria um programador habilidoso. Essa democratização se deu especialmente pelo ganho de escala das game engines. Com versões cada vez mais baratas e até mesmo gratuitas, hoje qualquer pessoa tem acesso a poderosos programas para criar jogos. Game engines como a Unity, Unreal, Continue lendo

Unity – Guia Completo sobre a Game Engine

Unity – Guia Completo sobre a Game Engine

Se você já pesquisou algo como “programas para criar jogos” ou “game engines” na internet, provavelmente encontrou muitas referências sobre Unity. Não é à toa que ela é sempre citada quando se fala nesse assunto: segundo o site de notícias de tecnologia The Next Web, a engine domina 45% do mercado global de games. E, segundo a própria empresa desenvolvedora da ferramenta, 34% dos 1.000 maiores jogos mobile gratuitos são feitos com ela. Essa enorme popularidade faz jus à sua capacidade: a game engine permite Continue lendo

Unity Asset Store: como baixar assets para seu jogo ou lucrar vendendo suas próprias criações

Unity Asset Store: como baixar assets para seu jogo ou lucrar vendendo suas próprias criações

Quem conhece a game engine Unity provavelmente já sabe que ela serve para juntar todos os elementos de um game em um único programa a fim de facilitar o desenvolvimento de um jogo, entre eles os gráficos, modelos 3D, trilhas sonoras, scripts, entre outros. E uma forma fácil e prática de encontrar muitos desses itens para seu projeto é utilizando a própria Unity Asset Store. Em lojas de assets como a Unity Asset Store é possível baixar itens diversos para compor as partes de um Continue lendo

Como escolher um bom programa para criar jogos: análise de funcionalidades, recursos e muito mais

Como escolher um bom programa para criar jogos: análise de funcionalidades, recursos e muito mais

Quem está querendo entrar no mundo do desenvolvimento de jogos se depara com uma questão muito comum no início, que é: o que é e onde encontrar um bom programa para criar jogos? Conhecidos por game engines (em português, motores de jogos), esses programas permitem que desenvolvedores independentes e grandes estúdios criem e publiquem seus jogos de maneira mais fácil. Quer saber qual a melhor forma de escolher um programa para criar jogos? Continue lendo este artigo e confira: Como funciona um programa para criar jogos Em Continue lendo

Como desenvolver jogos para Nintendo Switch?

Como desenvolver jogos para Nintendo Switch?

Desenvolver para consoles é o sonho de muitos desenvolvedores. E com o Nintendo Switch não é diferente. Apesar de ainda ser necessário conseguir licenças e devkits especiais para desenvolver para consoles como Playstation 4, Xbox One e qualquer outro, uma grande vantagem é que as game engines que já fazem parte do arsenal dos desenvolvedores costumam também exportar para consoles. Quais game engines então podem ser usadas para criar jogos para o Nintendo Switch? Continue lendo este artigo para saber quais game engines suportam desenvolvimento para Continue lendo

Pixel Art: Tudo que Você Precisa Saber para Começar

Pixel Art: Tudo que Você Precisa Saber para Começar

Quem cresceu jogando games clássicos de Atari ou Super Nintendo sempre acaba sentindo um pouco de nostalgia quando se depara com jogos que possuem gráficos em pixel art, ou as famosas imagens “pixeladas”. Mas, a verdade é que esse estilo de arte está longe de ser utilizado apenas nos jogos mais antigos. Hoje consolidado entre os diversos outros estilos, o pixel art está presente em lançamentos de grandes estúdios e de desenvolvedores independentes, além de ter um processo de criação que pode ser tão complexo Continue lendo

Unreal Engine – Guia Completo para Iniciantes

Unreal Engine – Guia Completo para Iniciantes

Quando se fala em desenvolvimento de jogos, um dos programas mais lembrados por muitos gamers e desenvolvedores é a Unreal Engine, lançada pela famosa produtora e editora de jogos eletrônicos Epic Games. E não à toa. Afinal, a game engine está por trás de famosas franquias como Unreal Tournament, BioShock, a série Chronicles do Assassin’s Creed, Batman e Borderlands, e hoje está disponível para milhares de desenvolvedores e estúdios de games do mundo inteiro para criarem seus próprios jogos de sucesso. Para ver a lista Continue lendo

Como criar uma cena de loading com barra de progresso na Unity

Como criar uma cena de loading com barra de progresso na Unity

Este é um artigo convidado escrito por Leonardo Thurler sobre como criar uma cena de loading com barra de progresso na Unity. Leonardo é cientista da computação e trabalha com análise de sistemas, desenvolvendo jogos em seu tempo livre. Ele também é aluno da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. O Leonardo já escreveu outros dois mega posts aqui no Produção de Jogos: Como Calcular o Tamanho da Câmera Ortográfica na Unity Continue lendo

RPG Maker: O Guia Completo

RPG Maker: O Guia Completo

O primeiro passo para quem deseja começar a criar um jogo do zero é escolher e aprender sobre a game engine adequada para o estilo de seu projeto. Para quem não sabe, uma game engine (motor de jogo), consiste em um conjunto de ferramentas capazes de facilitar o desenvolvimento de um jogo. Geralmente, esses programas possuem desde recursos para criação de funções gráficas até opções para acrescentar física aos objetos, trilhas sonoras, entre outras ações. Quem já pesquisou sobre motores para jogos com certeza já Continue lendo

Como criar um ranking online na Unity usando a PlayFab e o Facebook

Como criar um ranking online na Unity usando a PlayFab e o Facebook

Este é um artigo convidado escrito por Leonardo Thurler sobre como criar um ranking online multiplataforma utilizando a integração do Facebook e da Playfab na Unity, que é uma das game engines mais utilizadas por desenvolvedores atualmente. Leonardo é cientista da computação e trabalha com análise de sistemas, desenvolvendo jogos em seu tempo livre. Ele também é aluno da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. O Leonardo já escreveu outro artigo aqui Continue lendo

Unity EditorWindow: Personalize sua Tela e Crie Frameworks Dentro da Unity

Unity EditorWindow: Personalize sua Tela e Crie Frameworks Dentro da Unity

Este é um artigo convidado escrito pelo Gabriel Marinho sobre como personalizar a Unity utilizando o Unity EditorWindow. Gabriel é de Campinas, ele trabalha como programador C# e desenvolve seus jogos usando a Unity, que é hoje uma das game engines favoritas pelos desenvolvedores. Ele também é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas, maratonas de desenvolvimento e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Neste artigo, o Gabriel mostra como você pode personalizar sua própria tela na Unity Continue lendo

Tilemaps na Construct 2: Como Usar o Tiled Map Editor

Tilemaps na Construct 2: Como Usar o Tiled Map Editor

No artigo de hoje vou mostrar como é possível utilizar a ferramenta Tiled Map Editor para criar uma fase baseada em Tilemaps para um jogo 2D e também como importá-la para o projeto na Construct 2. Espero que você tenha gostado das dicas do vídeo, e gostaria que você deixasse nos comentários o que você achou da ferramenta e se você já utiliza em seus projetos. Caso queira me acompanhar nas redes sociais, fica aqui meu Twitter: @guslarsen. Um abraço e até a próxima! 😉

[eBook] 34 Ferramentas para Desenvolver Jogos no Linux

[eBook] 34 Ferramentas para Desenvolver Jogos no Linux

O Brasil é reconhecido como o quarto maior consumidor de games do mundo, chegando a gerar mais de US$1 bi em faturamento em 2015. E com tantas ferramentas gratuitas disponíveis para criação de jogos, os desenvolvedores têm uma infinidade de públicos e estilos de games para explorar esse mercado. Contudo, esse leque pode ser um tanto restrito para quem desenvolve em sistemas Linux. Uma breve pesquisa no Google sobre ferramentas para criar jogos, por exemplo, resulta em informações muito rasas e, em grande parte, desatualizadas. Continue lendo

Construct 2: Facilidades e Limitações na Produção de Games

Construct 2: Facilidades e Limitações na Produção de Games

Este é um artigo sobre Construct 2 escrito pelo Valter Pilares, engenheiro de automação e desenvolvedor independente de jogos. O Valter Pilares também é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Eu tive o prazer de conhecer pessoalmente o Valter em um encontro da Academia de Produção de Jogos no começo de 2016: Foi nesse encontro que o Valter me falou sobre o jogo que ele estava desenvolvendo na Construct 2 Continue lendo

Como Calcular o Tamanho da Visão da Câmera Ortográfica no Unity

Como Calcular o Tamanho da Visão da Câmera Ortográfica no Unity

Este é um artigo convidado escrito pelo Leonardo Thurler sobre a câmera ortográfica na game engine Unity. Leonardo é um cientista da computação que atualmente trabalha como analista de sistemas e desenvolve games no seu tempo livre. Ele é membro da Academia de Produção de Jogos, nosso treinamento online com cursos, entrevistas e uma comunidade incrível de desenvolvedores de games. Neste artigo o Leonardo Thurler vai te ensinar a calcular o tamanho adequado de visão da câmera ortográfica no Unity – algo essencial para jogos Continue lendo

Construct 2 e Telas Sensíveis ao Toque: Configurando os Controles do Seu Jogo Mobile

Construct 2 e Telas Sensíveis ao Toque: Configurando os Controles do Seu Jogo Mobile

É errado assumir que todos que acessam a internet possuem um mouse e um teclado a sua frente, pois muitas pessoas estão navegando em seus smartphones ou tablets. Ou seja, por meio de dispositivos touchscreen. Então, quando você for criar um jogo para a web é preciso levar isso em conta. E na Construct 2, uma das game engines mais utilizadas, isso pode ser resolvido de maneira fácil. Substituindo o clique do mouse pelo Touch na Construct 2 Se você está projetando um jogo especificamente Continue lendo

Salvar projetos na Construct 2: conheça duas formas de guardar os arquivos de seu game

Salvar projetos na Construct 2: conheça duas formas de guardar os arquivos de seu game

Olá pessoal! No artigo de hoje vamos ver como salvar projetos na Construct 2. Existem dois tipos de formatos para salvar seu projeto. Eles não afetam a funcionalidades do jogo como um todo, mas têm diferentes vantagens e desvantagens durante a sua construção. Confira também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2. Salvar projetos na Construct 2 em estrutura de pastas Uma das formas é salvar o projeto como estrutura de pastas. Esse procedimento armazena diferentes partes do projeto em arquivos. Continue lendo

Como criar um jogo de plataforma na Construct 2: aprendendo o Solid Jump e Jump-Thru

Como criar um jogo de plataforma na Construct 2: aprendendo o Solid Jump e Jump-Thru

Olá pessoal, este é o segundo artigo sobre como criar um jogo de plataforma usando os Behavious da Construct 2, uma das game engines mais populares entre os desenvolvedores. Não se esqueça de conferir também o ebook gratuito: 12 Dicas Matadoras Para Criar Jogos na Construct 2. Como já foi dito no primeiro artigo da série, “Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: Conheça o Plataform Behaviour”, os Behavious são os responsáveis por nos livrar de muita programação. Ai você pode estar se perguntando: Continue lendo

Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: conheça o Plataform Behaviour

Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: conheça o Plataform Behaviour

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um artigo de Construct 2 aqui no Produção de Jogos. Neste artigo eu vou começar a te ensinar como fazer um jogo de plataforma utilizando essa engine. Para isso, farei uma série de artigos sobre um dos mais importantes elementos da Construct 2: os Behaviours. Os Behaviors (em português, comportamentos) são alguns dos responsáveis por nos livrar da programação. E para iniciar a série, vamos ver como funciona e para que serve o comportamento Platform. Mas, antes vamos aprender Continue lendo

Será que seu jogo é divertido? Use o Facebook Analytics e obtenha respostas sinceras

Será que seu jogo é divertido? Use o Facebook Analytics e obtenha respostas sinceras

Uma pergunta que sempre passa pela cabeça dos criadores de game é: “será que meu jogo é divertido? ” Pense nisso: de que adianta investir em marketing, criar animações fantásticas, código otimizado e muito mais se o jogo é uma porcaria? Normalmente, a primeira coisa que fazemos é perguntar aos parentes e amigos: faça o teste e você verá que todos eles dirão que o jogo é bom, que você vai ficar rico, etc. Será que foram sinceros? Talvez. Mas, por que em vez de Continue lendo