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Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro

Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro

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Hoje eu queria te contar a história de um desenvolvedor solo que atua como programador no seu próprio estúdio de jogos, o Samuel Ribeiro da Fractal Projects.

O Samuel é aluno do Behind The Game e desenvolveu uma série de jogos muito interessantes, sendo o Save Room o jogo de maior visibilidade do estúdio até agora possuindo mais de 1.335 reviews extremamente positivas na Steam.

Eu estou fazendo essa série de entrevistas com alunos para que eles possam contar as suas experiência no desenvolvimento de jogos. O objetivo é que você possa aprender com as experiências deles, além de se inspirar com as histórias.

O Samuel compartilhou como entrou na área de jogos, quais fatores contribuíram para o sucesso do Save Room e deu dicas valiosas para desenvolvedores que estão começando a criar seus próprios jogos.

Confere aí:

Raphael Dias: Como você começou na área de desenvolvimento de games? O que te motivou a criar seus próprios jogos?

Samuel Ribeiro: “Desde muito tempo, sempre tive grande interesse em jogos, não importando o gênero. Durante minha graduação em Ciência da Computação, tive a oportunidade de cursar disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de jogos, as quais despertaram em mim uma paixão por criar meus próprios jogos.

No entanto, não sabia ao certo como poderia transformar essa paixão em carreira, até que conheci o conteúdo do Raphael, que me forneceu a orientação necessária para seguir adiante nessa área.”

Raphael Dias: A Fractal Projects possui 5 jogos publicados na Steam antes do Save Room, incluindo 3 jogos da série How to Bathe Your Cat. Quais foram as principais lições aprendidas ao desenvolver esses jogos?

Samuel Ribeiro: “Uma lição valiosa é nunca desistir, mesmo que alguns de seus jogos não obtenham o sucesso desejado. É fundamental continuar evoluindo e lançando novos jogos, pois a cada lançamento, você aprende mais sobre como posicionar seu produto no mercado, o que ajuda a ter novas ideias.

Jogos How to Bathe Your Cat, Logo da Fractal Projects, Foto do Samuel. Fonte: Samuel Ribeiro

Não espere por uma ideia brilhante que acredita que fará muito sucesso. É mais importante passar por todo o processo de desenvolvimento, concluir e lançar seus jogos. Se você planeja fazer jogos sozinho e está começando, mantenha o escopo pequeno. Ficar preso em um projeto sem conseguir terminá-lo pode ser bastante frustrante.”

Raphael Dias: Qual foi a inspiração por trás da ideia e do conceito do Save Room? Teve algum desafio nessa produção?

Samuel Ribeiro: “Sou um grande admirador dos jogos produzidos pela Capcom, especialmente a franquia Resident Evil. Desde a minha infância, o jogo RE4 marcou minha vida, assim como a de muitos outros jogadores. Além disso, todos que jogaram RE4 passaram horas organizando seus inventários, que se tornou uma parte divertida e relaxante entre os momentos de terror e ação.

Inspirado nisso, decidi criar um jogo que explorasse essa mecânica do inventário, algo que poderia ser desenvolvido por mim e alguns freelancers, então não pensei duas vezes. A produção foi tranquila, o escopo estava bem dentro do que eu podia fazer.”

Logo Save Room. Fonte: Samuel Ribeiro

Raphael Dias: O Save Room possui mais de 1200 reviews na Steam, com a classificação de extremamente positivas. Na sua opinião, quais fatores contribuíram para esse sucesso?

Samuel Ribeiro: “Para mim, o maior fator de sucesso foi estar conectado com o produto que estava desenvolvendo. Como jogador, sabia exatamente o que esperar de um jogo como esse, quais mecânicas seriam interessantes e qual a experiência desejava proporcionar.

O jogo que desenvolvi estava ambientado em um universo que eu conhecia bem e isso, sem dúvida, foi um grande diferencial. Acredito que fazer algo que reflita suas próprias experiências pessoais pode ser um ponto chave para alcançar o sucesso em um projeto.”

Raphael Dias: O estúdio faz algum esforço para divulgação dos jogos, como criação de comunidades ou alguma campanha de marketing?

Samuel Ribeiro: “Surpreendentemente eu não fiz nenhum esforço de divulgação. Todas as matérias que saíram do jogo foram naturais.”

Raphael Dias: Você está trabalhando em algum projeto novo atualmente? O que você pode nos contar sobre ele?

Samuel Ribeiro: “Estou trabalhando numa sequência para o Save Room, será na mesma linha do primeiro, porém vou explorar outras partes nostálgicas do RE4.”

Raphael Dias: Quais conselhos você daria para alguém que está começando a desenvolver o primeiro jogo comercial?

Samuel Ribeiro: “Na minha opinião, para quem está começando nessa área, é fundamental manter o escopo pequeno e passar por todo o processo de lançamento do jogo.

Além disso, é importante não se abater se o jogo não alcançar o sucesso esperado, afinal, as coisas levam tempo e é preciso ter paciência. O importante é não desanimar e continuar aprimorando suas habilidades e conhecimentos no desenvolvimento de jogos.”


E aí, o que você achou dessa entrevista?

Eu acho bem interessante a jornada do Samuel e espero que ela ajude em alguns pontos da sua jornada e que te inspire a continuar criando jogos!

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.