Nesse episódio do podcast eu trouxe o Luis Tashiro para conversamos sobre a produção de um dos jogos indie brasileiro de mais sucesso nesse ano, o Dandy Ace.
Nós também falamos sobre a decisão do seu estúdio, Mad Mimic, de parar de prestar serviço e começar a criar jogos autorais, os desafios de aumentar o escopo de produção, como foi publicar uma campanha no Kickstarter que não deu certo e muito mais.
Foi uma conversa imperdível pra quem quer empreender com jogos no Brasil.
Assista à entrevista completa para saber
- A diferença entre fazer projetos de outras pessoas e projetos autorais;
- Qual a posposta do jogo Dandy Ace;
- Como fazer um jogo com personalidade e não mais um jogo genérico;
- Quantas pessoas foram necessárias para fazer um jogo do tamanho do Dandy Ace e o tempo de produção;
- Os principais desafios de aumentar o escopo de produção de um jogo;
- Como foi lidar com uma campanha no Kickstarter que não foi bem e os aprendizados;
- Qual foi o processo de viabilização financeira do projeto;
- Como foi o período pré-lançamento do Dandy Ace;
- Os próximos passos para o Dandy Ace e a Mad Mimic;
- Como começar um estúdio de games.
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Links selecionados desse episódio
- LinkedIn do Luis Tashiro
- Twitter do Luis Tashiro
- Site da Mad Mimic Interactive
- Twitter da Mad Mimic
- Dandy Ace
- No Heroes Here
- Monica e a Guarda dos Coelhos
- JoJo’s Bizarre Adventure
- Transitor
- Dead Cells
- Persona 5 Strikes
- Alice no País das maravilhas
- Neowiz, publisher do Dandy Ace
- Masamune, agência de comunicação
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Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
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Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Dodgeball Academia e Ninjin: desafios de produção e IPs de jogos
Game Producer: o que faz e como se tornar um
Jogo de plataforma: 7 técnicas que deixam o jogo bom de jogar
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.