O desenvolvimento de MANA SPARK: da concepção da ideia ao Nintendo Switch com Edmo Freitas

0 Flares 0 Flares ×

Nesse novo episódio do podcast eu conversei com o Edmo Freitas. Ele é co-fundador da Behemutt, estúdio que desenvolveu o Mana Spark que já foi lançado para a Steam e Nintendo Switch. 

Nós conversamos sobre a sua trajetória da faculdade de Ciência da Computação até o lançamento do Mana Spark e ele deu diversas dicas valiosas para quem pretende seguir o desenvolvimento de jogos independente. 

Ele falou sobre a sua experiência trabalhando com jogos em 2 empresas antes da criação da Behemutt e também sobre geração de ideias, análise de mercado antes da criação do jogo, a importância de manter o escopo do jogo num tamanho adequado, entre outras coisas.

Então se você quer desenvolver seus próprios jogos, você não pode perder esse episódio!

Assista à entrevista completa para saber

  • A história do Ed no desenvolvimento de games, desde sua experiência trabalhando com jogos em outra empresa até momento de abrir o seu próprio estúdio, o Behemutt.
  • A sua trajetória desde a faculdade em Ciência da Computação, passando pela programação e chegando em arte e game design.
  • A importância de passar pelas experiências em outras empresas e entender processos internos para saber melhor o que você quer fazer no futuro.
  • Adversidades no meio do caminho: Quando o projeto acaba levando mais tempo do que o previsto e quais ideias valem a pena seguir em frente. 
  • Os principais pontos para garantir que o escopo do projeto fique dentro de algo que seja adequado e saudável pra equipe. 
  • O Design antes de tudo é um ponto de funcionalidade: importância na maneira em que as criações são expressas.  
  • Investidores, self-funding e como foi quando a Behemutt ganhou o edital que permitiu fazer o jogo Mana Spark um pouco mais robusto.
  • Os bastidores gerais do jogo Mana Spark, do lançamento na Steam, às possibilidades nas estratégias de lançamentos e parceria com uma publisher para publicação no Nintendo Switch.
  • Alinhando com o time as expectativas de vendas antes do lançamento x comparações com outros jogos.
  • Processos criativos e geração de ideias, saindo das ideias comuns para novos pontos de inovação.
  • A importância da análise do mercado atual quando o objetivo é viver de jogos e a relação de tempo de desenvolvimento da feature x o impacto que ela terá para tornar o jogo melhor. 
  • Os próximos passos da Behemutt e os planos futuros no jogo Mana Spark.

Reproduzir

Escute também pelo iTunes, Spotify e se inscreva no Podcast para não perder os próximos episódios!

Links selecionados desse episódio

Posts relacionados e recomendados

Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?

E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.

Obrigado por assistir e compartilhe com seus amigos que você acha que precisam escutar esse episódio! 

Até o próximo,

Raphael