Entrevistas

Um milhão de cópias vendidas na STEAM: conheça a história de Rafael Carminatti e como ele começou no desenvolvimento de jogos

Um milhão de cópias vendidas na STEAM: conheça a história de Rafael Carminatti e como ele começou no desenvolvimento de jogos

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Como você sabe, desenvolver jogos não é uma tarefa fácil.

É um processo que envolve diversas áreas como arte gráfica, programação, gerenciamento de projeto, game design, áudio, só para citar algumas.

Imagine então desenvolver jogos sozinho. É um belo feito, você não acha?

O novo PDJ Show que eu gravei pra você é com Rafael Carminatti, desenvolvedor indie que há 4 anos vive exclusivamente do desenvolvimento dos seus jogos.

Ele toca seus projetos praticamente sozinho e já vendeu mais de 1 milhão de cópias (na verdade são quase 3 milhões de cópias vendidas, se contar com promoções, bundles, etc).

Na entrevista a gente conversa bastante sobre a forma de desenvolvimento que o Rafael adotou até aqui para conseguir publicar em média 1 jogo por semestre e ainda alguns fatores que podem ter contribuído para o sucesso tão grande que seus jogos possuem.

Assista à entrevista para saber:

  • O processo do Rafael até lançar seu primeiro jogo na STEAM;
  • A abordagem de desenvolvimento que permitiu Rafael lançar em média 1 jogo por semestre na STEAM;
  • Conheça todos os jogo já lançados por ele;
  • O que ele acha ser decisivo para seus jogos venderem tão bem;
  • O que é o Gamecine, seu novo projeto de realidade misturada
  • Dicas para quem está tentando emplacar o primeiro jogo;
  • Dicas de gerenciamento de vendas do jogo dentro da STEAM;
  • O momento que ele percebeu que poderia parar de trabalhar no estúdio de gravação e se dedicar 100% ao desenvolvimento dos seus próprios jogos;
  • E muito mais!

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Links mencionados na entrevista:

Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio do PDJ Show?

Que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

Se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, assim como Rafael Carminatti, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam. Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.

Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.