Nesse episódio eu converso com o Cesar Mufarej, co-fundador da Fanatee Games, empresa brasileira responsável pelo maior jogo de palavras cruzadas do mundo, o CodyCross.
A Fanatee é uma das maiores empresas de games no país, está prestes a completar 10 anos e se especializou em jogos casuais e mobile no segmento de palavras.
Além do CodyCross, também desenvolveu o Stop Categories, Word Lanes, entre outros. Com 250 milhões de downloads nos seus jogos, nesse episódio o Cesar compartilhou como a empresa começou, alguns desafios que enfrentaram e qual foi o ponto de virada pro estúdio.
Nós também falamos sobre a decisão de desistir ou perseverar num projeto, como navegar pelas mudanças que ocorrem frequentemente no mundo da tecnologia e ainda sobre as vagas mais difíceis de preencher numa empresa de jogos.
Assista à entrevista completa para saber
- Início da carreira do Cesar: formação em Economia e seu envolvimento com o mercado de games
- Primeiros passos na mudança de carreira para iniciar no empreendedorismo
- Sobre o surgimento da Fanatee e a produção dos seus jogos
- A decisão de investir em projetos de jogos mobile
- Desafios em manter o engajamento dos jogadores de jogos mobile casuais
- Sobre identificar o momento de perseverar o trabalho no mesmo projeto ou iniciar um novo
- Mudança de mercado e a oportunidade de fazer algo melhor
- Vagas de emprego: o cargo mais difícil de contratar e os cargos mais comuns em empresas de jogos
- Dicas para quem deseja começar a empreender com jogos
Escute também pelo iTunes, Google Podcast e se siga o Podcast para não perder os próximos episódios!
Links selecionados desse episódio
Posts relacionados e recomendados
- O crescimento do work-for-hire na indústria de jogos: a história da GameCraft
- Gerenciando um estúdio que cria jogos próprios e presta serviço
- Grandes parcerias e criação de jogos próprios: a história da Manifesto Games
![](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2022/11/marketing_gif_novo.gif)
![Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2023/10/4-Fotos-Interessantes-Premio-Cidade-do-Amanha.JPG-420x313.jpg)
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
![Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2023/01/64_thumb-bossa-studios-556x313.jpg)
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
![Lead Producer na Bioware: carreira e dia a dia no trabalho](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2022/12/63_thumb-lead-producer-bioware-scylla-costa-556x313.jpg)
Lead Producer na Bioware: carreira e dia a dia no trabalho
![Reverie Knights Tactics: da ideia ao lançamento](https://producaodejogos.com/wp-content/uploads/2022/12/62_thumb-reverie-knights-tactics-edh-muller-556x313.jpg)
Reverie Knights Tactics: da ideia ao lançamento
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.