Como 5 Desconhecidos Fizeram um Jogo do Zero em 10 Dias

0 Flares 0 Flares ×

Quantos dias você precisa para fazer um jogo?

Quanto de conhecimento você precisa ter para fazer o seu primeiro jogo?

Nesse artigo você vai descobrir como 5 pessoas que não se conheciam antes fizeram um jogo do zero em apenas 10 dias, mesmo cada um morando em estados diferentes (!).

Isso aconteceu na primeira game jam da Academia de Produção de Jogos, onde 8 equipes tiveram 10 dias para criar um jogo original do absoluto zero.

Se você não sabe o que é uma game jam, eu sugiro que você comece lendo esse artigo:

>> Game Jams: O Que são, Porque são Importantes e Como Participar

Daqui em diante vou assumir que você sabe o que é uma game jam, beleza?

A primeira game jam da Academia de Produção de Jogos foi um pouco diferente do usual.

Para começar, a maioria dos membros das equipes não se conheciam anteriormente. Quase todos se conheceram dentro da Academia PDJ.

O outro grande diferencial era o formato: Como temos gente do Brasil inteiro dentro da Academia PDJ, toda a game jam aconteceu online durante um período de 10 dias.

Mais por que tanto tempo? (normalmente uma game jam dura entre 24 e 72 horas)

Simples: a ideia era simular o melhor possível a experiência real de fazer um jogo. E na “vida real” você também precisa trabalhar, estudar, e lidar com os desafios corriqueiros da vida (desentendimentos, frustrações, variações de humor etc).

Dessa forma, tendo uma game jam de 10 dias, todos precisariam se organizar para conseguirem terminar o jogo enquanto as atividades de trabalho e/ou estudo seguiam normalmente.

Nesse primeiro artigo sobre a primeira game jam da Academia PDJ, você vai conferir a história da equipe PixFrontier, que desenvolveu o jogo “O Voo dos Gansos”.

Na entrevista acima, os membros da equipe PixFrontier compartilharam suas experiências com a game jam e dão dicas de como encarar o desafio.

Confira a entrevista completa!

Saiba Mais Sobre o Jogo:

O objetivo do jogardor é ajudar os gansos na sua trajetória de migração até o sul, essencial para sua sobrevivência.
Lembre que eles somente conseguem concluir sua jornada em conjunto, pois é uma viagem longa e cansativa.
A união do grupo faz com que consigam vencer os obstáculos e o cansaço.

ganso0 telajogo1 ganso4Trailer de O Voo dos Gansos:

Equipe PixFrontier:

  • Francisco Bruno Ribas
  • Paulo Davi Barbosa dos Santos Sá
  • Rodrigo Lima de Castro
  • Tamires Daiane Souza Melo
  • Valmir Maciel dos Santos

Onde Jogar o Voo dos Gansos:

Quer saber mais sobre a Academia de Produção de Jogos?

A Academia PDJ é uma plataforma online com cursos de produção de jogos, entrevistas com especialistas, fórum dedicados, game jams, e muito mais.

Se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos e saber mais sobre a Academia PDJ, eu te convido a participar de uma aula online gratuita comigo. Você pode se inscrever por meio deste link.

Agora eu quero saber de você:

Você já participou de quantas game jams? Como foi a experiência? Deixe seu comentário abaixo pra gente continuar o papo.

  • Tiago Rodrigues

    boa noite,

    vocês vão abrir alguma vaga para pessoa de fora? eu sou iniciante nessa área e gosto bastante da parte da criação e desenvolvimento do game. Tenho uma mesa digitalizadora e treino desenhos 2d, uso também o construct 2 para criação de jogos em casa. Sou iniciante em ambas as partes mas gostaria de entrar como voluntário para aperfeiçoar meu conhecimento e aprender com uma equipe. Posso me juntar a vocês como voluntário? minha intenção é trabalhar com a parte gráfica, design gráfico. Abraço.

    contato: [email protected]

    ATT,

    Tiago Rodrigues.

    • Raphael Dias

      Oi Tiago!

      Legal saber que você quer participar também 🙂

      As maratonas da Academia de Produção de Jogos são exclusivas para os alunos. Nós abriremos algumas novas vagas em Maio de 2016, coloque seu nome na lista de espera abaixo:

      http://academiadeproducaodejogos.com/

      Será um prazer ter você com a gente em Maio 🙂
      Abraço!