Desenvolvimento & Produção

O que faz um Technical Artist e como virar um?

O que faz um Technical Artist e como virar um?

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A Technical Art é uma área na indústria de games que eu acho muito interessante e os profissionais que têm as habilidades necessárias estão cada vez mais requisitados.

De forma bem simplificada, a Technical Art é uma área que está na interseção entre programação e arte na criação de um jogo.

Para entender um pouco melhor o que esse profissional faz, eu convidei o Alan Pereira que é technical artist na Aquiris Game Studio pra gente bater um papo no podcast.

Nós falamos sobre o que é technical art de maneira geral, suas múltiplas atuações e a importância que tem na criação de jogos.

Além disso, também abordamos alguns caminhos de como você pode virar um technical artist dependendo da sua experiência ou mesmo se ouviu falar dessa área agora e quer dar os primeiros passos.

Assista à entrevista completa para saber

  • O que é Tech Art e quais são as suas subcategorias;
  • Quais questões um Technical Artist consegue resolver sobre problemas de performance do jogo;
  • Quais são as demandas da Tech Art no desenvolvimento de um jogo jogo;
  • Qual o momento da profissão de Technical Artist no Brasil;
  • Como que é o dia-a-dia de um Technical Artist;
  • Como é a relação do Produtor de Arte com o Technical Artist;
  • Quais caminhos um programador e um artista podem seguir para se tornarem Technical Artist;
  • Como alguém começando do zero pode se qualificar para trabalhar com Tech Art;

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Termos citados no episódio

  • Anti-aliasing – método de redução de serrilhamento, efeito em forma de serra que se cria ao desenhar uma treta inclinada em um computador. Uma vez que a divisão mínima num monitor é de pixels, surge o aparecimento dos “dentes” da serra ao longo da reta desenhada.
  • Tooling – criação de funcionalidades que irão ajudar mais em seu pipeline de produção de jogos. Significa algo que pode ajudar a acelerar o seu processo de desenvolvimento.
  • Shader – é um programa usado para renderizar pixels diferentes. Shaders em jogos são usados para detalhar sombras, iluminação, gradientes de textura e muito mais. Os shaders adicionam um certo senso de realismo e nuances artísticas aos jogos.
  • VFX – os efeitos visuais (às vezes abreviados VFX) são o processo pelo qual as imagens são criadas ou manipuladas dia do contexto de uma filmagem de ação ao vivo, usando imagens geradas por computador (CGI).
  • Rigging – refere-se ao processo de criação de estrutura óssea de um modelo 3D, usada para manipular o modelo 3D cubo um boneco para animação. Uma vez equipado com pais esqueléticos, qualquer objeto 3D pode ser controlado e distorcido conforme necessário.
  • UI (User Interface) – a sigla UI significa User Interface, em português, Interface do Usuário. nesse Sentido, ele representa tudo aquilo que é utilizado na interação com um produto, sendo a intermediária costas – ou não – entre o homem e a máquina (celular, computador, TV).

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