Desenvolvimento & Produção

Aprenda a Criar Jogos usando sua Própria Metodologia - O Guia Completo

Aprenda a Criar Jogos usando sua Própria Metodologia - O Guia Completo

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Você já se sentiu perdido ao tentar criar jogos completos? Você já se sentiu desorientado não sabendo onde está no caminho que já percorreu? Você já se sentiu desmotivado e não conseguiu concluir e publicar seu jogo?

Você enfrentará esses grandes obstáculos na sua caminhada e o seu processo de produção vai definir se você terá sucesso no desenvolvimento do seu jogo.

Mesmo que você já tenha conseguido algum sucesso sem utilizar nenhuma metodologia,  um processo de execução organizado pode trazer grandes benefícios para você e ao seu jogo.

Existe algo que vou te contar, nesse artigo, que vai aumentar muito sua chance de sucesso quando você decidir criar jogos.

Porque você deve ter uma metodologia de processos para criar jogos

Bem, imagine que alguém deixou um tesouro enterrado e desenhou um mapa mostrando como chegar até ele, as armadilhas que deve evitar, a direção que deve ir… e esse mapa esteja ao alcance de você pegar.

Você tem duas opções:

  1. Desprezar o mapa e sair fazendo buraco a procura do tesouro em qualquer lugar…. ou…
  2. Pegar o mapa que foi desenhado para te ajudar a encontrar o tesouro e usá-lo como seu guia…
mapa_tesouro

Como um mapa que guia até um tesouro, uma metodologia de processo é um guia que vai ajudar você e sua equipe a criar jogos sem ficarem perdidos no meio do caminho.

Seu processo de produção é tão importante quanto um mapa para você encontrar um tesouro enterrado.

Lembre-se: Uma metodologia nada mais é do que o estudo e análise das etapas comuns necessárias de um processo para que você consiga atingir suas metas, que foi desenhada e testada por outras pessoas.

Você já participou de uma equipe que segue alguma metodologia? E uma outra que não segue nenhuma? E você já sentiu que aquele problema poderia ter sido evitado facilmente se houvesse um processo a ser seguido?

Continue comigo… Vou te mostrar algo muito importante referente a uma pesquisa encomendada pelo BNDES. Se trata do 1º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais que foi realizada em 2014.

metodologia-empresa-jogos

Observe um dado preocupante: 34 empresas desenvolvedoras de jogos (25,6%) declararam que não utilizam nenhuma metodologia para criar jogos.

Se fosse para escolher trabalhar em uma equipe que não tenha metodologia ou uma que tenha, acredito que você vai preferir a equipe que possui metodologia, certo? Mesmo que você nunca tenha trabalhado na área e esteja buscando adquirir experiência em qualquer equipe.

Você quer aprender a criar a sua própria metodologia de desenvolvimento de jogos?

Eu vou te ensinar a fazer exatamente isso neste artigo…

Mas antes, vou te mostrar 7 problemas provocados pela falta de um processo bem definido para criar jogos e talvez você se identifique com algumas delas:

  1. Muitos erros de planejamento (escopo não planejado corretamente, etapas mal definidas, prazos estimado muito diferente do realizado…)
  2. Falta de objetivos, metas, clareza e muito retrabalho…
  3. Grande desperdício de tempo e energia…
  4. Muito retrabalho…
  5. Ambiente de trabalho caótico (desordem) e baixo padrão de qualidade…
  6. Problemas internos na equipe, que causa desunião, desmotivação, insatisfação e muitas vezes desilusão com a área…
  7. Se decepcionam bastante depois de cultivarem expectativas de algo que não aconteceu como previsto…

Segundo dados do 1º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais:

As cadeias de produção nacionais não estão adequadamente estruturadas, e apresentam ausência ou insuficiência de vários atores com papel relevante para o sucesso da indústria

Você percebe que a pesquisa mostra uma falta de estrutura adequada na cadeia de produção nacional. Uma cadeia de produção só funciona de forma eficiente se possuir um bom processo de produção, se houver uma eficaz metodologia aplicada.

Agora veja agora essa tabela abaixo:

pesquisa-empresa-jogos

Na tabela acima, foram identificadas 11 categorias comuns a respeito dos objetivos e expectativas dessas empresas nos próximos anos.

Você consegue sentir que tem algo errado e que precisa ser mudado?

As empresas desenvolvedoras de jogos estão gastando mais energia e tempo preocupando em vender, lucrar, ter sucesso, se estabelecer, ampliar, criar produtos próprios, atingir mercado externo, expandir o negocio, etc… que com melhorias na qualidade da produção.

Esses resultados perseguidos são frutos de uma eficiente metodologia aplicada no ciclo de produção… Poucas se preocupam em melhorar a qualidade e quantidade de produção.

Logo, existe uma negligência grande em relação a falta de processo para se desenvolver um jogo e a dificuldade de se concluir e publicar jogos em maior quantidade e qualidade.

Eu te garanto que quanto melhor a eficiência do seu processo de criar jogos, maior será a quantidade e a qualidade de seus jogos concluídos e publicados…

O que eu estou prestes a te ensinar é fruto de mais de 12 anos de experiências em lidar com projetos na área de desenvolvimento de software como engenheiro de software, participar de vários projetos que obtiveram sucesso por causa da metodologia de processo e outros que negligenciavam, não obterem êxito.

Vou deixar um presente para você, um BÔNUS no final do artigo, mas para você conseguir aproveitar esse presente, preciso que fique comigo até o final!

Preparado? Então vamos lá… Vou ser bem prático.

Tudo tem um início, meio, fim e a sua metodologia também vai ter esse ciclo:

etapas-metodologia

Você agora precisa listar tudo aquilo que considera estar dentro da etapa de inicio do seu projeto, não é no meio nem no fim.

Vou listar o que eu tenho gostado de usar:

Parte 1: O inicio de tudo

Veja algumas atividades que você pode incluir para ser realizadas em cada uma dessas etapas do seu processo:

1.1 – Pré-Projeto

Essa etapa acontece antes de iniciar a pensar de forma mais profunda conceitualmente a produção:

  • Faça uma analise de mercado, tendências e viabilidade;
  • Escreva a ideia do seu jogo;
  • Crie uma lista de atividades que são necessária para realização do seu jogo (Se puder, organize por prioridade, prazo ou elimine);
  • Faça a seleção dos membros da equipe (entrevistas).

Dica 1: Recomendo você ter uma equipe. Você não precisa ser excelente em todas as áreas, mas precisa saber como se comunicar bem com cada membro da sua equipe. Aprenda a lidar com pessoas e forme uma equipe com excelentes profissionais, mantenha a harmonia e o ritmo.

  • Assine um contrato com os membros selecionados;
  • Faça uma reunião para apresentação do fluxo de trabalho e como será controlado o projeto;
  • Crie o cronograma macro do projeto;
  • Realize a instalação das ferramentas que serão usadas no projeto, configure repositórios, etc;
  • Faça treinamentos para os membros da equipe referente as ferramentas que serão usadas durante o projeto.

1.2 – Pré-Produção

Com a equipe já formada, essa etapa é o aquecimento para a produção:

  • Faça a elaboração do Game Design Document (é o documento que vai ter todas as informações do seu jogo);
  • Inicie a elaboração do Roteiro (se seu jogo possuir roteiro);
  • Faça a elaboração do Documento de Arte e Level Design (Anexar ao GDD);
  • Faça a elaboração do Documento de Som;
  • Crie protótipos para testar ideias, mecânicas e conceitos.

1.3 – Plano de Produção

O Plano de Produção considero tão importante que eu separo uma etapa só para ele. Não adianta você ter feito um GDD, Roteiro, Documento de Arte, Som e não ter um plano para produzi-los:

  • Crie uma lista ordenada de tudo que for identificado e considerado necessário para o jogo;
  • Crie um planejamento dos ciclos de vida da produção.

Dica 2: Recomendo realizar 1 ciclo por semana.

  • Faça o planejamento detalhado de cada ciclo de vida listando as tarefas necessárias a serem feitas e os responsáveis pela realização;
  • Revise seu cronograma ajustando os prazos das datas, quando melhor e mais assertivo seus prazos, menos você vai precisar replanejar.

Veja, sua metodologia já está amadurecendo:

plano-jogo

Parte 2: O meio do seu processo

Determine as etapas que vão estar no meio da sua metodologia, o que você vai realizar depois de ter o Plano de Produção concluído.

producao-marketing-jogo

As atividades de produção e marketing podem começar neste momento. Você já vai ter feito pelo menos 10 ações extremamente importante para seu jogo:

Você já vai ter:

  • Analisado:
    • o mercado, as tendências e viabilidade do seu jogo;
  • Formado uma equipe;
  • Assinado um contrato com os membros selecionados;
  • Realizado:
    • reunião para apresentação de como vai funcionar o fluxo de trabalho;
    • instalação das ferramentas que serão usadas no projeto, configurado repositórios, etc;
    • a elaboração do Documento de Som;
  • Treinado os membros de sua equipe nas ferramentas que serão usadas durante o projeto;
  • Iniciado:
    • a elaboração do Game Design Document do seu jogo;
    • a elaboração do Roteiro (se seu jogo possuir roteiro);
    • a elaboração do Documento de Arte e Level Design (Já estará anexado ao GDD);
  • Criado:
    • uma lista com as atividades necessária para você construir seu jogo, com as prioridades e esforço de construção já definidos;
  • Feito:
    • protótipos para testar conceitos, ideias e mecânicas;
    • o planejamento de cada ciclo de vida com as tarefas necessárias listadas e atribuídas aos responsáveis pela realização;
  • Revisado seu cronograma com os prazos das datas estimadas para inicio e conclusão de cada atividade.

No inicio da etapa de produção, reúna com sua equipe para listar as metas da semana para aquele ciclo de desenvolvimento, distribua a lista de metas no cronograma e as descrições das atividades em um documento.

Vou chamar o documento de Plano da Semana – Ciclo 1. Faça esse plano junto com a equipe, é importante que todos envolvidos conheçam e estejam de acordo com os desafios, metas e prazos para aquela semana!

Dica 3: Não esqueça de colocar as tarefas relacionadas a parte de marketing, não deixe para o ultimo ciclo isso, adiante o máximo que puder.

Assim que já tiver definido o Plano da Semana – Ciclo 1, imediatamente faça o Plano de Testes – Ciclo 1,  será descrito nele os itens que precisam ser testados, e as estrategias iniciais de como testar.

Desta forma o seu jogo já pode ser testado assim que houver itens concluídos! Se você deixar para testar tudo no final, o volume de itens a serem testados será enorme melhor garantir a qualidade realizando pequenos testes planejados por ciclos semanais.

Faça isso desde o inicio que posso garantir que a qualidade final do seu jogo vai surpreender você, sua equipe e seu público.

Se você determinar que seu ciclo começa na segunda-feira e termina na sexta-feira, assim que o Plano da Semana for concluindo, o testador já pode realizar o teste e registrar em um relatório ou ferramenta de registro de bug, a situação ocorrida.

Dica 4: Somente interrompa o seu ciclo produtivo para corrigir um bug se o bug for impeditivo e outras tarefas planejadas naquele ciclo não puderem ser produzidas por causa do bug.

Recomendo fortemente você deixar o último dia do seu ciclo produtivo semanal para:

  1. Dedicar as atividades de integração com a versão principal do seu jogo;
  2. Realizar reunião com sua equipe para demostrar se as metas do plano semanal daquele ciclo foram atingidas;
  3. Exibir para equipe o relatório de bugs encontrados até o momento naquele ciclo, esse bugs deverão ser tratados junto com as atividades do próximo ciclo e retestados;
  4. Iniciar o planejamento do Plano da Semana – Ciclo 2 (Incluir os bugs abertos identificados a serem corrigidos do Ciclo 1);
  5. Iniciar o planejamento do Plano de Testes – Ciclo 2. Você deve incluir os novos itens a serem testados com base no Plano da Semana Ciclo 2 e também a lista dos bugs identificados anterior (Ciclo 1). Para o testador saber o que precisa ser testado relacionado ao ciclo anterior e aos itens do novo ciclo.

Nota do Raphael: Veja também o artigo Como economizar muitas horas de trabalho através de automação de testes do seu jogo

Sua equipe deve realizar a correção dos bugs sempre no próximo ciclo (desde que não seja blocante), desta forma fica mais organizado seu processo.

ciclo-jogo

Sua metodologia de desenvolvimento de jogos está ficando cada vez melhor assim, clique na imagem para ampliar:

passos

Imagine que vários ciclos semanais de produção e testes se passaram e você está na última semana para acabar seu prazo e publicar seu jogo. Então, você percebe que existem pequenos detalhes que precisam ser lapidados e que fazem uma grande diferença no gameplay, qualidade, som ou na arte.

Você pode resolver isso se planejar com antecedência no seu processo prevendo essa situação bem antes do prazo final, não deixe para polir faltando 1 semana para publicar.

Reserve um ciclo no seu processo para lapidar, aparar as arestas, dar um polimento final no seu jogo.

polimento-jogo

Trabalhe nesse ciclo de produção com carinho, por que ele é muito especial, merece destaque e vai proporcionar o brilho final ao seu jogo, não negligencie.

Vou chamar de Plano da Semana – Ciclo de Polimento. Será como os outros ciclos (com plano semanal e de testes), mas a diferença é que seu FOCO é caprichar nos pequenos detalhes.

polimento-jogo

Quando terminar esse Ciclo de Polimento (testes realizados, bugs testados), considero que você terminou a etapa de Produção.

Estamos quase no final…

Antes de entrar na ultima semana eu vou te mostrar o que você já conquistou até o  momento:

  • Jogo concluído: Na última semana o seu jogo já vai estar pronto;
  • Jogo testado: Você realizou ciclos de testes planejados durante cada semana;
  • Jogo polido: Você realizou o ciclo de polimento para produzir o brilho que faltava;
  • Jogo com marketing já bem trabalhado: No primeiro ciclo, você deu a importância necessária junto com os planejamentos semanais;
  • Equipe motivada. Cada vez que realizava as reuniões semanais para demonstrar as metas que foram alcançadas e envolvia a equipe junto ao planejamento para o próximo ciclo, você conquistava a confiança da sua equipe demonstrando que o projeto está sob controle e que as coisas estão se transformando em realidade. Sentimento de realização.

Parte 3: O Ciclo Final

Vou chamar a ultima semana de Ciclo Final. Este ciclo vai estar na etapa final da sua metodologia, vou chamar a etapa de Publicação:

O planejamento da ultima semana deve começar na semana anterior a ela, senão você e sua equipe poderão se perder durante a semana de publicação.

Para esse ciclo recomendo planejar como vai ser o empacotamento, distribuição, a parte de marketing atuar com força total e uma reunião final com a equipe, para todos se manifestarem.

metodologia-publicacao

Pronto, finalmente seu jogo está publicado!

Mas, ainda tem uma etapa que você não pode deixar de realizar! A etapa de Pós-Produção!

Essa etapa não ter os mesmos critérios de um Plano Semanal e não precisa ficar dentro de um ciclo, apesar de que é recomendável…

Você vai realizar a criação de um Documento de Pós-Produção, é uma importante fonte de registro histórico do desenvolvimento do seu jogo. Você e sua equipe devem registrar o aprendizado obtido durante a produção. Tanto o que deu certo quanto o que não deu, o que precisa ser ajustado na sua metodologia para funcionar melhor!

Nessa etapa você pode determinar reuniões semanais para tratar de 2 coisas importantes:

  1. Acompanhamento de vendas do jogo e feedback dos usuários;
  2. Apresentação de relatório sobre projeto e definição de novas metas.
pos-producao-jogo

Pronto, agora você vai ter sua própria metodologia para criar jogos, ficou um pouco grande, clique para ampliar:

Sua-Metodologia

Conforme no prometido no inicio do artigo, eu disse que deixaria um BÔNUS para vocês!

Estou deixando o arquivo-fonte do diagrama da metodologia que trabalhamos para vocês editarem, modificarem da forma que você desejarem.

botao-BONUS

Utilizem o software gratuito para confecção de mapas mentais: XMind.

Conclusão:

Se no final desse artigo eu despertar em você a importância de utilizar uma metodologia para conseguir planejar e controlar a produção do seu jogo, eu fico feliz e considero que minha missão foi cumprida!

Minha pretensão não é determinar qual é a melhor metodologia para criar jogos, mas sim despertar em você o senso critico de como é importante uma metodologia no processo de criar jogos e seus benefícios.

E, para finalizar, tenho uma dica para te dar…

Se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam. Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.

Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:

Fontes:

1- 1º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais
2 – Metodologia de Desenvolvimento Ágil – Scrum

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.