Desenvolvimento & Produção

Estudo de caso: Desenvolvendo o jogo Energy Ball em 30 dias

Estudo de caso: Desenvolvendo o jogo Energy Ball em 30 dias

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Entre outubro e novembro de 2018 aconteceu a 7ª Maratona da Academia de Produção de Jogos.

Nessa edição os participantes tiveram 30 dias para o desenvolvimento do jogo com o tema sugerido de Minimalismo.

Ao final da maratona, eu sempre faço uma mentoria com as equipes que entregaram o jogo para traçarmos juntos os próximos passos estratégicos do jogo (melhorias necessárias, plano de marketing, etc).

Nessa edição eu decidi entrevistar algumas equipes que chegaram até o final e hoje você vai conhecer a história da equipe Team5 e do jogo Energy Ball:

A equipe Team5 é composta por:

  • Carlos Kawashima – Programação
  • Davi Faria – Programação
  • Julia Wojtowicz – Arte 2D, Background, UX, Identidade Visual
  • Vinicius Avelar – Música, efeitos sonoros
  • Neidson Souza – Marketing

(Se você faz parte da Academia de Produção de Jogos, não deixe de conferir no nosso Fórum privado o devlog do jogo!)

Conheça mais sobre o Energy Ball:

Com estilo runner em diagonal, o EnergyBall usa de velocidade para brincar com o reflexo do jogador.

O jogo foi criado para a 7ª Maratona da Academia de Produção de Jogos pela equipe TEAM5.

Quando uma cidade cibernética no topo de uma montanha começa a desintegrar misteriosamente, gera uma avalanche de pixel’s da qual uma bolinha de energia precisa escapar! Enquanto desce a ladeira deve coletar os hexágonos de energia para poder aumentar a velocidade para que  possa se manter afastado da avalanche.

Veja o vídeo de gameplay do Energy Ball:

Bom, é isso! Eu acredito que a gente aprende muito vendo os outros fazerem e com certeza dá para você tirar vários aprendizados dessa entrevista com o Team5.

Agora eu quero saber de você

Qual a principal sacada que você teve com essa entrevista? E como você pode implementar isso nos seus próximos jogos?

Mais importante: qual ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

E se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam.

Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.

Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.