Como acelerar seu processo de desenvolvimento de jogos utilizando o Asana

0 Flares 0 Flares ×

Você já ficou perdido em sua caixa de e-mail em meio a mensagens sobre algum projeto de desenvolvimento de jogos? Essa situação se complica se você esta envolvido em vários projetos diferentes? Já teve problemas para rastrear alguma informação referente a uma tarefa?

Vou te mostrar neste artigo uma sugestão de como melhorar a distribuição de atividades. Uma ferramenta que vai te possibilitar ser mais produtivo no desenvolvimento de jogos.

Gerenciar projetos trocando e-mails é uma das formas mais improdutivas que existem para controlar a troca de informações em um projeto. Digo isso por experiência própria em mais de 10 anos trabalhando na área de Tecnologia da Informação.

Mesmo você utilizando filtros na sua caixa de entrada, isso não é suficiente. Nada garante que a pessoa que está te enviando um email vai colocar as marcações de assunto seguindo o seu padrão de filtragem.

Mesmo que sua equipe de desenvolvimento de jogos seja pequena, você vai gastar um longo tempo organizando os assuntos da mensagem por tema, e muitas vezes gastará sua energia sugerindo soluções para problemas que já foram resolvidos, mas estão em um e-mail que você ainda não leu.

Nos meus últimos dois artigos, eu escrevi sobre como criar uma metodologia de desenvolvimento de jogos e como fazer um cronograma para suas tarefas. Agora, vou te mostrar como usar uma ferramenta colaborativa para facilitar a distribuição das tarefas do seu projeto.

Uma das grandes dificuldades da gerenciar o desenvolvimento de jogos é conseguir acompanhar todas as atividades que você está gerenciando sem interromper ou impactar a produtividade da sua equipe, e você pode perder seu tempo organizando algo que se já for criado de forma organizada, pode liberar mais tempo para se dedicar em algo mais produtivo.

Então, não perca tempo desta forma improdutiva. Use a tecnologia como sua aliada e acelere seu processo de desenvolvimento de jogos.

No final deste artigo você vai ter uma visão introdutória do benefício em utilizar uma ferramenta para auxiliar a distribuição e gestão de tarefas. Asana é o serviço colaborativo online que vou te mostrar.

Mas, por que utilizar o Asana?

Bem, nessa extensa fauna tecnológica na internet, não é minha pretensão determinar a melhor ferramenta para gerenciamento e acompanhamento de atividades dos seus projetos, você tem um perfil próprio de gerenciamento que pode não gostar desta ferramenta, dependendo do seu estilo de gestão.

Alem do Asana, existem outras ferramentas colaborativas online como Wrike, RunRun.IT, Teamwork, dentre outras.

Assim, descubra a ferramenta colaborativa que mais se encaixe ao seu estilo de gestão!

Recomendo criar uma conta em todas essas ferramentas, e você só vai descobrir a melhor opção se for experimentando.

Lembre-se: a melhor ferramenta para você e sua equipe é aquela que vocês conseguem atingir o máximo de produtividade e organização. Isso não significa que vai funcionar (sempre) com outras equipes e/ou gestores.

Aqui estão as duas coisas mais importantes para saber sobre Asana:

Rastrear suas equipes de projetos distintos e tarefas do inicio ao fim

Asana vai te ajudar a distribuir a tarefa dos seus projetos, de modo que as responsabilidades e os próximos passos fiquem claros.

Você também pode ter conversas com sua equipe e mover para outros projetos e tarefas. Ter a informação de que precisa em um só lugar.

Ver o progresso, definir seus prazos, produzir grandes resultados

Com Asana , você sempre saberá o status das tarefas sem enviar um único e-mail de atualização.

Vai receber atualizações sobre os projetos e tarefas que está seguindo, e pode ver o progresso da sua equipe com Dashboards e calendários.

 

Confira algumas vantagens de usar o Asana no desenvolvimento de jogos:

1 – Ferramenta online – não precisa instalar para usar, apenas criar uma conta.

2 – Pode ser acessada pelo celular (iOS e Android).

desenvolvimento-jogos-asana

3 – Facilidade de atribuição de tarefas a equipes e responsáveis pela atividade.

4 – Envia um email automático tanto para o responsável pela tarefa quanto para o gestor, exibindo o status.

desenvolvimento-jogos-asana-1

5 – Varias integrações, veja aqui.

Perceba que grandes empresas e instituições utilizam o Asana, então isso é um indicativo da eficiência e produtividade que a ferramenta possui.

desenvolvimento-jogos-asana-2

Veja também algumas possíveis desvantagens do uso do Asana no seu projeto

1 – Necessidade de todos terem acesso à internet para consultar as atividades e status.

2 – Seu projeto fica em uma “terra alugada”, você cria uma dependência da ferramenta, mesmo ela sendo gratuita, e está sujeito as regras e limitações da versão gratuita, caso não queira utilizar a versão paga.

3 – Idioma em inglês. Para algumas pessoas, a ferramenta em inglês é um obstáculo.

Para criar uma conta no Asana, basta você acessar este link.

desenvolvimento-jogos-asana-3

Funcionamento básico do Asana

 

desenvolvimento-jogos-asana-4

  • Organization (Organização) é o maior nível de hierarquia para seu negocio, seria um dos estúdios de jogos (se você atuar em mais de um). São associados com a conta de e-mail da sua empresa de desenvolvimento de jogos e incluem todas as equipes.
  • Teams (Equipes) são grupos de pessoas em sua organização que trabalham em conjunto. As equipes podem ser qualquer grupo como Equipe de Marketing, Equipe de Desenvolvimento, Equipe de Criação, você pode definir conforme o seu modelo de negócio.
  • Projects (Projetos) é onde você organiza a sua equipe para trabalhar em determinadas listas de tarefas. Exemplo de Projeto: Lançamento do Website do jogo.
  • Tasks (Tarefas) são as atividades da sua lista que precisam ser realizadas por alguém da equipe. Podem ser lembretes, ideias ou atividade a serem desempenhadas.

Conclusão

A intenção do artigo é apresentar uma ferramenta colaborativa que pode ajudar muito na distribuição de atividades dos seus projetos de desenvolvimento de jogos junto com sua equipe.

Se eu consegui provocar em você a vontade de procurar alguma ferramenta desse gênero, a missão do artigo foi cumprida.

Então, busque, experimente, use a tecnologia ao seu favor para melhorar a organização e a produtividade do seu projeto e de seu time, não acomode na situação de ficar trocando e-mail.

Evite ao máximo utilizar e-mail como forma de acompanhamento e comunicação. Aproveite as ferramentas online que estão ao seu alcance de forma gratuita!

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo contando o que você mais gostou nesse artigo e conte também alguma dica extra que você queira compartilhar conosco.