Desenvolvimento & Produção

Definindo o tempo de um jogo: da experiência até a precificação

Definindo o tempo de um jogo: da experiência até a precificação

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Quanto tempo de jogo um game deve ter?

Será que basta pensar apenas na quantidade de horas que alguém vai “gastar” jogando ele?

Muitas vezes temos um jogo interessante nas mãos, mas com pouco tempo de gameplay. 

Ou até casos ao contrário: jogos tão grandes que acabam caindo na mesmice depois de um tempo.

Se assim como eu, você também quer criar jogos que encantem os jogadores, neste artigo tenho uma coisa para contar que pode fazer uma grande diferença pra você…

Este artigo é para você que:

  1. Quer entender o que realmente importa para um jogador;
  2. Tem medo de precificar de forma errada seu jogo;
  3. Quer fazer um game da forma mais interessante, sem que o jogo fique maçante.

Abaixo vou falar mais coisas legais sobre esse assunto…

O que é mais importante para o jogador?

O que importa para o jogador quando ele está jogando?

Temos a tendência de pensar que quanto maior um jogo, mais valor ele tem para o jogador.

Mas se você está criando um game pequeno (um jogo com começo, meio, fim e com poucas horas de gameplay), esse pensamento acaba sendo um pouco limitado.

Se seu jogo não tem conteúdo para isso (levels suficientes, enredo envolvente, novas mecânicas) de nada adianta criar um jogo com 5 horas de gameplay.

Seu jogo vai ficar maçante e repetitivo.

O que levar em consideração no caso de jogos pequenos?

Para responder isso de forma mais ilustrativa, quero te trazer um exemplo do primeiro jogo da Minimol Games, minha empresa de jogos.

Dê uma olhada na imagem abaixo:

Review da Steam sobre o Zen Chess: Mate in One

Essa é uma review do Zen Chess: Mate in One que tá disponível lá na Steam (se quiser conferir o comentário na íntegra, basta clicar na imagem).

Nessa análise, o jogador comenta que zerou o jogo de 100 levels em 16 minutos. Ele não trata isso como uma crítica, pois se divertiu resolvendo os puzzles, além de ter gostado da temática.

Esse não é o tempo médio de um jogador no game, mas perceba que mesmo terminando o jogo em 16 minutos esse jogador ficou satisfeito e deu uma review positiva. 

O Zen Chess é uma coleção de puzzles de xadrez onde você precisa encontrar o lance final de cada partida (por isso, mate in one no nome).

Jogos de puzzle com essa temática zen e relaxante são difíceis de encontrar na Steam, App Store ou qualquer outro marketplace por aí.

Outros jogos desse formato são feitos em sites, cheios de propagandas e pop ups que deixam os puzzles difíceis de se resolver, pois distraem a atenção.

Por isso, todo o ambiente (design de peças, trilha sonora, tabuleiro) foi pensando para oferecer uma experiência meditativa enquanto o jogador resolve aqueles puzzles. 

A experiência interessante de Zen Chess agrega valor ao jogador (mais do que qualquer outro fator) mesmo com gameplay curto.

O que isso significa na prática? Vamos nos aprofundar nesse assunto no tópico abaixo…

Entendendo melhor sobre experiência vs tempo de jogo

Experiência vs tempo de jogo

Um bom jogo (que tenha uma experiência interessante e seja divertido) precisa envolver o jogador. Isso é fato.

Mas “envolver o jogador” pode ser um pouco complicado de se entender.

No caso do Zen Chess, o ambiente dele foi pensado para ser diferente de outros puzzles de xadrez que existem por aí. 

Isso trouxe um conteúdo original e interessante, além de ser muito divertido (quem gosta de jogar puzzles com banners de propaganda aparecendo na tela o tempo inteiro?).

Ou seja, nós investimos em uma experiência de qualidade.

Como a gente conseguiu gerar uma experiência que era única para o jogador, compensou o gameplay ser extremamente curto.

Principalmente para jogos pequenos, a sacada é essa: você não deve se preocupar tanto com o tempo de jogo, mas como entregar uma boa experiência para seus jogadores.

Como as mecânicas, o enredo, as features vão gerar valor para o jogador que ele não consegue encontrar em outras alternativas?

O tempo e dinheiro que o jogador vai “gastar” para jogar seu jogo vai ser uma consequência por causa de boa experiência.

E daí surge outra dúvida:  como precificar uma experiência pequena?

Quanto vale uma experiência de qualidade?

Quanto vale uma experiência de jogo boa para o jogador?

Imagine que você criou um jogo que possui 2 horas de gameplay, mas na hora de precificar, você fica confuso.

O que levar em conta? 

São diversos fatores que podem te ajudar a decidir o preço de um jogo. Um dos mais importantes é pesquisa de mercado (mas pouco as pessoas falam sobre isso). 

Tem um artigo aqui no blog só sobre esse assunto.

Mas se você não sabe por onde começar, considere 30 a 60 minutos de gameplay para cada dólar que você tá cobrando.

Os jogos da Minimol como Colorgrid e Unlock The King possuem até 100 levels. Consideramos isso uma quantidade de conteúdo bem razoável. E os jogadores levam em torno de 2 horas para terminá-los.

Saiba que esse tempo de jogo precisam ser jogados por outras pessoas e não por você. É dessa forma também que é possível descobrir se seu jogo está maçante ou não…

É possível aumentar a experiência sem deixar maçante?

Dá para deixar a experiência do jogador melhor

Se você tem o objetivo de desenvolver jogos pequenos que não sejam maçantes, existe uma forma simples de ir expandindo o jogo sem deixá-lo maçante: adicionar novas mecânicas a cada 15 levels.

Você vai saber quando o jogo está maçante quando estiver fazendo playtest (as pessoas vão ficar desanimadas, respirando fundo) porque estão sentindo falta de variedade.

Isso vai gerar dinamicidade para o game, dando um certo “ânimo” para quem está jogando

Manter o ritmo de sempre ter alguma coisa nova facilita o jogo a não ficar maçante. 

O fato de um jogo ser maçante ou não tem menos a ver com a qualidade dos levels e o tempo de jogo e mais a ver com a variedade em termos de mecânica ou visual.

Aprimore seus conhecimentos em desenvolvimento de jogos!

Aprimore seus conhecimentos para criar jogos lucrativos

Espero que essas recomendações te ajudem a criar um jogo que seja envolvente para os jogadores!

Para continuar no tema, você quer saber como criar jogos com potencial de vender milhares de cópias e que podem ser desenvolvidos por uma pessoa sozinha ou uma pequena equipe? 

Eu preparei um vídeo simples explicando como eu faço isso no meu estúdio de games. Acesse essa página para conferir: https://pdj.blog.br/aula-criar-jogos.

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.