Desenvolvimento Android: Tudo o Que Você Precisa Saber Para Começar

0 Flares 0 Flares ×

desenvolvimento android

Muitas pessoas querem desenvolver jogos para Android mas não sabem exatamente por onde começar.

Com uma base enorme de usuários, a plataforma criada pelo Google para celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos, o Android, é uma excelente plataforma-alvo para você desenvolver seus jogos.

Com um processo de publicação mais simplificado (em comparação ao processo da Apple para a App Store), a Google Play, loja de aplicativos e jogos para Android, pode ser considerada um dos melhores lugares para publicar seus primeiros jogos digitais.

Neste primeiro artigo do Produção de Jogos sobre a plataforma Android, eu convidei o Fillipe Cordeiro para destrinchar tudo que você precisa saber para dar os primeiros passos no desenvolvimento para essa plataforma.

Fillipe é formado em Engenharia da Computação e trabalha com desenvolvimento de software já há 8 anos. Dentre sua experiencia com desenvolvimento estão tecnologias como Java, Android e Python.

É também um dos fundadores da InnoDev, uma empresa nova focada em produtos digitais que trabalha totalmente online sem escritório físico.

Neste artigo você saberá mais sobre:

  • O que você precisa para começar a desenvolver para Android;
  • As duas principais IDEs de desenvolvimento da plataforma;
  • Como publicar seu aplicativo ou jogo na Google Play;
  • Qual o mercado de trabalho para desenvolvedores Android;
  • …e muito mais!

E então, prontos para dar os primeiros passos no desenvolvimento para Android?

Com vocês, Fillipe Cordeiro.

Desenvolvedor-Android

Você já deve ter se perguntando “o que eu preciso saber para começar a desenvolver aplicativos e jogos para Android?”. Nesse artigo para o Produção de Jogos, eu vou passar todo o conhecimento que você precisa para dar os primeiros passos com a plataforma do Google, O Android.

Hoje o Android é a plataforma mobile mais utilizada do mundo e quando eu falo em plataforma, isso inclui o Android para smartphones e tablets, Android TV, Android Wear e Android Auto recentemente lançados juntamente com a ultima versão da plataforma, o Android Lollipop.

Nos próximos tópicos eu vou detalhar um pouco mais sobre a plataforma.

Mas, quem usa Android hoje em dia?!

Bom, como comentei acima, o Android é a plataforma mobile mais utilizada no mundo. Segundo dados do IDC (International Data Corporation), o Android está presente em quase 85% dos smartphones em mais de 190 paises ao redor do mundo, isso sem contar com o Android TV, Android Wear e Android Auto pois ainda estão entrando no mercado aos poucos.

Segundo o Google, a cada dia mais de um milhão de novos usuários chegam ao Android para consumir jogos e aplicativos.

Entendendo a plataforma Android

O Android tem varias versões que ao longo do tempo foram evoluindo e sendo atualizadas com mais recursos. Uma curiosidade é que todas as versões tem nomes de doces.

Veja na tabela abaixo qual a porcentagem de usuários em cada versão do Android:

Versão Nome API % Utilizada pelos Usuários
2.2 Froyo 8 0.7%
2.3.3 –
2.3.7
Gingerbread 10 11.4%
4.0.3 –
4.0.4
Ice Cream Sandwich 15 9.6%
4.1.x Jelly Bean 16 25.1%
4.2.x 17 20.7%
4.3 18 8.0%
4.4 KitKat 19 24.5%

(Fonte: https://developer.android.com/about/dashboards/index.html)

A plataforma Android foi desenvolvida baseada em Linux e sua arquitetura é dividia da seguinte forma:

  • Linux é a base de tudo. Todos os drivers de hardware e redes (Bluetooth, câmeras, USB, GPS’s etc), sistemas de arquivos e processamento estão incluídos;
  • Bibliotecas e Serviços Nativos. Esses são os recursos que já vem com o Android para serem utilizados pelo desenvolvedor;
  • Frameworks. São serviços e bibliotecas (geralmente tambem escritos em Java) que servem para facilitar o desenvolvimento de aplicativos e jogos;
  • Aplicativos. São os aplicativos e jogos desenvolvidos em Java.

Os aplicativos e jogos são desenvolvidos utilizando a linguagem de programação Java. Hoje em dia existe na internet um vasto material sobre essa linguagem, desde o basico até o mais avançado.

Ferramentas de Desenvolvimento Android

Para iniciar o desenvolvimento é necessário fazer o download do Android SDK. Existem duas IDE’s para desenvolvimento Android, ambas recomendadas pelo Google.

Antes de entrar em mais detalhes sobre quais são essas duas IDE’s, vamos definir o significado dos termos SDK (como em Android SDK) e IDE:

  • Software Development Kit mais conhecido como SDK é um pacote de ferramentas para desenvolver aplicatições para uma determinada plataforma, no nosso caso, para o Android;
  • Integrated Development Environment ou IDE é uma ferramenta que ajuda o desenvolvedor no desenvolvimento e é muito focada em produtividade. A IDE geralmente sempre é utilizada com a SDK para criar o ambiente de desenvolvimento.

Agora que você já entende o que significa uma IDE e uma SDK, vamos ver quais são as duas IDE’s para desenvolvimento Android mais utilizadas.

A primeira IDE é o Eclipse ADT (Android Developer Tools). Esta IDE é baseada na ferramenta mais famosa entre os desenvolvedores Java: o Eclipse. Por esse motivo, o Eclipse ADT é a escolha favorita daqueles que já são desenvolvedores Java.

A segunda ferramenta é o Android Studio. Esta IDE é baseada na ferramenta IntelliJ IDEA, outra ferramenta conhecida pelos desenvolvedores Java.

Apesar dessa ferramenta ainda estar em fase Beta de desenvolvimento pelo Google, muitos desenvolvedores já estão migrando do Eclipse ADT para o Android Studio. O principal motivo para essa migração é a maior facilidade de trabalhar a parte visual dos aplicativos.

Tanto o Eclipse ADT quanto o Android Studio podem ser utilizados em Windows, Mac OS e Linux, sem nenhuma restrição.

Talvez agora você esteja pensando: Ok, eu entendi a diferença entre as duas IDE’s. Mas qual delas eu devo escolher para começar a desenvolver para Android?

Para esta pergunta eu costumo responder o seguinte: comece utilizando o Eclipse ADT, pois a comunidade dessa ferramenta é muito grande e na internet tem muito material sobre ela.

Google Play: Publicando Seu Aplicativo ou Jogo

A principal plataforma de distribuição de aplicativos e jogos do Android é a Google Play.

Desenvolvimento-Android-02

Vamos ver alguns dados estatisticos da Google Play para entender o quanto de volume de downloads e aplicativos publicados existem.

Desenvolvimento-Android-03

(Fonte: http://www.statista.com/statistics/281106/number-of-android-app-downloads-from-google-play/)

Segundo o site Statista, até julho de 2013 já tinham sido feitos mais de 50 bilhões de downloads de aplicativos. E esse número de 2013 para 2014 ja cresceu 50%, ou seja, há um aumento muito grande de pessoas utilizando o Android e procurando por aplicativos e jogos diariamente.

Vamos ver então como proceder para colocar um app ou jogo na loja virtual do Google, a Google Play.

Será necessário ter uma conta de email no Google para poder acessar sua plataforma de publicação.

Siga os seguintes passos:

  • Passo #1 Acesse o site Google Play Developer Console e efetue o login com sua conta do Google;
  • Passo #2 Aceite os Termos & Condições do Google e clique no botão Continue to payment (Continuar para pagamento);
  • Passo #3 Para fazer o registro no Google Play será necessário pagar uma ÚNICA taxa de $25 dólares utilizando o Google Wallet;

Caso não tenha uma conta no Google Wallet será necessário criar uma durante o esse processo adicionando endereço e um cartão de débito ou crédito para efetuar o pagamento.

Desenvolvimento-Android-04

  • Passo #4 Após completar todo o cadastro e efetuar o pagamento você irá receber um email de confirmação dizendo que sua conta foi criada com sucesso.

Mercado de Trabalho do Desenvolvedor Android

Hoje em dia milhares de pessoas utilizam o celular para acessar cada vez mais a Internet. O acesso a Web por dispositivos móveis está quase superando o acesso dos computadores tradicionais.

Por essa razão existem muitas empresas na área mobile tanto precisando de aplicativos como desenvolvendo aplicativos para terceiros e faturamento milhões anualmente.

O crescimento do mercado de apps para dispositivos móveis foi tão grande que falta profissionais qualificados para trabalhar na área. Esse déficit do mercado abre uma grande oportunidade para quem quer seguir uma carreira como desenvolvedor Android.

É necessário que o profissional tenha um bom conhecimento da plataforma e recomenda-se também que o profissional conheça mais de uma plataforma mobile.

O salário do desenvolvedor mobile fica entre R$ 2.500,00 e R$ 10.000,00 reais aqui no Brasil e esses valores podem ser maiores fora do país.

Outra opção é o desenvolvedor utilizar seu tempo livre para desenvolver aplicativos próprios e publicar na Google Play para lucrar com a venda ou publicidade. Existem tambem um mercado muito grande de trabalhos de freelancer, principalmente vindo de agências que tem uma demanda muito grande de projetos.

Seja mais Produtivo e Assertivo com o Android

Como vimos nos tópicos anteriores o volume de usuários e de empresas entrando no mundo mobile é muito grande. Como consequência disso, aumentaram muito as exigências sobre a rapidez e qualidade do desenvolvimento Android.

Existem diversas ferramentas e frameworks que ajudam o desenvolvedor com ganho de produtividade e a minimizar bugs em seus aplicativos, melhorando assim a qualidade do software que desenvolve.

Produtividade e qualidade são diferenciais no mercado mobile.

Conclusão

A plataforma Android é muito poderosa e o Google tem investido muito pesado para crescer não só no mercado mobile mas também no mercado de dispositivos eletrônicos como TV’s, relógios e gadgets vestiveis em geral e automoveis.

A “Internet das coisas” já é uma realidade, ligando celulares a TV’s, relógios a celulares e todo tipo de aparelhos eletrônico comunicando-se entre si e trocando informações.

Além disso cada vez mais os fabricantes de celulares produzem tecnologias novas transformando o celular praticamente em um computador com mais velocidade de processamento, mais memória e processamento gráfico, ou seja, um ótimo mercado para a produção de jogos que usam desse poder das novas tecnologias para a diversão dos usuários.

Se você quer dar os primeiros passos no desenvolvimento Android, a minha sugestão é que você acesse o tutorial oficial do Google. Apesar de estar em inglês ele é bem facil de seguir: Training for Android developers.

Espero que tenham gostado deste artigo e eu tenha esclarecido muitas duvidas e despertado seu interesse no Android.

Comentários Finais (por Raphael Dias)

O principal objetivo deste artigo foi de explicar o básico sobre a Plataforma Android, para que você possa decidir se quer se aprofundar no assunto ou não.

Ao tentar aprender sobre algo novo, geralmente nos deparamos com dúvidas cujas respostas são difíceis de serem encontradas pela internet. O Fillipe é a minha principal referência quando se trata de desenvolvimento Android. Por isso, eu recomendo os materiais que ele produz.

Até a próxima!

Receba mais materiais como esse e outros que eu só compartilho por email!

Inscreva-se com seu nome e email abaixo: