Desenvolvimento & Produção

3 formas de divulgar seu jogo estrategicamente (mesmo trabalhando sozinho)

3 formas de divulgar seu jogo estrategicamente (mesmo trabalhando sozinho)

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Como fazer uma divulgação simples, porém efetiva, quando se está desenvolvendo um jogo sozinho ou com uma pequena equipe?

Muito se fala sobre se conectar com a comunidade, criar canais de divulgação, pois isso traz muitos benefícios para o processo de desenvolvimento.

O problema é saber se todos os tipos de jogos pedem por comunidade.

Será que seu jogo enxuto precisa de algo tão sofisticado assim?

Talvez você tenha pouca verba para divulgação (ou nenhuma!) e nenhum especialista de marketing na sua equipe para trabalhar full time nisso.

Como fazer o resultado esperado?

Se você quer divulgar seu jogo a partir de uma tomada de decisão assertiva, este artigo pode te ajudar.

Por aqui, vou falar sobre qual a melhor estratégia que você pode usar para divulgar seus jogos.

Este artigo é para você que:

  • Quer montar a melhor estratégia para divulgar um jogo;
  • Quer saber como não gastar mais tempo e dinheiro com divulgação que não dá certo;
  • Já está preocupado em como fazer isso da forma mais eficiente desde o início, mesmo não tendo criado um jogo ainda.

Existe uma fórmula para divulgar jogos?

Fórmula para marketing de jogos

Você já deve ter lido em algum lugar que campanhas de marketing são fundamentais para aumentar drasticamente as vendas de um produto (quando elas realmente funcionam).

Nos mercado de games isso não poderia ser diferente. Os jogos AAA e mobile estão aí para comprovar esse ponto.

Como desenvolvedores independentes, como eu e você, podemos criar jogos sem investir muito tempo e dinheiro em divulgação e marketing?

Para chegar nessa resposta, acredito que você deve levar em consideração o tipo de jogo sendo criado e também o objetivo de vendas que tem como meta. 

E antes mesmo de pensar em divulgação ou marketing, o primeiro passo é criar um bom jogo.

Qual a melhor forma de fazer isso? Através de pesquisa de mercado!

A pesquisa de mercado é um passo que deve ser feito sempre que você estiver criando um jogo para ser comercializado.

Você vai conseguir entender o que os jogadores estão querendo e direcionar o desenvolvimento do seu projeto para que o mercado quer com essa pesquisa.

Como esse é um assunto muito importante, vou deixar um link de um artigo que escrevi sobre esse isso aqui embaixo:

De acordo com a pesquisa de mercado, você também vai entender melhor potencial público do seu jogo. 

Será possível criar uma estratégia de divulgação a partir da quantidade de cópias vendidas que acredita ser possível alcançar com o jogo. 

Você pode focar em vender 1.000, 10.000 ou 100.000 cópias e cada um desses estágios vão exigir um tipo de estratégia diferente para alcançar esses números.

Vamos ver mais sobre isso no tópico abaixo… 

3 estratégias que podem ser feitas para divulgação dos seus jogos

formas de divulgação de games

Organizei abaixo 3 formas de gerenciar a divulgação do seu jogo a partir da quantidade de cópias que você deseja vender.

Estratégia #1: para 1.000 cópias

Pela minha experiência, o principal movimento que deve você deve fazer é simplesmente publicar um bom jogo feito com pesquisa de mercado (já falamos disso lá em cima) para alcançar 1.000 cópias vendidas.

Crie um trailer cativante e conheça bem as funcionalidades disponíveis no marketplace que seu jogo será publicado são fundamentais para alcançar essa meta.

Há marcadores (as famosas tags) no caso da Steam que são muito importantes na divulgação orgânica de um jogo, já que os possíveis jogadores usam as tags para encontrar jogos na plataforma.

E você pode estar pensando…

“Por que eu gostaria de vender só 1.000 cópias?”

Vender “só” 1.000 cópias depende muito do tipo de estratégia que você está traçando. Algumas delas são porque:

  • Está iniciando no desenvolvimento de jogos e quer passar pelo ciclo completo de desenvolvimento;
  • O foco é fazer vários jogos enxutos e ir melhorando eles a cada projeto finalizado;
  • Seu jogo participa de um subnicho muito específico e o foco está na qualidade do produto desenvolvido.

Estratégia #2: para 10.000 cópias

Se seu foco é alcançar 10.000 cópias vendidas, aí eu acredito que você precisa investir mais esforço do que traçar a primeira estratégia de pesquisa de mercado.

A dica é pensar em como divulgar seu jogo fora da plataforma que ele está publicado. Você pode:

  • Disponibilizar keys para influencers criarem conteúdos com o gameplay do seu jogo;
  • Conseguir uma matéria em um site ou blog especializado em jogos;
  • Distribuir press kit (kit de imprensa) para anunciar o lançamento do seu jogo.

Esse tipo de estratégia ajuda seu game a alcançar outros públicos que estão fora da Steam (ou de outra plataforma) que talvez nunca teriam acesso ao seu jogo.

Os possíveis compradores (que estão fora do marketplace) terão acesso a esses conteúdos em sites ou artigos e isso irá trazer mais tráfego para a página do seu jogo.

Lembre-se que a base para conseguir resultados na hora de divulgar seu jogo é ter um bom jogo! 

Estratégia #3: para 100.000 cópias

Agora, se você está mirando em alcançar um grande grupo de jogadores, acredito que essa é a hora de é somar tudo que foi dito até agora e construir formas de se comunicar com seu público.

Muitas empresas fazem canais no Discord, contas no Twitter e Instagram para ter um relacionamento mais próximo com os jogadores.

Essa é uma forma de ouvir e ser ouvido. Há um relacionamento forte entre os desenvolvedores e a comunidade para fazer com que o jogo cresça cada vez mais.

Isso irá servir para potencializar o relacionamento com jogadores (ou possíveis compradores), os transformando em evangelistas do seu trabalho.

Eles vão se sentir mais presentes no desenvolvimento no jogo, te ajudando a deixar o projeto cada vez mais interessante aos olhos deles.

Saiba que esse não é um trabalho fácil. Gerenciar uma comunidade exige tempo, além de ter muitos desafios envolvidos. Talvez você precise de alguém dedicado somente a engajar sua comunidade.

Para que você não perca o controle e acabe se atrapalhando nos seus objetivos, é muito importante entender quais são suas metas.

Se você está criando um jogo pequeno e tem a ideia de criar um comunidade, pode ser que isso atrapalhe mais do que traga bons resultados.

Se isso faz parte da sua estratégia de desenvolvimento (como desenvolver um jogo grande o suficiente para precisar do apoio dos seus jogadores), siga em frente!

A experiência de um jogo que vendeu dezenas de milhares de cópias

Um jogo pequeno que vendeu milhares de cópias

Se você me acompanha há algum tempo, já deve ter ouvido/lido eu falar sobre o Zen Chess algumas vezes.

Zen Chess: Mate in One é um jogo desenvolvido pelo meu estúdio de jogos de escopo enxuto em que a mecânica básica é resolver puzzles de xadrez.

E até o momento, o jogo possui dezenas de milhares de jogadores pagantes somando as cópias vendias na Steam e Nintendo Switch! 

Você pode achar que um imenso trabalho de divulgação foi feito para poder alcançar um número grande de vendas…

Só que muito pouco foi feito para divulgar o jogo.

A Minimol Games, minha empresa de jogos, entrou em contanto com alguns youtubers para divulgar o jogo, mas foi apenas isso. O jogo não tem comunidade, canal disponível no Discord, nada nesse sentido.

As coisas fluíram muito bem para ele porque os objetivos do jogo foram muito bem traçados anterior a sua produção e fizemos um bom trabalho de pesquisa de mercado.

Em um vídeo no meu canal no YouTube, eu comento um pouco mais sobre o desenvolvimento do Zen Chess (e compartilhei 3 desses fatores que podem te ajudar a criar seus jogos). Veja o vídeo aqui embaixo:

Está pronto para colocar a mão na massa?

pronto para para divulgar jogos?

Gostou de saber mais sobre divulgar jogos?

Com essas estratégias que te dei ali em cima, o processo de divulgação do seu jogo vai ficar muito mais interessante a partir de agora!

E se você quer saber como criar jogos com potencial de vender milhares de cópias e que podem ser desenvolvidos por uma pessoa sozinha ou uma pequena equipe? 

Eu preparei um vídeo simples explicando como eu faço isso no meu estúdio de games. Acesse essa página para conferir: https://pdj.blog.br/aula-criar-jogos.

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.