Entrevistas Exclusivas com Desenvolvedores de Jogos

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Seja bem-vindo a seção de entrevistas do Produção de Jogos!

Aqui você encontrará uma lista crescente de entrevistas com desenvolvedores de jogos de sucesso. Pessoas que realmente estão “nas trincheiras” criando jogos incríveis que o mundo todo joga.

Espero que você encontre nessas entrevistas a inspiração que você precisa para seguir adiante com seu sonho de criar jogos incríveis e colocá-los no mundo.

PDJ Show 17: Saulo Camarotti (Behold)

SauloCamarotti

Nesta entrevista eu bati um papo com o Saulo Camarotti, de um dos maiores estúdios indie brasileiros, a Behold, que desenvolveu o famoso: Chroma Squad.

Conversamos sobre o desenvolvimento do jogo e os segredos por trás de sua bem sucedida campanha no Kickstarter. Também falamos de custos e retorno do projeto, de outros projetos da Behold, planos e muito mais.

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Primeira parte (0:55h – Livre)

PDJ Show 16: Erick Passos (Sertão Games)

ErickPassos.fwNesta entrevista eu bati um papo com o Erick Passos, da Sertão Games, que desenvolveu o famoso: Cangaço.

Ele falou detalhadamente sobre o desenvolvimento desse jogo, incluindo ferramentas utilizadas e custos do projeto, além de passar dicas importantes de marketing, networking e jogos mobile.

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Primeira parte (1:03h – Livre)

 

PDJ Show 15: André Sai e Zé Osmar (Loud Noises)

AndreAsai.fwZeOsmar.fwNesta entrevista eu bati um papo com o André Asai e com o Zé Osmar, da Loud Noises, que desenvolveram o jogo: Headblaster.

Eles falaram sobre desenvolvimento desse jogo e de outros jogos produzidos pela Loud Noises, além de falar sobre a empresa e debater questões importantes sobre os próximos passos a serem tomados para que o Brasil continue crescendo na indústria de jogos.

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Primeira parte (0:49h – Livre)

PDJ Show 14: André Rodrigues (Big Green Pillow)

AndreRodrigues.fwNesta entrevista eu bati um papo com o André Rodrigues, da Big Green Pillow, que desenvolveu o jogo: Porcunipine.

Ele falou sobre desenvolvimento desse jogo e de outros jogos produzidos pela Big Green Pillow, além de falar sobre o começo da empresa e de questões importantes na hora de colocar o seu jogo em early access e de buscar uma publisher para ajudar no lançamento e divulgação.

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Primeira parte (0:48h – Livre)

 

PDJ Show 13: Felipe Dal Molin (Luderia)

felipe-dal-molinNesta entrevista eu bati um papo com o Felipe Dal Molin, nosso instrutor de Game Design para Jogos Pequenos e Game Designer da Luderia, que desenvolveu o jogo: Spooklands.

O Felipe falou detalhadamente sobre o desenvolvimento desse e de muitos outros jogos presentes em seu portfólio, sobre como trabalhar exclusivamente com jogos,  eventos e muito mais. Isso tudo sem falar em grandes dicas para quem quer se tornar um bom game designer!

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Primeira parte (1:00h – Livre)

PDJ Show 12: Alexandre Ribeiro (Vortex Game Studios)

alexandre-vortex

Nesta entrevista eu bati um papo com o Alexandre Ribeiro, nosso instrutor de Unity 5 e desenvolvedor da Vortex, que atualmente está trabalhando no jogo: Jelly Escape Deluxe.

O Alexandre falou detalhadamente sobre o desenvolvimento do jogo e sobre a produção do evento SP Jam, que acontece anualmente em São Paulo. Isso sem falar num importante debate sobre o cenário de jogos no Brasil.

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Primeira parte (1:00h – Livre)

PDJ Show 11: Marcelo Bittar e Nonato Sousa (Bitllab)

Marcelo Bittar Nonato SousaNesta entrevista eu bati um papo com o Marcelo Bittar e com o Nonato Sousa, da Bitllab, que desenvolveram o jogo: Salve a Páscoa.

Eles contaram detalhes do desenvolvimento desse jogo e de outros jogos produzidos pela Bitllab, além de explicar sobre a promoção que criaram para o lançamento do jogo e como nós podemos participar.

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Primeira parte (0:54h – Livre)

PDJ Show 10: Caio Chagas (Tlön Studios)

Caio Chagas

Nesta entrevista eu bati um papo com o Caio Chagas, da Tlön Studios, que está desenvolvendo o jogo: Face It.

Caio contou como foi abrir dois grandes estúdios indie brasileiros, e como a transição entre uma e outra empresa gerou o enredo do Face It – um jogo de “auto-ajuda” que tem como missão fazer o jogador enfrentar seus próprios “fantasmas”.

Além disso, ele também falou sobre sua campanha no kickstarter, sobre a carreira como desenvolvedor no Brasil e muito mais.

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Primeira parte (1:07h – Livre)

PDJ Show 09: André Alves (Little Leds)

André Alves

Nesta entrevista eu bati um papo com o André Alves, da Little Leds, que desenvolveu, sozinho, o jogo: A Vítima de Ouro.

André contou sobre a sua experiência em fazer um jogo sozinho, falando sobre o desenvolvimento, marketing, lançamento e muito mais. Além disso, falamos sobre a importância do gerenciamento de projetos, ferramentas que podem ser úteis e sobre contratações de freelancers dentro e fora do Brasil.

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PDJ Show 08: Pérsis Duaik (Duaik Entertainment)


Nesta entrevista eu bati um papo com o Pérsis Duaik, da Duaik Entertainment, que desenvolveu o jogo-marco da cena independente brasileira: Aritana e a Pena da Hárpia.

Pérsis entrou em detalhes sobre o desenvolvimento do jogo, carreira como desenvolvedor e sua opinião sobre o cenário de jogos no Brasil.

 

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PDJ Show 07: Renan Rodrigues e Cesar Costa (Supernova Indiegames)

cesar-costaRenan-rodriguesNesta entrevista eu bati um papo com o Renan Rodrigues e Cesar Costa, da Supernova indiegames, que desenvolveu o jogo Heroes Rush: Tatics.

Renan e Cesar entraram em vários detalhes sobre a carreira como desenvolvedor de jogos, processos de desenvolvimento, além de darem suas opiniões sobre o cenário de jogos no Brasil.

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PDJ Show 06: Leonardo Zimbres (Zanardi and Liza)

leo zimbres
Nesta entrevista eu bati um papo com o Leonardo Zimbres, da Zanardi em Liza, que está desenvolvendo o jogo Dog Duty, para PS Vita.

Leonardo entrou em detalhes sobre o desenvolvimento do jogo, ferramentas utilizadas e sua opinião sobre o cenário de jogos no Brasil.

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 PDJ Show 05: Danilo Dias e Thais Weiller (JoyMasher)

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Nesta entrevista com o Danilo Dias e a Thais Weiller – ambos da JoyMasher – eles falam sobre a carreira, o desenvolvimento de Oniken e Odallus e o cenário indie no Brasil.

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 PDJ Show 04: Davi Costa e Daniel Bittencourt (DigiTen)

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Nesta entrevista com o Davi e o Daniel da DigiTen, eles nos contaram como foi o desenvolvimento do Dig A Way, um jogo para iOS que foi baixado 1.5 milhão de vezes nas suas duas primeiras semanas.

Davi e Daniel também contaram sobre como foi a experiência de estudar na Vancouver Film School, uma das maiores escolas de games do mundo.

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 PDJ Show 03: Rodrigo Perez (Frozen Logics Studios)

rodrigo-perez

 

Rodrigo Perez, da Frozen Logic Studios, nos contou nessa entrevista como foi a fundação da sua empresa e alguns dos desafios encontrados no mercado de jogos no Brasil.

Rodrigo também entrou em detalhes sobre o desenvolvimento do seu jogo Robot Dir, um puzzle que tem uma mecânica de jogos totalmente diferente.

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 PDJ Show 02: Henrique Caprino (Pocket Trap)

henrique-caprino

 

Nesta entrevista Henrique Caprino (Pocket Trap) falou sobre a trajetória do jogo Ninjin, que começou como um projeto despretensioso e foi parar nas plataformas da Sony (PS Vita, PS3 e PS4).

Henrique também nos mostrou como foi mostrar Ninjin – um jogo com influências japonesas – na Tokyo Game Show.

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PDJ Show 01: Rodrigo Testa (Ácido Cinza)

rodrigo-testa

 

Nesta entrevista o Rodrigo Testa (Ácido Cinza) falou em detalhes sobre seu jogo “Cataegis: The White Wind“. Rodrigo deu detalhes do desenvolvimento do jogo, e também nos contou como ele vê o cenário indie brasileiro.

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