Contar histórias faz parte da natureza humana.
Há milênios pessoas contam histórias a outras para passar conhecimento. Antes da invenção da escrita, o conhecimento adquirido por toda uma geração era passado para a geração seguinte através de histórias.
Histórias sobre medo, superação, redenção, humildade, perseverança, comprometimento, dedicação, ganância, e várias outras.
Existem várias formas de se contar uma história, mas o modelo conhecido como “Jornada do Herói” é um dos mais convincentes e utilizados na história da humanidade.
Uma das maneiras mais eficientes de passar uma lição (seja ela qual for) é através de uma história onde o herói tinha um problema e conseguiu superar após aprender a lição.
A Jornada do Herói está presente no mundo dos jogos desde o início. São incontáveis os jogos que usam a Fórmula da Jornada do Herói para se conectar com os jogadores e gerar engajamento.
Quando os gráficos dos jogos digitais ainda eram bem precários, a melhor forma de engajar o jogador era através de histórias.
Nosso cérebro está tão acostumado a engajar com histórias que, mesmo jogos como o primeiro Mario, onde mal era possível ver o rosto do personagem, entreteu milhões e milhões de pessoas (e continua entretendo até hoje).
Hoje em dia não existe nenhuma pessoa que não conheça a existência de um personagem de video-games chamado Mario.
A história em si soa até bem estranha: um encanador atravessa o mundo para salvar uma princesa e em sua jornada enfrenta tartarugas, come cogumelos que o torna invencível por certo tempo, e coleta estrelas brilhantes espalhadas por aí.
Mesmo com uma história digna dos delírios mais psicodélicos, essa história cativou milhões de pessoas no mundo e fez com que a Nintendo ganhasse milhões de dólares.
Neste artigo do Produção de Jogos eu compartilho com vocês um infográfico mostrando a Fórmula da Jornada do Herói.
Use a fórmula mostrada no infográfico para contar as histórias dos seus jogos, ou adapte os passos de acordo com a necessidade. Mesmo jogos simples como puzzles podem ter uma história por trás.
Lembre-se: A Fórmula da Jornada do Herói já engajou bilhões de pessoas através dos milênios.
Portanto, tenha certeza que encaixar alguns elementos desta Fórmula no seu jogo vai aumentar o engajamentos dos jogadores e aumentar também a qualidade do seu jogo.
No infográfico abaixo você vai saber mais sobre:
- O poder das histórias e a Jornada do Herói;
- Os 12 passos da Jornada do Herói;
- Como a Trilogia do Batman usou a Fórmula da Jornada do Herói nos roteiros dos filmes;
Este infográfico foi produzido pelo site Viver de Blog, do Henrique Carvalho. Apesar de ser um infográfico voltado para uma audiência de Marketing, ele se encaixa perfeitamente no contexto de jogos digitais.
Gostou de saber mais sobre os passos da Jornada do Herói?
E se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:
Chessarama redesenhado: uma olhadinha na nossa nova interface
Tons de progresso — Renovando as cores dos dioramas do Dragon Slayers
Peças de xadrez têm um humor? — Moodboard e design de personagens no Chessarama
Do rascunho ao resultado final — Como criamos os dioramas para o Street Soccer
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.