5 tipos de game assets que podem transformar ideias engavetadas em jogos publicados

0 Flares 0 Flares ×

Jogos Digitais são artefatos incrivelmente complexos.

São várias formas de arte reunidas em um único tipo produto: modelagem, pintura, música, escrita, programação e provavelmente outras mais que nem consigo pensar agora.

Na busca por fazer jogos interessantes, todo desenvolvedor esbarra, mais cedo ou mais tarde, em uma dificuldade comum: dominar todas as habilidades necessárias para criar um jogo.

Ao esbarrar nessa dificuldade, eu noto que a maioria dos desenvolvedores se divide em dois caminhos:

  1. Aqueles que tentam virar, do dia pra noite, o próximo Leonardo da Vinci, desenvolvendo 5+ habilidades complexas em poucos meses;
  2. Aqueles que entendem que a busca pelo conhecimento é uma busca eterna, com incrementos lentos e diários, e percebem que para publicar seus jogos ainda nessa encarnação é necessário buscar ajuda. E essa ajuda geralmente vem na forma de parcerias, contratações ou game assets.

Game assets nada mais são que os elementos que constituem um jogo, como ilustrações, efeitos sonoros, scripts, etc.

O bom uso de game assets pode acelerar o desenvolvimento dos seus jogos, aumentar a qualidade deles e, em alguns casos, ser a diferença entre ter um jogo publicado ou para sempre engavetado.

Eu vejo pouquíssimas pessoas obtendo sucesso pelo Caminho #1, mas muitas conseguem “destravar” o desenvolvimento de seus jogos através do Caminho #2.

Já que contratar um colaborador exige um investimento alto e criar boas parcerias é algo difícil, a compra de game assets que ajudam o desenvolvedor acabam sendo um caminho bem natural.

5 tipos de game asset que podem transformar ideias engavetadas em jogos publicados

Saber escolher os game assets adequados para seu jogo é fundamental.

Nos próximos parágrafos, eu vou te mostrar 5 tipos de game assets que são incrivelmente úteis para todo desenvolvedor de jogos.

Eu recomendo fortemente que, ao comprar um game asset, você tenha a certeza que ele se encaixa em pelo menos 1 das 5 categorias abaixo.

Fazendo isso você vai praticamente garantir que está fazendo um bom investimento.

Vamos então ao 5 tipos:

1. Game Assets que aceleram a produção do seu jogo

A primeira categoria é a dos game assets capazes de acelerar a produção do seu jogo.

Vamos especificar exatamente o que isso quer dizer usando um exemplo.

Imagine que você é um excelente programador. Você é capaz de programar 100% do seu jogo sem dificuldades.

No entanto, para programar seu jogo inteiro, você estima que isso vai lhe custar 300 horas de trabalho.

Nesse contexto, um game asset que te permite fazer o mesmo jogo investindo 50 horas programando em vez de 300 horas é um game asset que acelera o desenvolvimento do seu jogo.

Note que você tem a habilidade necessária para programar 100% do jogo. O game asset apenas te economiza tempo.

Nesse exemplo específico, temos a economia de 250 horas de trabalho. Se a sua hora de trabalho custar 20 reais, o tal game asset pode custar até 5.000 reais (250 x 20) e ainda assim poderá ser um bom investimento.

2. Game Assets que aumentam a qualidade do seu jogo

A segunda categoria é a dos game assets capazes de aumentar a qualidade do seu jogo.

Suponha agora que você está fazendo um jogo, mas sua habilidade como ilustrador é um pouco limitada.

Você até consegue fazer alguns cenários muito bonitos, mas você manda mal desenhando personagens.

Neste exemplo, adquirir um game asset do tipo “ 35 Personagens incríveis para você adaptar ao seu jogo” pode aumentar consideravelmente a qualidade do seu jogo.

Afinal, costuma ser bem frustrante quando um jogo tem alto nível em vários quesitos mas falha miseravelmente em um detalhe.

Muitas vezes, isso é o suficiente para estragar toda a experiência do jogo.

Então, nesse caso onde você é SIM capaz de produzir o trabalho, mas não na qualidade que seu jogo precisa, temos um exemplo claro onde adquirir game assets que aumentam a qualidade do jogo é uma excelente solução.

3. Game Assets que complementam as habilidades que você tem

A terceira categoria é uma bem popular: game assets que fazem aquilo que o desenvolvedor não é capaz de fazer.

Um exemplo clássico dessa categoria são os efeitos e trilhas sonoras.

Muitos desenvolvedores programam ou desenham (alguns até mesmo fazem os dois), mas raramente um desenvolvedor é capaz de criar também seus próprios efeitos e trilhas sonoras para o jogo.

Na ausência de determinada habilidade, uma saída bem prática é investir em game assets que complementam as habilidades que você possui.

Existem outras saídas para lidar com a sua falta de habilidade em algo (criar parcerias, contratar profissionais, etc), mas eu diria que investir em bons game assets é a melhor opção na grande maioria dos casos.

É mais simples que fomentar boas parcerias e mais barato que contratar um profissional (algo que você pode fazer no futuro).

Então não deixe de complementar suas habilidades de forma inteligente investindo em bons game assets pro seu jogo.

4. Game Assets que te abrem os olhos para novas oportunidades de mercado;

Essa é a minha categoria preferida.

Existe um tipo específico de game asset capaz de abrir seus olhos para novas oportunidades.

Essas novas oportunidades podem ser nichos de mercado, novas plataformas, ou até mesmo públicos que você nunca imaginou ser capaz de atingir.

Um exemplo dessa categoria de game asset é o Minimal Puzzle 2D, criado exclusivamente para ajudar desenvolvedores a aproveitarem o inesperado sucesso dos puzzles minimalistas bi-dimensionais.

Esse é um nicho pequeno, que raramente atrai atenção de estúdios maiores. Como consequência, este é um nicho com altas oportunidades para desenvolvedores independentes.

Nos últimos meses eu investi bastante tempo estudando esses puzzles minimalistas e pensando numa forma de ajudar desenvolvedores brasileiros a aproveitar essa oportunidade.

Eu comecei então a desenhar como seria um game asset que funcionasse como uma base para todo puzzle minimalista bi-dimensional.

Eu queria algo que tornasse incrivelmente fácil e rápido a criação de jogos para esse nicho de mercado tão especial.

E foi assim que nasceu o Minimal Puzzle 2D, um sistema completo para desenvolver puzzles minimalistas na Unity que é exclusivo da Produção de Jogos.

Asset para jogos 2d minimalista

(Se você quer ter acesso à assets como esse, continue lendo este artigo)

5. Game Assets que te ensinam como usar uma funcionalidade

Imagine o seguinte cenário: você sabe que a game engine que você usa te permite implementar determinada funcionalidade no seu jogo (Ex.: um tipo específico de multiplayer).

Você investiu dezenas de horas estudando a documentação da ferramenta e ainda não conseguiu implementar a funcionalidade do jeito que você quer.

Em seguida, vasculhou a internet e não achou nenhum game asset que faz exatamente o que você precisa (mas encontrou alguns que chegam bem perto).

Esses game assets não são exatamente o que você precisa, mas eles fazem uso da exata funcionalidade da game engine que você precisa utilizar.

Então nesses caso, adquirir um game asset para aprender como aquela funcionalidade é feita pode ser uma ótima ideia.

Muitas vezes tutoriais de internet não vão ter a profundidade que você precisa para implementar algo mais avançado ou específico demais pro seu contexto.

Estudo de caso: como os game assets certos me permitiram publicar meu primeiro jogo

Eu não sei se você sabe, mas eu publiquei meu primeiro jogo em 2011.

Eu não sabia programar ou desenhar, mas mesmo assim consegui ganhar centenas de dólares com as vendas do primeiro jogo que fiz na vida.

Conseguir isso foi realmente muito especial, mas o processo até esse resultado foi de muita frustração, madrugadas intensas de trabalho e um constante medo de não conseguir.

Todos os dias eu chegava em casa bem tarde, exausto após quase 2 horas de transporte público entre a universidade e a minha casa.

Era durante as madrugadas que eu trabalhava arduamente no meu primeiro jogo. Fazia um copo grande de café e colocava minhas últimas gotas de energia na tentativa de desenvolver um game.

Como nessa época eu ainda estava aprendendo a programar e não manjava nada de ferramentas gráficas, o progresso era realmente lento.

Todo dia eu ia dormir com uma sensação terrível de ter feito pouco ou nenhum progresso no meu sonho de criar um jogo.

Parecia que não importava o quanto eu me esforçasse, sempre surgia um novo problema pra resolver, uma nova coisa pra aprender ou um obstáculo maior pra superar.

Mas eu segui investindo minhas horas de sono no desenvolvimento do meu primeiro jogo.

Foram dois meses assim até perceber que meu projeto podia seguir o mesmo caminho da maioria dos aspirantes a desenvolvedor: uma pasta perdida no computador, nunca publicado e para sempre esquecido.

Eu precisava de ajuda.

Nessa época eu acompanhava alguns blogs de desenvolvedores bem sucedidos e decidi seguir a recomendação de um deles: investir em game assets que acelerassem o desenvolvimento do meu projeto e complementassem as habilidades que eu não possuía.

Esse foi o caminho pelo qual eu consegui finalizar e publicar meu primeiro jogo, antes que ele me vencesse pelo cansaço.

Eu comecei comprando um game asset que tornava extremamente fácil a movimentação dos elementos do jogo (plataformas, cubos, etc).

Em seguida, adquiri outro game asset que era um menu completo e altamente configurável (esse lembro o preço exato em dólar: US$ 138,75), o que me permitiu criar toda interface e menus do jogo em poucos dias.

E, por fim, comprei também um pacote gráfico que dava uma ambientação espacial muito bonita para o jogo (e, apenas por causa desse asset, o jogo passou a se chamar SpaceCube.)

Eu estava altamente determinado a finalizar e publicar meu primeiro jogo. Eu não queria “morrer na praia” como quase todo mundo que tenta criar um game.

E graças a decisão de comprar game assets que eu nem sabia que existiam no começo, eu consegui finalizar e publicar o meu primeiro jogo:

Jogo Space Cube feito com assets

Por mais simples que o Spacecube fosse, a publicação desse primeiro jogo (que ficou à venda por 3 anos e me rendeu centenas de dólares) teve um grande significado pra mim.

Conseguir passar pelo processo inteiro, desde ter a ideia até o momento que o seu jogo está na loja vendendo, é uma grande conquista para todo desenvolvedor.

Subindo de Nível: acelere o desenvolvimento dos seus jogos nos próximos 12 meses

Já se passaram mais de 7 anos desde quando meu primeiro jogo foi publicado e eu tenho refletido muito sobre meus primeiros passos na indústria de games.

E foi refletindo sobre como eu comecei no desenvolvimento de jogos que eu decidi iniciar um grande projeto esse ano.

Esse projeto é um Clube exclusivo, onde todo mês seus membros receberão um game asset criado com o objetivo de te ajudar no desenvolvimento dos seus jogos.

Cada game asset será criado por profissionais experientes da indústria de jogos e será exclusivo da Produção de Jogos (eles não estarão disponíveis em nenhuma loja nacional ou internacional), como o Minimal Puzzle 2D que eu citei acima.

Serão pacotes de arte gráfica, áudio, scripts ou templates completos que vão expandir as fronteiras do que você consegue criar e acelerar a criação dos seus jogos.

Sendo membro do Clube, você vai sentir como se tivesse uma equipe remota de desenvolvimento, que todo mês te entrega um novo game asset para ser usado nos seus projetos atuais e na concepção de novos jogos.

Esse novo projeto é muito especial pra mim e eu quero que os primeiros membros desse Clube recebam privilégios realmente especiais.

No dia 07 de Agosto, às 8:00h, eu vou oficialmente abrir as vagas para Membro Pioneiro deste clube exclusivo.

A assinatura anual do Clube terá um valor bem acessível: menos do que eu investi para criar o meu primeiro jogo.

Mas eu decidi fazer algo ainda mais especial e estou preparando uma série de bônus para todos que se inscreverem nessa primeira abertura oficial de vagas para o Clube.

Se você quer ter a oportunidade de fazer parte disso, coloque seu nome e email na caixa abaixo para entrar na lista de espera e ter prioridade no preenchimento das vagas do Clube:

Sim, quero ter prioridade no Clube!

Preencha os campos abaixo para eu te avisar com prioridade quando as vagas estiverem abertas: