Desenvolvimento & Produção

O Inesperado Sucesso dos Puzzles Minimalistas Bi-Dimensionais

O Inesperado Sucesso dos Puzzles Minimalistas Bi-Dimensionais

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Existe um nicho de jogos simples e altamente lucrativos que raramente você ouve falar a respeito.

Mas antes de eu te mostrar qual é esse nicho e como você pode atuar nele, vamos primeiro entender exatamente o que quer dizer um jogo ser “lucrativo” e por que você deve se importar com isso.

Bom, a idéia central é simples: se um jogo fizer mais dinheiro do que ele custou, ele é um jogo lucrativo.

Ou seja: Lucro = Faturamento – Custos.

Se você quer um dia conseguir trabalhar com games, é importante que você tenha jogos lucrativos mesmo se a sua ideia “não é ficar rico com games”, como alguns gostam de dizer.

Se você está no desenvolvimento de games pro longo prazo, você precisa se preparar para tropeçar no meio do caminho. Você precisa criar jogos lucrativos que possam “pagar as contas” de suas empreitadas mais arriscadas e artísticas, onde é bem menos claro se o jogo vai dar ou não algum dinheiro.

Na busca de criar jogos lucrativos, a maioria dos desenvolvedores tentam ajustar a Equação do Lucro trabalhando na parte do faturamento.

Na prática, isso significa tentar entender mais sobre marketing (mesmo, muitas vezes, não gostando do assunto), fazendo campanhas de financiamento coletivo ou até mesmo buscando desesperadamente publishers para seus jogos.

Mas essa não é a única maneira…

Se nós trabalharmos no custo de produção de um jogo, a necessidade de vender muitas cópias para conseguir lucrar diminui consideravelmente.

Mas como criar um jogo com boas chances de ser lucrativo?

Estúdios de games experientes controlam o custo de produção através de técnicas avançadas de gerenciamento de projetos, gestão, controle financeiro, análise de risco, e assim por diante.

E mesmo assim, muitas vezes grandes empresas erram feio e acabam gastando muito mais pra fazer um jogo do que ele traz de dinheiro após o lançamento.

Daí surge a pergunta: Se mesmo profissionais altamente qualificados erram nisso, como desenvolvedores menos experientes podem esperar acertar essa equação?

Com certeza existe mais de uma resposta para essa pergunta, mas uma delas com certeza é: escolhendo um nicho de mercado adequado.

Um “nicho” nada mais é que um segmento de mercado. Um público que gosta muito de um tipo específico de jogo.

Você pode considerar que jogos FPS constituem um nicho, já que existe um grande número de jogadores que consomem quase exclusivamente esse tipo de jogo.

O mesmo vale para jogos de corrida, jogos de luta, jogos de simulação e assim por diante.

No entanto, esses são nichos com barreira de entrada muito alta para o desenvolvedor iniciante e estúdios pequenos.

Como uma empresa pequena pode esperar competir no nicho de jogos FPS?

Ela com certeza pode conseguir, mas os níveis de inovação, qualidade técnica e marketing precisam ser bem altos.

Uma outra opção, mais segura, seria analisar a fundo o mercado de games em busca de nichos cujos jogos são intrinsecamente simples e com baixo custo de produção.

Nichos ainda inexplorados ou esquecidos por grandes empresas, onde um desenvolvedor solitário ou pequeno estúdio de games tenha chance real de fazer um jogo incrivelmente lucrativo.

Um desses nichos é o de puzzles minimalistas bi-dimensionais, que agora eu vou te apresentar.

O nicho dos puzzles minimalistas bi-dimensionais

Esse é um nicho pequeno, que raramente atrai atenção de estúdios maiores.

Como consequência, este é um nicho com altas oportunidades para desenvolvedores iniciantes.

Veja por exemplo as vendas do primeiro mês de um jogo que publiquei em 2011 e levou apenas dois dias pra ser feito:

(Você pode ver essa história completa nesse post)

Para a nossa análise aqui, vamos considerar apenas o marketplace da STEAM, mas a mesma análise pode ser feita pra Google Play, App Store ou consoles.

Dá só uma olhada no que o algoritmo de busca da STEAM mostra pra gente quando selecionamos as tags “Minimalist”, “Puzzle” e “2D”:

Um pouco mais de 100 jogos. Essa busca não é exata, mas dá pra termos uma ideia da quantidade de jogos desse tipo que existem hoje na STEAM.

Desses jogos, um dos meus preferidos é o HOOK.

HOOK é um jogo simples e incrivelmente bem executado. Dê uma olhada no trailer do jogo:

O mais interessante é que, apesar da simplicidade, esse jogo já vendeu uma quantidade impressionante de cópias.

Veja por exemplo esse dado da SteamSpy de 2017, na época que o serviço ainda conseguia oferecer números com boa precisão (isso mudou após alterações na política de dados da STEAM):

Aproximadamente 160 mil cópias vendidas com preço base de 1 dólar. E isso foi apenas na STEAM, sem considerar as vendas do jogo na App Store, Google Play e outros lugares.

Hoje a SteamSpy oferece dados bem menos precisos, mas ainda assim eles podem ser bem úteis pra nossas análises aqui:

Como você pode ver, nos dados acima a SteamSpy diz que o jogo vendeu entre 100.000 e 200.000 cópias.

Nós sabemos que o número correto é mais perto de 200k do que de 100k, mas mesmo se considerarmos apenas o menor número ainda temos aqui um jogo que vendeu muito bem.

Nos exemplos abaixo, eu selecionei alguns puzzles minimalistas 2D que mesmo se considerarmos o menor número estimado hoje pela SteamSpy, ainda assim temos um número interessante de vendas.

Vamos aos exemplos!

Hexcells Infinite

Hexcells Infinite é o terceiro jogo da série de puzzles minimalistas criada pelo game designer britânico Matthew Brown.

Segundo a SteamSpy, esse jogo vendeu no mínimo 100 mil cópias, tendo como preço o valor de US$ 4.99:

Esse certamente é um número impressionante para um jogo desenvolvido por apenas uma pessoa!

O Matt Brown manda bem demais nesse nicho e talvez seja um dos que mais consiga lucrar com esse tipo de jogo (mais sobre isso abaixo).

KNIGHTS

KNIGHTS é um puzzle minimalista baseado no movimento de uma única peça de xadrez: o cavalo. Dá uma olhada na simplicidade do jogo:

E segundo a SteamSpy, esse jogo vendeu no mínimo 20 mil cópias, tendo como preço base o valor de US$ 0.99.

Segundo a própria desenvolvedora, esse jogo foi desenvolvido em aproximadamente 6 semanas. As 2 primeiras dedicadas à prototipagem – até chegar numa mecânica de jogo interessante – e as 4 semanas seguintes para de fato desenvolver o jogo.

Portanto, o jogo faturou aproximadamente 20 mil dólares e custou 6 semanas de trabalho de um único desenvolvedor. Nada mal.

Sudoku Universe

Sudoku Universe foi desenvolvido com a intenção de ser o melhor jogo de Sudoku na STEAM:

Segundo a SteamSpy, esse jogo vendeu no mínimo 20 mil cópias, tendo como preço o valor de US$ 1.99. E isso tudo em apenas 6 meses:

Os puzzles de Matt Brown

Um caso de sucesso bem interessante são os jogos do Matt Brown. Ele é o criador do HexCells Infinite (listado acima), além de outros jogos seguindo a mesma linha.

Veja esses números com os 5 puzzles minimalistas bi-dimensionais que o Matt tem hoje na STEAM:

Note que mesmo se considerarmos apenas os menores números na estimativa da SteamSpy, ainda assim temos um altíssimo número de vendas.

Levando em conta os dados da imagem acima (que são apenas da STEAM) e que o jogo também está disponível na App Store, é bem seguro dizer que os jogos minimalistas do Matt Brown já ultrapassaram 1 milhão de dólares em vendas.

As Principais Características dos Puzzles Minimalistas 2D

Esse tipo de jogo segue de perto o conceito de Complexidade Máxima Alcançável: como o jogo tem elementos incrivelmente simples (figuras geométricas, cores sólidas, etc), fica fácil atingir qualidade profissional na sua execução.

Algumas características dos Puzzles Minimalistas 2D:

  • Menu simples, com apenas 2 ou 3 opções;
  • Em alguns casos só existe a tela de jogo (sem telas de menu ou de qualquer outro tipo);
  • Apenas uma trilha sonora (que precisa ser bem escolhida/composta, visando evitar o cansaço por repetição);
  • Poucos efeitos sonoros (geralmente por volta de 5);
  • Programação simples (o principal é a lógica dos puzzles);
  • Maior parte do desenvolvimento investido na criação de bons puzzles (e não em questões técnicas de programação ou arte);
  • Arte gráfica extremamente simples, porém muito bem executada (uso extensivo de figuras geométricas e bom uso das cores);

Note que as características acima praticamente garantem um baixo custo de produção.

Você pode ter uma ideia de um puzzle no ônibus voltando do trabalho, programar sua lógica rapidamente em uma noite e, durante os próximos dias ou semanas, investir seu tempo livre desenhando no papel novas fases.

Depois disso bastaria incluir as fases selecionadas no jogo, gastar poucos dias polindo o projeto e o jogo já estaria pronto para ser testado no mercado.

Se o jogo receber bom feedback, você pode dar continuidade ao desenvolvimento de novos levels ou mesmo criar um novo jogo seguindo a mesma linha.

Se o jogo não engrenar, você segue para o próximo projeto com a tranquilidade de quem gastou apenas 1 mês no jogo anterior ao invés de 1 ano inteiro.

Um pequeno nicho com grandes oportunidades

Criar puzzles minimalistas bi-dimensionais pode ser uma grande oportunidade para você.

Todas essas “restrições” vão te permitir ser mais criativo, focar no que realmente fará seu jogo ser divertido e livrar sua cabeça das infinitas possibilidades que o desenvolvimento de jogos oferece.

Decidindo focar seus esforços em poucos elementos, você tem a oportunidade de fazer algo com altíssima qualidade e digno da atenção (e do dinheiro) de um grande número de jogadores mundo afora.

Nos últimos meses eu investi bastante tempo estudando esses puzzles minimalistas e pensando numa forma de ajudar desenvolvedores brasileiros a aproveitar essa oportunidade.

Eu comecei então a desenhar como seria um game asset que funcionasse como uma base para todo puzzle minimalista bi-dimensional.

Eu queria algo que tornasse incrivelmente fácil e rápido a criação de jogos para esse nicho de mercado tão especial.

E foi assim que nasceu o Minimal Puzzle 2D, um sistema completo para desenvolver puzzles minimalistas na Unity.

O Minimal Puzzle 2D foi criado para acelerar a produção dos seus puzzles minimalistas e subir sua barra de qualidade, te permitindo expandir seu portfólio, desafiar sua criatividade e aumentar suas chances de criar um jogo de sucesso.

Com ele você será capaz de criar em poucos minutos o aspecto visual de alta qualidade e o sistema minimalista de jogos de sucesso como os mencionados acima:

O Minimal Puzzle 2D é um sistema completo para desenvolvedores brasileiros entrarem com tudo nesse nicho de mercado tão promissor.

Mas ele não será publicado na Unity Asset Store ou em qualquer outra loja de assets internacional. Eu quero que o desenvolvedor brasileiro de jogos saia na frente nessa corrida.

Esse ano eu tenho refletido muito sobre como bons game assets me ajudaram a publicar meus primeiros jogos.

E foi refletindo sobre como eu comecei no desenvolvimento de jogos que eu decidi iniciar um grande projeto esse ano.

Última dica para você…

Espero que você tenha gostado de aprender mais sobre puzzles minimalistas 2D.

Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.

Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.