Construct 2 e Telas Sensíveis ao Toque: Configurando os Controles do Seu Jogo Mobile

0 Flares 0 Flares ×

É errado assumir que todos que acessam a internet possuem um mouse e um teclado a sua frente, pois muitas pessoas estão navegando em seus smartphones ou tablets. Ou seja, por meio de dispositivos touchscreen.

Então, quando você for criar um jogo para a web é preciso levar isso em conta. E na Construct 2, uma das game engines mais utilizadas, isso pode ser resolvido de maneira fácil.

Substituindo o clique do mouse pelo Touch na Construct 2

Se você está projetando um jogo especificamente para dispositivos touchscreen na Construct 2, ou o seu jogo utiliza apenas cliques do mouse como um jogo estilo Flappy Bird, use o objeto Touch e certifique-se de que a propriedade “Use mouse input” seja “Yes”. Dessa forma, cliques do mouse simularão toques na tela.

Isso permite que você programe facilmente seu jogo tanto para toque em tela como para cliques do mouse.

Controles com toques

Para muitos jogos, são necessários botões em tela para os controles. Estes podem ser feitos com objetos Sprite.

Para esses objetos você deve criar uma camada para os botões e definir seu Parallax em 0. Isso impede que os objetos nessa camada rolem conforme o jogo evolui, fazendo com que fiquem sempre visíveis para o usuário

Agora, certifique-se de que a camada está selecionada. A linha pontilhada no canto superior esquerdo da exibição de layout mostra o tamanho da janela. Adicione alguns Sprites representando seus controles de tela em algum lugar dentro da área de janela. Um exemplo de teclas de seta na tela no canto inferior direito da janela é mostrado abaixo.

Controles touchscreen Construct 2

Lembre-se que botões grandes são mais fáceis de tocar! Você também pode querer ajustar os polígonos de colisão no editor de imagens para fazer a sua área um pouco maior e, portanto, mais fácil de tocar.

Agora, você pode usar evento do objeto Touch para chamar um comportamento de ação Simulate Control, como é mostrado a seguir:

Controles touchscreen Construct 2

Se o seu jogo usa controles simples esquerda-direita, você pode usar variações, como grandes sprites invisíveis para detectar se o usuário toca em qualquer lado esquerdo ou do lado direito da tela. Lembre-se, quanto maior a área que ele puder tocar, mais fácil fica controlar o jogo.

Controles touchscreen Construct 2

Controles de toque alternativos

Há muitas maneiras diferentes de controlar jogos em dispositivos touch screen. Você não tem que ter botões na tela, e as vezes outras alternativas são mais divertidas de usar.

Por exemplo, no jogo Space Blaster, a nave espacial pode se mover para onde você está tocando. Outros botões na tela podem, então, dar ações alternativas, como o lançamento de foguetes.

Controles touchscreen Construct 2

Finalmente, você pode querer adaptar os controles para dispositivos sensíveis ao toque. E muitas vezes simplificar os controles para estes dispositivos pode tornar o jogo ainda mais divertido.

Por exemplo: o jogador precisa segurar a barra de espaço para disparar o principal laser no Space Blaster quando jogado no computador. Para dispositivos touchscreen, você pode mudar isso para que o laser dispare automaticamente enquanto os inimigos aparecerem na tela.

Isso faz com que com que o game se torne um pouco mais fácil de jogar em smartphone, pois com certeza o principal objetivo é termos um jogo divertido e não frustrante. Além disso, muitos dos jogadores que usam seus celulares para jogar, jogam apenas com uma das mãos. Pense nisso! 😉

Espero que essas dicas tenham sido úteis e deixe nos comentários o que você achou do artigo e compartilhe alguma dica sobre esse assunto que possa ter ficado de fora.

Caso queira me seguir nas redes sociais, meu twitter é @guslarsen

E se você quer se aprofundar no desenvolvimento de jogos, não deixe de participar de uma aula online com o Raphael Dias! Você pode se inscrever por meio deste link.

Um forte abraço e até o próximo artigo.