Você sabe o que faz um Produtor de Jogos? Normalmente existem muitas dúvidas sobre esse cargo, sobre como realmente funciona, o que é feito e quais os passos pra chegar até lá.
Então nesse episódio do podcast eu conversei com o Lucas Stannis, produtor na Donkey Crew, um estúdio de jogos indie na Polônia que está desenvolvendo um MMO survival.
A gente conversou bastante sobre o cargo de Produtor de Jogos, desde as principais habilidades, os desafios até como é o dia a dia dele.
E falamos também sobre a trajetória dele aqui no Brasil até parar na Polônia, sobre planejamento, escopo de projetos e networking. Além disso, o Lucas deu várias dicas para quem deseja trabalhar fora do país e não estudou no exterior, como é o caso dele.
Então se você quer quer saber mais sobre o cargo de Game Producer, eu não tenho dúvidas que você vai tirar muitos insights valiosos dessa conversa.
Assista à entrevista completa para saber
- Sobre como está sendo a experiência como produtor do jogo Last Oasis na Donkey Crew: O jogo foi iniciado em 2017 e em 2019 ele chegou para integrar o time;
- Sua trajetória desde a faculdade até chegar para trabalhar na Polônia;
- Bastidores da equipe do jogo Last Oasis, que conta com alguns parceiros e colaboradores espalhados pelo mundo;
- Sobre seus momentos decisivos: ele começou como game designer, e onde foi o ponto onde se descobriu produtor;
- Ferramentas de um produtor: a importância da comunicação clara e documentada para ter resultados objetivos. O papel do produtor com o planejamento, escopo, gerenciamento de equipe, etc;
- A importância de ter tido experiência em várias áreas para se tornar produtor: a jornada em game educativo, jogos para empresas, consultor freelancer para agências, monitor e professor;
- Um momento decisivo com o jogo Sword of Yohh e onde os pontos se conectaram;
- Dicas para oportunidades de vagas no mercado de games fora do Brasil, jogos e empresas para você conhecer melhor;
- Os próximos passos do Lucas na Donk Crew.
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Links selecionados desse episódio
- Lucas Stannis – Twitter
- Donkey Crew
- Vagas abertas na Donkey Crew
- Last Oasis na Steam
- Trailer do Last Oasis que foi para a E3
- Hacknplan, ferramenta
- Kingdom Come: Deliverance, jogo
- Corona Black, jogo
- Sword of Yohh, jogo
- ARK: Survival Evolved, jogo
- Atlas, jogo
- Subnautica, jogo
- Conan Exiles, jogo
- Rust, jogo
- Assassin’s Creed, jogo
- Necrosphere, jogo
- Among the slepp
- Keen, jogo
- Jira, ferramenta
- Atlassian, ferramenta
- GIC – Game Industry Conference, evento de games
- Digital Dragons, evento de games
- GDC, evento de games
- E3, evento de games
- Cat Nigiri, empresa
- Garage 227, empresa
- Techland, empresa
- 11 bit studios, empresa
- Flying Wild Hog, empresa
- Warhorse Studios, empresa
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Mais importante: qual ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?
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Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
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Opa,
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