Desenvolvimento & Produção

Como criar jogos que vendem: um passo importante que ninguém te conta

Como criar jogos que vendem: um passo importante que ninguém te conta

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Como criar jogos que vendem?

Essa é uma das perguntas que as pequenas empresas de jogos e os desenvolvedores independentes fazem com bastante frequência. 

O que é preciso para chamar atenção de possíveis compradores em um marketplace como a Steam?

Basta criar games divertidos e bom de jogar?

Você deve conhecer alguns jogos na Steam, App Store ou até mesmo em consoles que são muito bons, mas que quase ninguém os conhece.

Se quase ninguém os conhece, significa que as vendas não são tão boas assim.

E certamente esse não é um bom cenário para quem quer ter uma receita vinda de jogos.

Se assim como eu, você também quer criar jogos lucrativos, tenho uma coisa para contar neste artigo que pode fazer uma grande diferença pra você…

Este artigo é para você que:

  1. Possui o hobby de criar jogos e quer fazer uma receita extra com isso;
  2. Quer trabalhar como desenvolvedor independente para poder publicar seus próprios jogos;
  3. Quer fazer o processo de produção de forma mais assertiva e quer ter lucro com isso.

Se você quer saber mais sobre o que é essencial para criar jogos que vendem, abaixo vou falar o que muita gente não conta sobre desenvolvimento e mercado de jogos…

O que é necessário para criar jogos que vendem?

O que é necessário para criar jogos que vendem?

Muitos cursos de desenvolvimento de games ensinam que o início do processo de criação de um jogo começa na prototipagem, quando misturamos mecânicas e tentamos encontrar uma ideia que seja divertida e boa de jogar.

O processo de prototipagem é fundamental quando estamos criando jogos com potencial lucrativo, mas não é o primeiro passo que devemos dar na direção de criação de jogos que vendem.

O que muitos não te falam para criar jogo com intenção de serem comercializados é preciso dar um passo para trás e fazer pesquisa de mercado.

E antes que você pense:

“Nossa, que coisa chata fazer pesquisa de mercado”, 

Saiba que chato mesmo é passar meses (ou talvez até anos) desenvolvendo um jogo e quando finalmente é publicado, ele não dá receita nenhuma.

Há vários casos de jogos que “deram certo” sem pesquisa de mercado, mas eles são exceção à regra e acho que você não deve se guiar por elas.

Mas o que torna a pesquisa de mercado uma coisa tão importante? 

Vamos entender mais no tópico abaixo…

Por que dar esse passo para trás é importante? 

Por que dar esse passo para trás é importante?

A pesquisa de mercado é um processo que vai tornar o seu jogo um produto de um certo segmento.

Com isso, o jogo vai fazer parte de um nicho e possíveis compradores podem se interessarem por ele justamente porque ele participa de um certo segmento.

Quando você vai publicar um jogo na Steam, por exemplo, existem marcadores que são atribuídos aos jogos (vamos ver sobre eles daqui a pouco).

Jogadores também usam esses marcadores para procurar por jogos relacionados. 

Se você tiver feito pesquisa de mercado antes de publicar seu jogo, ele vai ser facilmente encontrado pelos possíveis compradores por estar dentro dos marcadores certos.

Mas não é só isso que torna a pesquisa de mercado essencial. Ela também importa para:

  • Fazer geração de ideias e game design interessantes para o público que você está mirando;
  • Focar na plataforma alvo;
  • Entender as restrições dos subgêneros do jogo que você está criando;

Portanto, seu jogo vai ter um potencial lucrativo se você levar a pesquisa de mercado como primeiro passo no processo de desenvolvimento de games.

Na prática: entendendo sobre jogos lucrativos

Na prática: entende sobre como criar jogos lucrativos

Quero dar um exemplo prático sobre pesquisa de mercado e como criar jogos que vendem.

Entre 2017 e 2018 eu decidi que criaria meu primeiro jogo para Steam. 

Eu já tinha publicado na Mac App Store, mas eu nunca tinha publicado publicado um jogo na Steam.

Meu primeiro passo rumo ao desenvolvimento de um jogo para a Steam foi pesquisar sobre o funcionamento da plataforma.

Eu tinha em mente que queria produzir um jogo de escopo enxuto para aquela plataforma.

Comecei a analisar como os jogadores faziam para encontrar os jogos que gostariam de comprar e como os marcadores eram importantes na compra de jogos na Steam.

Eu sabia que teria chance como desenvolvedor de jogos se eu criasse um jogo bom, divertido e que fizesse parte certas subcategorias. 

Foi quando concluí que 3 marcadores, entre as centenas que existiam ali, faziam sentido com o jogo que eu gostaria de criar. 

Os marcadores (ou tags) que mais faziam sentido para criar jogos que vendem foram:

Marcador relacionado à temática

Pesquisando na Steam, me deparei com a tag chess (ou xadrez, se sua plataforma estiver em português).

Criar jogos que envolvessem essa temática seria mais fácil, pois já tenho afinidade com esse assunto (gosto de xadrez desde meus 13 anos).

É importante criar games que tenham um tema ou assunto que você conheça bem.

Se você quiser saber mais sobre tema e geração de ideias, confira o seguinte artigo sobre como desenvolver jogos que vendem: tudo começa com esse processo de geração de ideias

Marcador relacionado ao estilo

A segunda seleção de tag que eu fiz foi minimalism (ou minimalista na Steam em português). 

Escolhi essa tag porque ela está relacionada com o estilo de design que um jogo possui.

Se você analisar os jogos que estão dentro dessa tag lá na plataforma, verá que a direção visual é surpreendente (mas isso não significa que o jogo possua “pouca coisa”, muito pelo contrário).

Marcador relacionado ao gênero

Outra tag que me chamou atenção foi puzzle (ou quebra-cabeça).

Puzzle acabou se tornando o gênero do jogo.

Como jogos de quebra-cabeça possuem solução fixa (só há um jeito de resolver e progredir no jogo), essa tag iria cair muito bem para meu foco de criar games de escopo pequeno.

Foi quando descobri que existia o nicho puzzle minimalista com um mercado forte e lucrativo dentro da Steam

Inclusive, já escrevi um artigo sobre isso por aqui que fala sobre o inesperado sucesso dos puzzles minimalistas.

Um conjunto de restrições que vão ajudar seu jogo a vender

Regras que podem ajudar sue jogo a vender

Com essas tags estabelecidas, parti para a criação de ideias e prototipagem.

Além de servirem como um guia, as tags tiveram um forte papel na criação do meu primeiro jogo para Steam: formaram um conjunto de restrições, que eram:

  1. Precisava ser um jogo relacionado com xadrez;
  2. Precisava ter uma temática minimalista
  3. Além disso, precisava fazer parte do mercado lucrativo de puzzle minimalistas.

Ou seja, essas necessidades iriam manter o jogo dentro do escopo de produção que eu conseguisse criar.

Foi daí que surgiu a ideia do Zen Chess, um jogo onde a mecânica básica é resolver puzzle de xadrez. É preciso encontrar a melhor solução para fazer um xeque-mate e ir para a próxima fase.

A criação de Zen Chess se tornou enxuta porque:

  • O jogo em si não sabe como se joga xadrez, ou seja, não há inteligência artificial por trás; 
  • Ele basicamente precisa ver se você encontrou a resposta certa. Caso não tenha sido a resposta certa, a fase recomeça;
  • A pesquisa de mercado ajudou no processo criativo de Zen Chess.

Quanto mais restrições a gente tem para trabalhar no desenvolvimento e criação de ideias de jogos, mais divertido fica na hora de colocar para fora ideias interessantes.

Conhecendo mais sobre pesquisa de mercado, meu processo criativo de conceitos para jogos foi essencial na criação do meu primeiro game. 

E até hoje uso esse processo para criar jogos para Minimol Games, minha empresa de jogos.

Em dúvida sobre processo de produção? Eu tenho uma dica para você…

Dica sobre processo de produção de criação de jogos que vendem

Se você chegou até aqui é porque tem vontade de criar jogos…

Agora que você entende que existem processos para criar jogos que vendem, que tal conferir uma sugestão que pode acelerar a geração de receita dos seus próprios jogos?

Eu gravei uma aula completa no Behind The Game contando todas as tomadas de decisões durante a produção de Zen Chess. 

Nesse estudo de caso completo sobre o Zen Chess você vai encontrar:

  • Quanto custou desenvolver TODOS os jogos da série Zen Chess;
  • Documentações usadas para designar as tarefas;
  • O que faz o Zen Chess ser um jogo único?

Mas o que é o Behind The Game?

Behind The Game é um projeto que vai ajudar os desenvolvedores de jogos a começar ou expandir de uma vez por todas no mercado de games.

São aulas focadas em conteúdos estratégicos que empresas de jogos pequenas e desenvolvedores sozinhos conseguem implementar de forma fácil.

Se você quer criar jogos que vendem, confira tudo que o Behind The Game pode te oferecer aqui.

Eu tenho certeza que essas aulas vão ser muito importantes para o seu processo criativo de desenvolvimento de jogos!

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.