No episódio dessa semana do podcast eu trouxe o Felipe Dal Molin pra gente bater um papo.
Ele é game designer na Aquiris Game Studio e trabalhou em jogos de destaque como o Horizon Chase e recentemente no Wonderbox, que foi finalista do Apple Design Awards.
Nós conversamos sobre os diversos desafios de criar um jogo como o Wonderbox sob a ótica de game design e, claro, também falamos sobre a carreira de game designer e como você pode dar seus próximos passos nessa jornada.
É a segunda vez que tenho a oportunidade de chamar o Felipe para gravar um podcast e, como sempre, a conversa foi muito interessante.
- Quais são os principais desafios para combinar elementos de diferentes gêneros que façam sentindo quando combinados para tornar um jogo único como o Wonderbox;
- Como que o gênero do jogo impacta nas decisões do Game Design;
- Como pensar no game design de um jogo para múltiplas plataformas;
- O desafio de fazer um jogo que chame atenção de jogadores mais casuais quanto para gamers;
- Como é a comunicação entre o game design com a arte e como achar o equilíbrio entre as duas áreas;
- Como adaptar soluções de outros jogos maiores em jogos menores;
- Qual a diferença para o Game Designer na elaboração de jogos com escopos tamanhos diferentes;
- Como escalar o escopo do jogo sob a ótima do game design caso exista uma oportunidade;
- Dicas para ingressar no mercado de games como um Game Designer.
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Links selecionados desse episódio
- LinkedIn do Felipe Dal Molin
- Aquiris Game Studio
- Horizon Chase Turbo
- Wonderbox: The Adventure Maker
- Unreal
- Unity
- Dreams
- Looney Tunes: World of Mayhem
- Episódio do PDJ Show #13 gravado com Felipe Dal Molin
- Texto que Felipe escreveu no Gamasutra sobre Abstração
- Anúncios sobre o jogo Northgard na Steam
- Anúncios sobre o jogo Frostpunk na Steam
- BioShock Infinite
- Livro Designing Games: A Guide to Engineering, de Tynan Sylvester
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E se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam.
Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.
Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.