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Olá!
Seja muito bem-vindo ao sexto episódio do Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
- Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.
Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.
Desta vez, o entrevistado foi Pérsis Duaik, do estúdio Duaik Entretenimento, que desenvolveu um dos games indies brasileiros mais reconhecidos: Aritana e a Pena da Harpia! Um jogo com um belo visual e cheio de elementos da nossa cultura brasileira!
Acompanhe nosso bate papo!
Entrevista com Pérsis Duaik
Nessa entrevista você saberá mais sobre:
- 03:07 – Timeline de Pérsis Duaik – de Economista em multinacionais a Desenvolvedor de Jogos
- 04:42 – Lado empreendedor de Persis Duaik – como a parte da “criação de um produto” estava na formação dos irmãos Duaik
- 05:27 – Porque os irmãos largaram suas empresa antes e decidiram ser produtores de jogos, como foi essa transição e como fundaram a Duaik Entretenimento
- 07:27 – Um assunto muito abordado nos dias de hoje: a dificuldade de decidir a carreira
- 08:19 – Como o Aritana foi nascendo aos poucos na cabeças dos irmãos Duaik
- 10:05 – Como Pérsis Duaik resolveu fechar as portas da Duaik no ramo de websites (que estava dando resultados, porém ocupando todo o tempo), e mover a empresa visando seus objetivos na indústria de jogos
- 13:08 – As áreas necessárias para produzir um jogo e as dificuldades de saber o que é necessário
- 15:32 – Como Pérsis Duaik começou a investir tempo para aprender o que era necessário para programar um jogo
- 16:03 – Porque o Aritana foi uma tentativa de superar as dificuldades – e como essas dificuldades foram superadas
- 18:47 – A ideia por trás do Aritana e a vontade de ter algo brasileiro no jogo
- 21:26 – Sobre o estilo do jogo – um jogo para o público nacional
- 23:02 – “O objetivo do Aritana foi conquistado!” – qual era esse objetivo e como foi conquistado
- 24:39 – Sobre o jogo Abelardo – mais brasilidade na Duaik
- 25:03 – O enredo do Aritana – todo estudo em volta do enredo, e como Pérsis conhecei o verdadeiro Cacique Aritana.
- 32:05 – Qual foi o o memento que viram que o jogo realmente seria um projeto grande e de boa qualidade
- 33:56 – Como a Duaik se concentrou do início ao fim na decisão de “fazer direito” e a importância de se estabelecer e respeitar os prazos
- 39:35 – O medo da opinião pública
- 40:12 – O que se pode aprender com o lançamento do seu jogo
- 41:20 – Dicas para lançamento – sobre empreendedorismo e mentalidade de start ups
- 47:50 – Os problemas de se fazer um jogo longo
- 50:22 – Como o Google Trends pode te ajudar a encontrar um nicho e ter previsão de mercado
- 52:17 – Como foi o planejamento para lançar o Aritana – as expectativas e o sucesso atingido
- 57:32 – Como fazer um jogo virar notícia por si só e fazer o marketing do negócio – como gerar mídia espontânea
- 1:00:59 – Onde o Aritana está disponível
- 1:05:10 – Planos pro futuro e lançamento do Aritana no Xbox
Ou seja, falamos bastante sobre dificuldades e transições de carreiras, empreendedorismo, dicas, sugestões e muito mais!
Não perca!
Show Notes
Encontre abaixo, alguns links sobre pessoas e jogos citados durante a entrevista.
Equipe da Duaik:
- Pérsis Duaik
- Ricardo Duaik
- Rafael Morais
- Vitor Ottoni
Trailer do Aritana:
Jogos Mencionados:
Livros Mencionados:
Demais Empresas e Links Mencionados:
Aritana e a Pena da Harpia – Onde Comprar:
Então, o que achou?
Pra quem tem PC e Mac adquiram o Aritana, um jogo belíssimo e emocionante, que traz muito da cultura do nosso país!
E, não se esqueçam, deixem suas dúvidas e comentários abaixo e vamos complementar o conteúdo da entrevista com um debate de qualidade sobre o jogo.
E se você tem interesse em também fazer parte da indústria de jogos, eu preparei um material para te ajudar nisso:
Plano de Ação para você entrar no mercado de games
Neste PDF, você vai encontrar informações para:
- Identificar em qual estágio você está agora e quais são os próximos passos da sua jornada;
- Descobrir o que fazer para realizar seu sonho de trabalhar com jogos – mesmo que você não faça ideia por onde começar;
- Não perder mais 1 dia sem saber por onde começar ou como progredir na sua carreira – isso pode te custar meses, anos ou até mesmo fazer você desistir de trabalhar com o que realmente ama.
Baixe gratuitamente a cópia do Plano de Ação colocando seu nome e email abaixo – e saiba os próximos passos para realizar seu sonho de trabalhar com jogos:
[epico_capture_sc id=”7525″]
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.