Podcast: Play in new window | Download
Olá!
Seja muito bem-vindo a mais um episódio do Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
- Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.
Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.
Hoje nosso entrevistado é o André Rodrigues, da Big Green Pillow, que acabou de lançar o divertido multi-player Porcunipine. Nessa entrevista ele vai contar pra gente sobre o desenvolvimento do game, sobre tudo o que se pode aprender em Game Jams e sobre a importância de buscar e se basear em testes e feedbacks.
Acompanhe nosso bate-papo!
Entrevista com André Rodrigues
Nessa entrevista, você saberá mais sobre:
- 02:43 – A formação de André Rodrigues e como ele conheceu todas as pessoas que compõe a Big Green Pillow
- 04:09 – Como os então colegas de faculdade decidiram abrir o próprio estúdio depois da faculdade – o nascimento da Big Green Pillow e os serviços oferecidos pela empresa além dos jogos autorais
- 05:43 – Os primeiros jogos que fizeram como empresa e o que aprenderam com eles
- 07:08 – Como e quais eram as fraquezas percebidas pelo grupo da Big Green Pillow no início – e como contornaram esses problemas
- 08:28 – A origem do jogo recém-lançado Porcunipine – e um debate sobre importância dos Game Jams e modelos parecidos
- 12:02 – Explicando uma Game Jam e os benefícios desses eventos
- 16:18 – Como conquistar um nicho e ganhar divulgação em determinada área
- 17:24 – As idéias por trás de um MVP (Minimum Viable Product)
- 19:03 – Saiba mais sobre o jogo Porcunipine e seu desenvolvimento
- 24:00 – Quando a Big Green Pillow viu o potencial de Porcunipine – recapitulando a evolução do produto: criação de MVP, obtenção de feedback, testes, evolução do Porcunipine para um jogo completo
- 26:19 – O planejamento do jogo – como a Big foi atendendo aos feedbacks de jogadores e pessoas da área
- 29:03 – O retorno do esperado para o jogo e o resultado obtido até o momento
- 30:50 – Porque os testes e feedbacks são importantes antes do lançamento
- 31:30 – Saiba mais sobre a equipe que produziu o jogo e as responsabilidades de cada um
- 33:08 – André fala sobre os principais desafios no desenvolvimento do Porcunipine
- 37:17 – Um debate sobre a dificuldade e o cuidado na hora de precificar um jogo e de realizar o marketing desse jogo
- 41:05 – Onde comprar o Porcunipine
- 42:20 – Planos pro futuro do Porcunipine e da Big Green Pillow
E muito Mais!
Falamos sobre dicas de lançamento e sobre como o pessoal da Big Green Pillow aprendeu e evoluiu do seu primeiro game até o momento.
Não perca!
Show Notes
Equipe da Big Green Pillow:
- André Rodrigues
- Danilo Balzaque
- Diego Sato
- Marcus Barizon
Onde Comprar o Jogo:
Trailer de Porcunipine:
Jogos Mencionados:
Demais Empresas, Eventos e Links Mencionados:
- Ludum Dare
- Itch.io
- Big Green Pillow
- Splitplay
- Indie Games Stand
- Humble Store
- Desura
- Steam
- Curve Digital
Bom, espero que tenham gostado!
Não percam a oportunidade de baixar o Porcunipine e se divertir com esse multi-player fantástico. Também não vamos nos esquecer de parabenizar a equipe do Big Green Pillow pelo excelente trabalho!
E se você tem interesse em também fazer parte da indústria de jogos, eu preparei um material para te ajudar nisso:
Plano de Ação para você entrar no mercado de games
Neste PDF, você vai encontrar informações para:
- Identificar em qual estágio você está agora e quais são os próximos passos da sua jornada;
- Descobrir o que fazer para realizar seu sonho de trabalhar com jogos – mesmo que você não faça ideia por onde começar;
- Não perder mais 1 dia sem saber por onde começar ou como progredir na sua carreira – isso pode te custar meses, anos ou até mesmo fazer você desistir de trabalhar com o que realmente ama.
Baixe gratuitamente a cópia do Plano de Ação colocando seu nome e email abaixo – e saiba os próximos passos para realizar seu sonho de trabalhar com jogos:
[epico_capture_sc id=”7525″]
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.