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Olá!
Seja muito bem-vindo a mais um episódio do Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
- Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.
Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.
Os entrevistados de hoje foram Andre Asai e Zé Osmar, que lançaram o jogo Headblaster pela Loud Noises. Nesse bate-papo, eles vão contar pra gente sobre o desenvolvimento do jogo, sobre a Loud Noises e sobre como os 3 artistas entraram de cabeça no mundo dos games, mercado em que atuam em tempo integral.
Acompanhe a nossa conversa!
Entrevista com Loud Noises
Nessa entrevista, você saberá mais sobre:
- 2:42 – A trajetória de Andre Asai e Zé Osmar – desde a faculdade de Artes Plásticas até os dias de hoje e como eles entraram na indústria de jogos
- 6:23 – Zé e Andre contam sobre como superaram o “Trauma do Primeiro Projeto”
- 8:16 – Saiba mais sobre o primeiro projeto da Loud Noises
- 11:37 – Da primeira frustração até hoje, como os artistas abriram a Loud Noises
- 15:13 – Quando eles perceberam que era possível trabalhar unicamente com jogos (sejam eles autorais ou para empresas) e quando decidiram seguir essa profissão
- 20:16 – Sobre a Loud Noises – os integrantes e as responsabilidades de cada um
- 23:41 – Como nasceu o jogo Headblaster
- 27:26 – O conceito jogo e como os artistas se basearam no cinema internacional e em jogos arcade
- 30:16 – Saiba mais sobre o que as game jams podem trazer para uma equipe de desenvolvedores
- 32:17 – A importância de se ter um programador comprometido na equipe – e o que a falta desse profissinal pode acarretar dentro de um projeto
- 34:03 – Debate sobre alguns pontos cruciais na escolha de uma game engine – saiba como viabilizar seus projetos
- 38:25 – André e Zé Osmar explicam porque as primeiras ideias podem ser as mais complicadas
- 39:24 – A importância de saber o que se passa dentro lógica da programação de um jogo
- 40:58 – Loud Noises conta mais detalhes sobre o desenvolvimento do Headblaster
- 42:20 – Saiba onde baixar o Headblaster
- 43:04 – As influências positivas que a graduação em artes trouxe aos sócios da Loud Noises
E muito mais…
Falamos sobre dicas de programação, do que é necessário na hora de escolher uma game engine, de como as game jams podem ajudar os desenvolvedores a serem mais produtivos e a investirem no jogo certo, além de grandes informações para quem quer iniciar ou já está na carreira.
Não deixe de assistir!
Show Notes
Equipe da Loud Noises:
- Andre Asai
- José Osmar
- Diego Castilho
Onde Comprar o Jogo:
Trailer do Headblaster:
Jogos Mencionados:
Demais Empresas, Eventos e Links Mencionados:
- Loud Noises
- Ludum Dare
- BIG Festival
- UNESP
- Cavalera Art Projects
- SPJam
- Miniboss
- Global Game Jam
- Horror Jam
- Game Maker Studio
- Unity 3D
- Filme Adrenalina
- CryENGINE
- Unreal Engine
- Game Jolt
- BitmOO (Karen Garcia)
É isso aí, espero que tenham gostado!
Não deixem de baixar o Headblaster. É um jogo divertido, cheio de adrenalina e, além de tudo, gratuito. Deixem suas dúvidas e comentários, e vamos complementar o conteúdo da entrevista com um debate de qualidade sobre o jogo.
E caso você tenha interesse em também fazer parte da indústria de jogos, eu preparei um material para te ajudar nisso:
Plano de Ação para você entrar no mercado de games
Neste PDF, você vai encontrar informações para:
- Identificar em qual estágio você está agora e quais são os próximos passos da sua jornada;
- Descobrir o que fazer para realizar seu sonho de trabalhar com jogos – mesmo que você não faça ideia por onde começar;
- Não perder mais 1 dia sem saber por onde começar ou como progredir na sua carreira – isso pode te custar meses, anos ou até mesmo fazer você desistir de trabalhar com o que realmente ama.
Baixe gratuitamente a cópia do Plano de Ação colocando seu nome e email abaixo – e saiba os próximos passos para realizar seu sonho de trabalhar com jogos:
[epico_capture_sc id=”7525″]
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.