Desenvolvimento & Produção

Usando Áudio Dinâmico para Aumentar a Imersão do seu Jogo

Usando Áudio Dinâmico para Aumentar a Imersão do seu Jogo

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Como eu sempre lembro na minha palestra sobre áudio dinâmico para games, a música e efeitos sonoros que mudam de acordo com a ação do jogador ou mesmo que mudam de acordo com o enredo do jogo, são itens que somam pontos na imersão do jogo e também na diversão.

Visando descomplicar esse assunto que muita gente enxerga como complicado, eu separei 2 exemplos onde o áudio dinâmico faz muita diferença não só na imersão, mas como na diversão e até na sensação de controle do jogador.

Música interferindo na sensação de dificuldade do jogo

Nesses últimos dias, saiu um artigo muito bacana no Gamasutra sobre como a música pode influenciar na percepção de dificuldade no jogo. No artigo, o autor dá um exemplo de como tornou uma fase do jogo mais difícil ao deixar a música cada vez mais complexa com o passar do tempo da fase. Nesta fase, a dificuldade não mudava, porém a música ia ficando cada vez mais complexa a cada número de repetições.

Para você entender tecnicamente o experimento, veja o que ele fez:

  1. Primeiras 4 repetições Loop 1(um loop mais simples, porém mantendo já alguma tensão na fase);
  2. Próximas 4 repetições Loop 2 (um loop da mesma música incluindo uma linha de melodia ou percussão nova em contraponto com a linha que já estava tocando);
  3. Próximas 4 repetições Loop 3 (um loop da mesma música com novas camadas de instrumentos, incluindo uma percussão mais nervosa)

Numa primeira condição do experimento, ao deixar numa build do jogo apenas a primeira versão, as pessoas tinham a noção que a dificuldade do jogo não mudava e morriam menos. Já na segunda condição, conforme o tempo passava os loops iam mudando e a música ia ficando mais complexa. De forma muito interessante, nesta segunda condição as pessoas morriam após os 4 primeiros loops e tinham a clara sensação de que o jogo ia ficando mais difícil.

Esse experimento nos mostra que a forma como você insere ambiência, música e sons num jogo interfere diretamente na sensação e performance do jogador. Além disso, esse sentimento gerado afeta diretamente a performance do jogador.

Nos comentários do artigo, um outro exemplo foi abordado. Foi comentado sobre o jogo Wipeout, onde a música tocava de maneira aleatória. Nele, era claro que o jogador conseguia ter um desempenho melhor quando a música mais empolgante tocava.

Visto isso, se você quer acentuar um sentimento no seu jogador, saiba exatamente que a música é um fator crucial nesse momento.

Variedade de efeitos aumenta a sensação de controle

Isso parece muito óbvio, mas infelizmente nem sempre é. Em jogos onde a sensação de espaço é importante como FPS, jogos de corrida e jogos de terror, o feedback dos efeitos sonoros é crucial para auxiliar o jogador no controle do jogo.

O que você pode fazer pra ajudar o jogador num caso desses?

Você pode aplicar efeitos (reverb, eco) ou mesmo utilizar sons diferentes para cada piso, inserir efeitos sonoros em objetos que o jogador vai colidir durante o gameplay ou também criar efeitos de tensão para quando um Zumbi se aproxima.

Tudo isso aumenta a sensação de controle do jogador. Se esse feedback sonoro for somado a bons controles, vai aumentar consideravelmente o tempo médio que o jogador gasta no seu jogo, pois ele vai se sentir mais confortável jogando.

Como diz um amigo meu Game Designer e programador, o jogo vai ficar “gostosinho” de jogar. E pode acreditar que o som ajuda demais nesse feeling.

Um ótimo exemplo do que eu falo: jogue meia hora de Deadspace e entenda a forma belíssima que os efeitos sonoros dão sensação de controle total das ações do personagem e interatividade com o ambiente.

Se tiver dúvidas ou quiser adicionar mais exemplos a discussão só comentar aqui embaixo que terei o maior prazer em responder!

Um abraço e até a próxima coluna!

>> Leia: 3 Dicas Importantes para Melhorar o Áudio do seu Jogo

Considerações Finais (Por Raphael Dias)

O que você achou sobre usar áudio dinâmico para aumentar a imersão do seu jogo?

Se você também quer começar a desenvolver jogos, eu sempre recomendo começar dos mais simples para ir ganhando experiência. Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.

Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.