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Olá!
Seja muito bem-vindo ao nono episódio do Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu, Raphael Dias, entrevisto desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
- Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.
Essas entrevistas acontecem em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do seus jogos.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nosso assinantes.
Nesse PDJ Show, o dono da vez foi André Alves, que fundou a Little Leds e fez a “loucura” de fazer um jogo do início ao fim, totalmente sozinho: A Vítima de Ouro. O jogo é um point em click inspirado nos games da Lucas Arts e em inúmeras obras da grande Agatha Christie, com investigação, inteligência e uma belíssima arte.
Vamos ver a entrevista?
Entrevista com André Alves
Nesta entrevista você vai saber mais sobre:
- 02:45 – Sobre a carreira de André Alves – da formação em design gráfico, ao empreendedorismo em Design e Jogos
- 04:12 – A ideia de começar a trabalhar em jogos point and click
- 05:33 – Como André percebeu que poderia procurar trabalhar em jogos e em trabalhos voluntários na indústria
- 07:17 – O que André Alves pode conquistar através do trabalho voluntário na indústria de jogos
- 07:46 – Para quem quer começar – algumas estatísticas que todos devem saber
- 08:47 – Engines que podem ajudar àqueles que querem produzir jogos point and click
- 09:25 – Porque André decidiu desenvolver um jogo próprio, baseado em livros da Agatha Christie
- 10:21 – Como André decidiu abrir a própria empresa, o que ele levou em consideração naquele e como a empresa se sustenta momento
- 11:30 – O início dos esforços no A Vítima de Ouro
- 14:56 – Saiba mais sobre o programa Sinapse da Inovação, de uma parceria entre BNDES e Sebrae
- 18:35 – Brincando com Unity e simplificando – O legal é fazer o jogo dar certo!
- 21:30 – A importância do empreendedorismo e da gestão do projetos, no mercado de jogos
- 24:34 – Sobre A Vítima de Ouro e suas inspirações – saiba mais sobre o “jogo design”
- 28:43 – Raphael e André debatem sobre a necessidade de ressaltar as suas maiores habilidades na produção de um jogo
- 32:24 – O que André aprendeu fazendo o A Vítima de Ouro completamente só
- 33:27 – Como a combinação entre um enredo investigativo e o estilo point and click promete trazer uma experiência mais prazerosa para o usuário
- 34:33 – A história do jogo e como André produziu todos os diálogos
- 37:02 – André fala mais sobre o tempo de desenvolvimento do AVDO e sobre a divisão de trabalho definida (do início ao fim).
- 40:20 – Porque motivação e gerenciamento são essenciais em qualquer projeto
- 42:02 – As etapas do desenvolvimento do AVDO e a importância do GDD
- 51:49 – Dicas de gerenciamento e ferramentas úteis para administrar melhor seu trabalho
E muito, muito mais!
Como pode ver, essa entrevista está recheada de tópicos interessantes para aqueles que, como o André, sentem a necessidade de uma boa gestão para que o projeto flua com mais organização e menos surpresas desagradáveis.
Além disso, falamos bastante do jogo A Vítima de Ouro, da loucura e do prazer de se iniciar e concluir um projeto sozinho e, é claro, muitas dicas para quem é, ou quer ser, empreendedor na indústria de jogos.
Veja mais!
Show Notes
Encontre abaixo, alguns links sobre jogos, empresas e plataformas citados durante a entrevista.
Equipe da Little Leds:
- André Alves
Onde Comprar o Jogo:
Trailer de A Vítima de Ouro:
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Jogos Mencionados:
- Day of the Tentacle
- BlackThorne
- Amazon
Demais Empresas, Links e Ferramentas Mencionados:
- Little Leds Design
- EA Games
- LucasArts
- Google Drive
- Indie DB
- BNDES
- Sebrae
- Unity
- Open Canvas
- Trello
- Dropbox
- Sinapse da Inovação
- Source Tree
- Visionaire Studio
- Kotaku Brasil
E então, curtiu a entrevista?
Comente abaixo e vamos complementar o conteúdo da entrevista com um debate de qualidade sobre o jogo e sobre os demais assuntos abordados, além de parabenizar o André pelo A Vítima de Ouro. O cara realmente merece, afinal, não são todos que conseguem fazer um jogo do início ao fim, ainda mais em uma equipe de um homem só!
Se você tem PC, baixe o AVDO que está com um valor mais do que acessível pela Splitplay. Além disso, reflitam sobre a entrevista e conheçam as ferramentas de gestão que podem facilitar, e muito, toda a organização do seu projeto.
Considere como uma “lição de casa” dessa aula que o André Alves nos deu durante a entrevista =)
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.