Entrevistas

Aprendendo no Campo de Batalha: As Experiências do CEO da Oktagon Games

Aprendendo no Campo de Batalha: As Experiências do CEO da Oktagon Games

Coloque seu nome e email para receber meus melhores conteúdos:

No episódio de hoje eu conversei com o Ronaldo Cruz, CEO da Oktagon Games.

O Ronaldo tem grande experiência empreendendo com games. Ele criou sua primeira empresa de jogos em 2003 e agora está na sua segunda empresa.

Nesse episódio ele fala como saiu da parte de programação para começar a fazer a gestão da empresa (e o quanto isso foi importante pro crescimento da Oktagon).

Nós falamos de investimentos, da importância de ter uma boa equipe, dos fracassos que os ajudaram ir mais longe e muitas outras coisas.

E ele dá várias dicas pra quem quer seu próprio estúdio de games pra quem quer viver exclusivamente de jogos e ter sucesso nesse mercado.

Assista à entrevista completa para saber

  • Como foi a experiência de ir em um evento na China, na Taipei Game Show, para ter contato com o jogador final
  • Como a Oktagon consegue se dividir entre os jogos indie e trabalhos para clientes
  • Como a empresa conseguiu a administração de uma franquia já conhecida, o Magic: The Gathering – Puzzle Quest
  • A decisão de investir no time e ter planos caso as coisas não deem certo
  • O início da primeira empresa do Ronaldo, a Calibre Games, numa incubadora e o primeiro contrato com uma publisher alemã
  • Por que o Ronaldo decidiu se afastar da programação e ir mais pra parte administrativa da empresa
  • Por que decidiram criar a Oktagon paralelamente à Calibre
  • Como foi a busca pelos primeiros investimentos na Oktagon e as mudanças que o primeiro investimento causou na estrutura da empresa
  • A importância de estudar tipos de investimento em empresas e também os casos que deram errado
  • Sobre fazer os projetos e ir aprendendo no campo de batalha
  • Como é o papel de um CEO, seu dia a dia e seus objetivos
  • A importância de ter alguém na empresa cuidando de contabilidade, de estratégia, de gestão de empresa no geral, de contratos
  • Dicas para quem está querendo começar seu próprio estúdio de games

Play

Escute também pelo iTunes, Spotify e se inscreva no Podcast para não perder os próximos episódios!

Links selecionados desse episódio


Posts relacionados e recomendados

Agora eu gostaria de ouvir de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio?

E, mais importante, que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

Importante: Compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários abaixo.

Obrigado por assistir e compartilhe com seus amigos que você acha que precisam escutar esse episódio!

Até o próximo,

Raphael


Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.