Olá!
É com muito prazer que hoje inauguro uma nova parte do Produção de Jogos: o Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
- Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada.
Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nosso assinantes.
Nesta primeira entrevista eu tive o enorme prazer de entrevistar o Rodrigo Testa, criado do jogo Cataegis: The White Wind.
Para baixar a imagem acima em alta resolução basta clicar aqui (que tal colocar como papel de parede?!).
Entrevista com Rodrigo Testa
Nesta entrevista você fica sabendo sobre:
02:46 – O início de Rodrigo Testa na área de jogos e como eram as engines nos anos 90
04:34 – Como a popularização dos computadores e engines mais sofisticadas aguçaram o interesse de Rodrigo pelo desenvolvimento de games
06:07 – A transição entre a formação em Publicidade e Propaganda para a aposta na área de games
07:00 – Como a Unity ajudou a indústria de games a crescer e evoluir
11:00 – Os primeiros jogos de Rodrigo Testa
13:03 – A evolução de Rodrigo – de jogos menores a um projeto gigante como o Cataegis
14:50 – Cataegis – referências e influências japonesas dos anos 80
21:34 – A importância dos personagens (samurai, cavaleiros, etc)
23:40 – O enredo do jogo
27:35 – Como Rodrigo está desenvolvendo uma história ramificada – os 22 finais diferentes do Cataegis
30:54 – Uma boa estratégia para aumentar a vida útil do seu jogo
36:00 – Dicas de áudio e sonoplastia
36:59 – Como Rodrigo se organizou para trabalhar no Cataegis full time
37:49 – Os benefícios do early access para produtores e usuários
43:11 – Perspectiva de lançamento do Cataegis
48:10 – Futuros projetos de Rodrigo Testa
50:36 – A escolha do nome: cuidados essenciais para a parte artística e para a parte comercial
53:55 – Onde comprar o jogo
Podcast: Play in new window | Download
Show Notes:
Desenvolvedores do Cataegis:
Programas citados:
Jogos citados:
- Cataegis
- Scavenger
- Manos – The Revenge of Tornos
- Strider
- Metal Gear Solid
- Heavy Rain
- The Walking Dead
Sites mencionados:
Onde comprar o jogo?
E então, curtiu a entrevista?
Agora eu tenho uma pergunta para você:
O que você mais gostou do Cataegis: The White Wind? Qual elemento (história, gameplay, arte,…) você achou mais interessante?
Comente abaixo e vamos complementar o conteúdo da entrevista com um debate de qualidade sobre o jogo.
(Ah, e parabenizar o Rodrigo Testa pelo jogo também está valendo!)
E se você ainda não comprou o jogo, você pode fazer de duas maneiras:
- Compre o jogo na Itch.io (nessa opção o desenvolvedor recebe maior porcentagem);
- Compre o jogo na SplitPlay;
E caso você tenha interesse em também fazer parte da indústria de jogos, eu preparei um material para te ajudar nisso:
Plano de Ação para você entrar no mercado de games
Neste PDF, você vai encontrar informações para:
- Identificar em qual estágio você está agora e quais são os próximos passos da sua jornada;
- Descobrir o que fazer para realizar seu sonho de trabalhar com jogos – mesmo que você não faça ideia por onde começar;
- Não perder mais 1 dia sem saber por onde começar ou como progredir na sua carreira – isso pode te custar meses, anos ou até mesmo fazer você desistir de trabalhar com o que realmente ama.
Baixe gratuitamente a cópia do Plano de Ação colocando seu nome e email abaixo – e saiba os próximos passos para realizar seu sonho de trabalhar com jogos:
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Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.