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Olá!
Seja muito bem-vindo a mais um episódio do Produção de Jogos Show!
No PDJ Show eu vou entrevistar desenvolvedores de jogos com dois objetivos em mente:
- Tentar extrair as melhores dicas para você, que também quer criar jogos;
Entender melhor a história que cada desenvolvedor de jogos passa, para você saber que não está sozinho nessa jornada. - Essas entrevistas acontecerão em dois blocos. No primeiro bloco, disponível gratuitamente no Youtube e futuramente no iTunes (como podcast), você vai ficar sabendo a história do desenvolvedor e detalhes sobre a produção do jogo.
Na segunda parte, exclusiva para alunos da Academia de Produção de Jogos, o entrevistado vai entrar a fundo em detalhes do desenvolvimento do jogo, falar sua visão sobre o mercado independente de jogos e responder a diversas perguntas enviadas pelos nossos assinantes.
Hoje, temos um entrevistado muito especial, o grande Saulo Camarotti, sócio-fundador da Behold. Ele fala do começo da Behold, da grande responsabilidade que a empresa tem na indústria independente de jogos, dos altos e baixos que ela teve desde sua abertura e de como ele e seus sócios driblaram as dificuldades e desafios para tornar a Behold tudo o que ela representa hoje. Além disso, falamos, e muito, sobre o grande sucesso Chroma Squad e os segredos de sua campanha no Kickstarter!
Imperdível!
- 02:27 –Saulo Camarotti conta como era apaixonado por fazer jogos desde os 7 anos de idade
- 07:38 – Quando Saulo começou a perceber que havia “algo” acontecendo na indústria de jogos e decidiu empreender na área
- 08:22 – O nascimento da Behold – o primeiro plano de negócios e os primeiros desafios
- 10:31 – Como o pessoal da Behold participou do edital BrGames e o que fizeram o prêmio
- 12:33 – Saulo fala sobre as dificuldades durante a crise na indústria de jogos em 2007 e 2008 – como a Behold driblou essa crise e enxergou oportunidades
- 15:11 – Como a Behold deu a volta por cima de uma crise interna em 2012 que quase fechou a empresa
- 17:27 – Saulo conta sobre o momento em que decidiu mudar a Behold
- 18:46 – O surgimento da nova Behold com o “Knights of Pen and Paper” – as transições passadas pela empresa
- 19:51 – Como os novos sócios da Behold começaram a se reestruturar como empresa e como arriscaram com jogos autorais – O grande lançamento do Knights of Pen and Paper
- 21:09 – Sobre o Knights – Saulo conta sobre esse trabalho, mais maduro, e sobre o crescimento da Behold
- 27:40 – As lições aprendidas com esse primeiro grande sucesso – e o que essas lições influenciaram no desenvolvimento do Chroma Squad
- 31:23 – Fatores envolvidos na criação do jogo que têm sido referência na indústria de jogos brasileira
- 33:30 – Saiba mais sobre o Chroma Squad – e de onde vieram as ideias que constituem o jogo
- 39:50 – Saulo fala sobre como a Behold decidiu colocar o Chroma Squad no Kickstarter – Os estudos, as considerações e o esforço por trás da boa campanha de Chroma Squad
- 48:18 – Como a Behold alavancou o projeto no Kickstarter, e conseguiu o valor necessário em uma semana
- 51:00 – Onde encontrar o Chroma Squad
Enfim, falamos sobre planejamento, desafios que um estúdio independente de games pode encontrar, ideias, marketing e muito mais.
Não deixe de acompanhar:
Show Notes
Equipe da Behold:
- Saulo Camarotti
- Guilherme Mazzaro
- Leonardo Prunk
- Leonardo Leite
- Hugo Vaz
- Betu Souza
- Bruno Briseno
- Marcos Venturelli
Onde Comprar o Jogo:
Trailer de Chroma Squad:
Jogos Mencionados:
- Chroma Squad
- Knights of Pen and Paper
- Moster Jam
- The Grave Digger
- Super Roommates
- Save My Telly
- Final Fantasy Tactics
Demais Empresas, Eventos e Links Mencionados:
- Behold
- Game Maker
- 3D Game Studio
- Campus Party
- SBGames
- XNA
- BR Games
- Ministério da Cultura
- Playware
- Aquiris
- Power Ranges
- Flashman
- Changeman
- Cybercops
- Gokaiger
- Akibaranger
- Paradox
- Kickstarter
- IGF
- Touch Arcade
- SlideDB
- Kotako
- IGN
Espero que tem gostado do PDJ Show de hoje!
Vamos parabenizar o pessoal da Behold, pela incrível trajetória (que está apenas começando) e pelo grande trabalho que estão desempenhando. Não deixem de adquirir o Chroma Squad, observar os elementos que discutimos na entrevista, e se divertir muito!
E se você pensa em trabalhar com games ou seguir carreira nessa área, eu preparei um material para te ajudar nisso:
Se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam.
Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas. Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam).
Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:
Da Engenharia aos Jogos: Como ele conectou dois mundos distintos
Como ele construiu um estúdio de games nas horas vagas
Aprendizados do desenvolvimento de jogos, com Samuel Ribeiro
Empreendedorismo, Inovação e Liderança com o CEO da Bossa Studios
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.