Você estuda desenvolvimento de jogos já faz algum tempo, mas acha que precisa aprender mais?
Se você está começando no desenvolvimento de jogos, é muito comum ter esse tipo de dúvida.
Afinal, um jogo precisa de arte gráfica, programação, efeitos sonoros, sound design, roteiro, game design…
São tantas coisas que fica difícil saber exatamente no que focar.
Mas criar um jogo pode ser muito mais simples do que você imagina.
Neste artigo, vou te mostrar estratégias criar jogos com as habilidades que você já possui (ou que você consegue aprender rapidamente) e finalmente fazer seus projetos saírem do papel!
Acredito que este texto é para você que:
- Está estudando jogos há algum tempo, mas não sabe como começar o primeiro jogo;
- Já tentou criar outros projetos, mas sempre fica “patinando” nos estudos;
- Não sabe muito bem qual habilidade estudar primeiro.
Vamos começar?
O principal problema dos iniciantes em como criar jogos
Quem começou a desenvolver jogos na última década sabe como era difícil encontrar bons materiais para aprimorar os conhecimentos na área.
Qual ferramenta devo usar? Onde encontro um bom curso? Onde encontro um bom tutorial sobre X, Y ou Z?
Essas eram as principais perguntas na época.
Se não soubesse inglês, era complicado (mas não impossível) terminar um jogo, pois o conhecimento era bem limitado.
Mas hoje o mercado de games está muito mais sofisticado.
É possível encontrar vários conteúdos em português sobre parte técnica em faculdades, plataformas de educação online e até mesmo no YouTube.
Essa abundância de conhecimento na internet acabou trazendo outro problema: como filtrar o que faz sentido aprender para publicar um primeiro jogo?
Será que basta aprender um pouco de tudo ou é melhor focar naquilo que realmente importa para você terminar um primeiro projeto?
Vamos saber mais sobre isso no tópico abaixo…
Como sair do ciclo infinito de aprendizado?
Se você está lendo este artigo é porque já deve estar cansado de estudar sobre desenvolvimento de jogos e não ver o primeiro jogo tomando forma…
Já se fez as perguntas essenciais e já está estudando há alguns meses, vendo tutoriais, mas acha que precisa aprender muito mais para colocar esse primeiro projeto em prática…
Eu te garanto uma coisa: você sempre vai achar que precisa aprender mais. Afinal, o conhecimento é ilimitado e sempre vamos esbarrar com uma coisa que não sabemos ou que não dominamos totalmente.
Ao conhecer diferentes desenvolvedores de jogos, eu consegui identificar 2 grupos:
- Um que sabe muito sobre a parte técnica das ferramentas de desenvolvimento de jogos e nunca publicou um game;
- Outro que sabe bem menos sobre as ferramentas e técnicas para criar um jogo, mas já publicou vários jogos (e tem até mesmo uma boa renda com eles).
Em qual desses 2 grupos você gostaria de estar?
O que você pode fazer para “virar essa chave” e criar seu primeiro jogo logo é desenvolver jogos que estejam relacionados com as habilidades que você já possui ou tem facilidade em aprender.
Vamos supor que a habilidade que você queira se especializar seja game design e que você sabe muito pouco de arte gráfica e programação. Veja só esses 2 jogos:
Machinarium
Machinarium: um point-and-click com um lindo visual e uma trilha sonora incrível
VVVVVV
VVVVVV: é um jogo de plataforma de gráficos simples, mas com um gameplay excelente.
Qual do 2 jogos acima você escolheria para desenvolver?
Com o seu conhecimento em game design, você estaria mais inclinado a criar um jogo como o VVVVVV.
Isso porque as outras partes desse jogo (como arte, programação, roteiro) são muito mais simples de implementar.
Mesmo sem saber nada de arte gráfica, você poderia estudar por 10-15 horas e aprender a criar as figuras geométrica do VVVVVV. Mas nas mesmas condições, seria muito mais difícil chegar na qualidade da arte gráfica de Machinarium com o mesmo tempo de estudo.
A sacada é essa: você precisa fazer com que suas habilidades atuais estejam presentes nos requisitos do jogo que está criando.
Ou seja, se você já sabe programação, crie um projeto que vai necessitar muito mais de programação e bem menos de arte gráfica, game design, etc.
Mas se o seu conhecimento em arte gráfica é grande, então você pode criar um projeto que tenha isso como principal elemento e simplificar muito a parte da programação (como o point-n-click, por exemplo)
Dessa forma, você vai conseguir fazer um projeto que utiliza ao máximo as habilidades que você possui ou interesse/facilidade em adquirir.
Essa dica de está relacionada com o conceito de CMA (ou Complexidade Máxima Avançada).
Se você quer saber mais sobre esse assunto, vou deixar um artigo que escrevi aqui no blog para você dar uma olhada:
O ponto mais importante para criar jogos únicos com suas habilidades
Sabe aquele conjunto de conhecimento que você adquiriu ao longo da sua vida?
Pode estar relacionado com a faculdade que você fez ou com alguma história de vida.
Talvez você saiba falar japonês ou cozinhar muito bem. Ou talvez você seja um exímio arrumador de malas…
Qualquer um desses conhecimentos podem te ajudar a criar um jogo!
Esse conjunto de conhecimento pode servir de temática para esse game que vai surgir.
Por exemplo, você pode adorar filmes em preto e branco. Ao longo de sua vida, você assistiu diversos filmes e documentários sobre que tratavam sobre esse tema.
E por que não desenvolver um jogo com essa temática estética?
É bem provável que você consiga desenvolver um jogo em preto e branco porque a sua noção de estética para com esse tema é mais aprofundada.
Quando você começa a pensar dessa forma, ter ideias para criar um jogo acaba se tornando muito mais fácil.
A maior vantagem disso é criar um jogo único no mercado, podendo ganhar um maior destaque!
Saiba mais sobre criar jogos únicos em um artigo que escrevi:
A bola está com você agora!
E aí, o que você achou sobre como criar jogos com suas habilidades atuais?
Com essas dicas fica muito mais fácil de fazer games, não é mesmo?
Além de começar com as habilidades que você já possui, eu sempre recomendo começar com jogos mais simples para ir ganhando experiência.
Eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples para você ter como uma referência sobre o tipo de jogo que eu acredito ser ideal para quem está começando.
Além disso, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Baixe o ebook gratuitamente no botão abaixo:
Chessarama redesenhado: uma olhadinha na nossa nova interface
Tons de progresso — Renovando as cores dos dioramas do Dragon Slayers
Peças de xadrez têm um humor? — Moodboard e design de personagens no Chessarama
Do rascunho ao resultado final — Como criamos os dioramas para o Street Soccer
Opa,
qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.