Ferramentas

Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: conheça o Plataform Behaviour

Como fazer um jogo de plataforma na Construct 2: conheça o Plataform Behaviour

Coloque seu nome e email para receber meus melhores conteúdos:

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos a mais um artigo de Construct 2 aqui no Produção de Jogos. Neste artigo eu vou começar a te ensinar como fazer um jogo de plataforma utilizando essa engine.

Para isso, farei uma série de artigos sobre um dos mais importantes elementos da Construct 2: os Behaviours.

Os Behaviors (em português, comportamentos) são alguns dos responsáveis por nos livrar da programação. E para iniciar a série, vamos ver como funciona e para que serve o comportamento Platform. Mas, antes vamos aprender como adicionar um behavior em um objeto.

Como fazemos para adicionar um comportamento aos nossos objetos?

Os comportamentos podem ser adicionados e removidos dos objetos do jogo por meio da barra de propriedade do objeto e selecionados numa caixa de diálogo.

como-fazer-um-jogo-de-plataforma-1
como-fazer-um-jogo-de-plataforma-2
como-fazer-um-jogo-de-plataforma-3

Como fazer um jogo de plataforma utilizando o Platform Behavior

Você está pensando em como fazer um jogo de plataforma no estilo Super Mario ou Mega Man?

Se sim, o comportamento de plataforma será o principal comportamento do seu personagem, pois ele implementa o movimento de pular e correr estilo side-view. Para isso ele possui propriedades de física como gravidade, força do pulo, e velocidade de movimentação, que podem ser alterados conforme a necessidade.

Este comportamento funciona em conjunto com outros objetos, como o Solid Behavior ou Jump-thru, que servem de superfícies sólidas para que seu personagem possa andar sobre elas. Iremos abordar mais sobre estes dois comportamentos num próximo artigo desta série.

Como posso fazer para personalizar os controles?

Por padrão o movimento de plataforma é controlado pelas setas do teclado para andar e pular, mas é permitida a personalização, o que faz com que este comportamento seja utilizado  em inimigos do seu jogo, possibilitando a criação de uma IA (Inteligência Artificial) de movimentação terrestre.

Para alterá-los, defina a propriedade Default Controls para No na janela de propriedades do comportamento, e crie alguns eventos usando o controle de ação Simulate. Dessa forma você pode usar os eventos para alterar os controles das teclas de seta da plataforma e passar a usar W, A e D.

como-fazer-um-jogo-de-plataforma-4

O controle Simulate não precisa necessariamente estar ligado a eventos de teclado, é possível acioná-lo com controles de Touch ou até mesmo de Gamepad.

Como implementar movimentos plataforma confiáveis?

Para o movimento plataforma ser mais confiável, é recomendado o uso de uma sprite retangular, colocando sua propriedade Initial visibility para Invisible.

Em seguida, o objeto animado do jogador pode ser posicionado em cima dela e fixado utilizando um novo comportamento chamado Pin. Esta forma é sugerida pois, a mudança de tamanho e posição dos pontos de colisão das animações do personagem podem interferir com o piso, parede e inclinação na detecção do movimento do comportamento, provocando um glitchy.

Mas, isso não é obrigatório desde que sejam tomados os devidos cuidados com os pontos de colisão das animações, deixando todos iguais.

Conclusão

O comportamento plataforma é o mais utilizado para criação de jogos side-view, e através dele somos poupados de ter que programar muitas linhas de código.
Agora que você conhece um pouquinho mais sobre este comportamento, pode abrir sua Construct 2 e fazer alguns experimentos para aprender mais sobre tudo que ele oferece. Essa é a melhor forma de aprender como fazer um jogo de plataforma.

Você já usou este comportamento para outro tipo de objeto além do personagem? Achou fácil criar um jogo de plataforma utilizando esse comportamento?

Se você quer criar jogos simples e com potencial de lucro, você precisa conhecer jogos semelhantes que tiveram boas vendas na Steam. Para isso, eu criei um ebook com uma seleção de 16 jogos simples e interessantes que você poderia ter feito em poucas semanas.

Além dos jogos, também incluí a quantidade de cópias vendidas de cada um desses jogos (dados reais vazados da Steam). Faça o download do ebook gratuitamente no botão abaixo:

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.