Desenvolvimento & Produção

Do rascunho ao resultado final — Como criamos os dioramas para o Street Soccer

Do rascunho ao resultado final — Como criamos os dioramas para o Street Soccer

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Hoje estou muito empolgando em compartilhar uma novidade com você!

Você provavelmente já sabe que eu tenho um estúdio de jogos chamado Minimol Games e que, pelos últimos 2 anos e meio, mergulhamos de cabeça na criação do nosso projeto mais ambicioso até o momento: Chessarama.

Mesmo já tendo publicado 30 jogos na Steam, o Chessarama está vindo com muitos aprendizados e estamos finalmente chegando perto do lançamento!

E como uma forma de você conhecer os bastidores da produção desse jogo, iniciamos uma série de devlogs onde vamos contar um pouco desse processo. Vamos compartilhar alguns desafios que enfrentamos, as soluções que encontramos e, claro, mostrar como o jogo está ficando.

Eu gosto de acompanhar os bastidores de outros jogos e aprendo bastante com a experiência de outros desenvolvedores, por isso espero que essa série de devlogs seja valiosa para você também.

Então dá uma conferida no devlog #1 do Chessarama:

Seja bem-vindo ao Checkmate Chronicles, nosso devlog onde compartilhamos com você os bastidores técnicos e criativos de Chessarama!

No nosso primeiro post, vamos desvendar a concepção artística por trás dos dioramas do Street Soccer.

Preparado para mergulhar na estética vibrante do futebol de rua? ⚽

Esse diorama mostra uma típica loja de Açaí no pôr-do-sol.

Diorama do Street Soccer – Trazendo a brasilidade pro xadrez

Quando pensamos em xadrez e futebol de rua, a combinação pode parecer inusitada, mas no universo de Chessarama, tudo é possível!

O nosso último desafio foi criar um diorama inspirado no futebol de rua que remetesse ao charme do Rio de Janeiro.

Nosso objetivo era uma representação viva, colorida e que transmitisse o espírito dinâmico das ruas da Cidade Maravilhosa.

Por isso que usamos alguns elementos icônicos da cidade como referência para criar cenários inéditos – e nos permitimos ter uma liberdade criativa para trazer mais animação para os dioramas!

O espaço como desafio criativo

Com o diorama tendo um tamanho total de 16×16 unidades e a área de gameplay definida em 9×8 unidades, havia uma questão interessante: como contemplar a beleza do Rio em uma área tão restrita?

A solução veio através da inspiração dos morros cariocas. Apesar das limitações, a equipe artística trabalhou para incorporar tanto a ideia do morro quanto elementos da praia. As casas empilhadas, típicas das comunidades do Rio, também foram uma referência-chave.

Nós fizemos uma cena que mistura construções humanas com estruturas naturais para transmitir o equilíbrio e a fluidez do cenário urbano do Rio.

Influências e estilização

Nós buscamos retratar um Rio de Janeiro mais colorido, alegre e idealizado. Capturamos o espírito da cidade focando nas cores vibrantes e na sensação de comunidade. Nossa representação retrata brinquedos na praia, a urbanidade e uma rica vegetação tropical.

A estilização da arte foi fortemente influenciada pela Pixar. No universo de Chessarama, itens como casas e carros têm proporções diferentes da realidade. São simplificados e enaltecidos em suas características principais. Os detalhes são exagerados para que sejam facilmente reconhecidos na câmera in-game.

Esse aspecto da câmera in-game foi crucial para nossas decisões de design. Era essencial que os elementos do diorama fossem facilmente identificáveis e atraentes para o jogador, especialmente ao visualizar de cima.

Por isso, houve um foco particular nos telhados das casas, pois são eles que ficam em maior evidência durante a gameplay.

Nós adicionamos detalhes na estilização do diorama para sugerir a ideia de que pessoas realmente vivem nessa vizinhança.

Urbanidade e dinamismo

O diorama do Street Soccer tinha uma característica única: o uso predominante do concreto, trazendo um aspecto mais urbano e quadrado.

Para superar o desafio de criar dinamismo e evitar uma cena muito “rígida”, voltamos nossa atenção às plantas baixas.

Usar plantas baixas é a melhor estratégia para traçar ambientes complexos e planejá-los antes de explorá-los em perspectiva.

Utilizando-as como referência, fomos capazes de compreender melhor o fluxo e distribuição dos espaços urbanos, o que nos ajudou a criar um layout mais fluido e menos ortogonal.

O Rio, por sua natureza, é uma cidade que cresceu organicamente, contornando e subindo morros. Esse crescimento orgânico foi trazido para o diorama, resultando em uma representação urbana caótica, porém, bela e dinâmica.

Características brasileiras

Além do cenário, foram incorporados elementos icônicos da cidade, como açaí, padarias, bares de esquina e quiosques. A vegetação tropical, característica do Brasil e em especial do Rio, também foi cuidadosamente representada, reforçando o caráter autêntico do diorama.

Esses elementos foram criados para tentar capturar algumas das peculiares do dia-a-dia da cultura brasileira.

Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco do processo criativo por trás dos dioramas do Street Soccer!

Foi uma jornada de aprendizado e paixão, e estamos ansiosos para compartilhar mais histórias com vocês nos próximos posts. 💙

E não se esqueça de adicionar o Chessarama à sua Lista de Desejos da Steam!

Também adoraríamos ouvir sua opinião: O que você gostaria de saber mais sobre o Behind The Scenes do Chessarama para o próximo capítulo do Checkmate Chronicles?

Até breve!

Opa,

qual foi a maior sacada que você teve? Conte nos comentários.