Do mestrado em História ao desenvolvimento de jogos indie: a trajetória de Lucas Molina, criador do Painters Guild

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Nesse PDJ Show eu converso com o Lucas Molina, desenvolvedor indie e criador do famoso Painters Guild, um simulador de uma academia de pintores do renascimento italiano.

O Lucas tem uma formação que a princípio é pouco relacionada com a indústria de jogos, mas seu primeiro jogo finalizado numa disciplina durante o mestrado em História.

Na entrevista nós falamos sobre:

  • Como Lucas Molina usou um projeto de uma disciplina no mestrado para transformar a história da arte em um jogo, o Avant-Garde
  • Monetizando um hobby: como Lucas tomou a decisão de criar jogos comerciais para viver de jogos
  • Usando habilidades existentes para criar um game usando Flash: como Lucas conseguiu patrocínio para lançar um jogo para a web
  • Conheça o game Painters Guild, simulador de uma academia de pintores do renascimento italiano
  • Como Lucas adquiriu habilidades de desenho e criou os gráficos de Painters Guild em pixel art
  • As estratégias de marketing utilizadas por Lucas Molina para divulgar o lançamento do game Painters Guild
  • Sobre usar a “vantagem injusta” a seu favor: a dica de Lucas Molina para quem deseja criar jogos com as competências que já adquiriu de outras áreas
  • Trabalhando em novos projetos: a idealização e o desenvolvimento do game Roguemance um roguelite sobre relacionamentos
  • Criando jogos sozinho: como Lucas se organiza para aprender as habilidades necessárias para criar seus jogos de forma independente
  • As ferramentas que Lucas Molina utiliza para criar seus jogos
  • Como criar um jogo que explore suas vontades pessoais e conquiste o mercado: os elementos de game design aplicados em Roguemance
  • Os jogos que mais inspiram e ensinam Lucas Molina sobre game design

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Tweetable: “Comecei com um jogo de graça por diversão e fui tentando fazer um jogo com maior qualidade para ganhar um pouco” @AD1337 via @ProdJogos

Tweetable: “No Roguemance cada combate é um encontro” @AD1337 via @ProdJogos

Tweetable: “Eu acho que o mais importante é usar a ferramenta que te permite terminar o jogo. O importante é o jogo” @AD1337 via @ProdJogos

Tweetable: “Trazer algo que tu realmente é apaixonado e botar num jogo é imbatível” @AD1337 via @ProdJogos

Links mencionados na entrevista

Trailer do game Painters Guild

Conclusão

Agora eu gostaria de saber de você: Qual foi a sacada mais importante que você tirou desse episódio do PDJ Show?

E, mais importante: que ação você vai tomar para implementar essa sacada no seu jogo, na sua carreira, ou na sua empresa de jogos?

Importante: compartilhe suas ideias e sacadas dessa entrevista diretamente nos comentários aqui embaixo.

Obrigado por assistir a entrevista e não deixe de compartilhá-la com seus amigos e colegas de trabalho.

Até o próximo PDJ Show,

Raphael Dias